10 aplicativos que facilitam a vida dos idosos e dos seus cuidadores

Publicado por

Os idosos estão cada vez mais conectados, mas como será que a tecnologia digital pode facilitar a vida desse grupo de pessoas e dos seus cuidadores?

O aumento da expectativa de vida no Brasil tem como um dos grandes desafios a inclusão dos idosos nos ambientes digitais. Com a população acima dos 60 anos cada vez mais conectada, torna-se cada vez mais necessária a adaptação do mundo virtual para esses internautas cheios de experiência de vida.

Além de proporcionarem entretenimento na medida certa, os apps para a terceira idade podem ser muito úteis para ajudar as pessoas mais velhas com a perda de memória, sintoma natural do envelhecimento. Alguns aplicativos permitem até que sejam adicionados pacientes, configurando-se como uma importante ferramenta para que cuidadores lembrem seus idosos através de SMS a hora de tomar algum medicamento.

É fato que pessoas mais velhas precisam de mais tempo para se adaptarem ao mundo digital – ao contrário dos seus netos, que já nasceram em um mundo totalmente tecnológico. De olho nessa expressiva parcela da população brasileira, várias empresas de tecnologia vêm investindo em aplicativos voltados para o público 60+.

Confira a seguir, 10 aplicativos que facilitam a vida dos idosos e dos seus cuidadores:

1. Eye Reader:

Uma das grandes consequências da idade avançada é a perda da capacidade de enxergar bem. Ler bulas de remédios, rótulos de embalagens, a matéria do jornal preferido e tantas outras letras miúdas podem representar um grande sofrimento para os idosos.

Eye Reader
App Eye Reader transforma o smartphone em uma lente de aumento. Foto: NetSoft

Desenvolvido pela NetSoft, o app Eye Reader transforma o smartphone do idoso em uma lente de aumento. Ao posicionar o telefone na frente do que se deseja ler, o aplicativo Eye Reader aumenta o texto em até cinco vezes, iluminando-o para facilitar a leitura. Disponível para Iphones (sistema IOS).

2. CPqD Alcance:

Criado inicialmente para auxiliar deficientes visuais, o aplicativo CPqD Alcance acabou se tornando uma importante ferramenta para idosos que já não enxergam tão bem quanto antes. Desenvolvido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), o app CPqD Alcance funciona como uma plataforma que permite que o usuário acesse as funcionalidades básicas do smartphone através de uma interface simplificada.

O CPqD Alcance promove a inclusão digital de deficientes visuais e idosos. O aplicativo também oferece recurso de narração automática das telas, bastando apenas que o usuário deslize o dedo sobre alguma opção para que seja avisado através de mensagem de voz. O aplicativo CPqD Alcance está disponível na Google Play Store e é gratuito.

3. Caixa de Remédios:

Como o próprio nome sugere, o app Caixa de Remédios organiza todos os medicamentos que o idoso deve tomar e emite lembretes na hora certa, para que não sejam esquecidos. Bem sabemos que a perda da memória é uma consequência natural do envelhecimento e o aplicativo resolve esse problema com muita praticidade. O aplicativo Caixa de Remédios permite que o usuário escaneie o código de barras do medicamento através da câmera do celular.

Caixa de remédios
O app Caixa de Remédios organiza todos os medicamentos que o idoso deve tomar e emite lembretes na hora certa. Foto: App Store

Com o código de barras, o app faz uma busca pelos melhores preços dos remédios em farmácias virtuais. O aplicativo Caixa de Remédios também facilita a vida dos cuidadores de idosos, permitindo que eles adicionem “pacientes” e enviem por mensagem de texto lembretes dos horários dos medicamentos. Dessa forma é possível cuidar dos mais experientes mesmo estando longe. A ferramenta é gratuita e está disponível para IOS.

4. Elderly Care:

O app Elderly Care funciona como uma rede social onde os idosos e seus cuidadores podem interagir com outras pessoas e compartilharem experiências. Além disso, o app também ajuda os mais velhos a localizarem farmácias próximas através do GPS do Smartphone.

Elderly Care
Através do App Elderly Care os idosos e seus cuidadores podem compartilhar experiências com outras pessoas. Foto: Nando Zapata

O aplicativo Elderly Care também oferece ao idoso ou seu cuidador a possibilidade de se cadastrarem para receberem notícias e boletins informativos sobre assuntos dos seus interesses. A ferramenta está disponível para celulares com sistemas IOS e Android.

5. Pressão Arterial:

A tecnologia também pode ser uma grande aliada no monitoramento da pressão arterial dos idosos. A hipertensão arterial é um problema muito comum na terceira idade e pode gerar graves complicações na vida das pessoas mais velhas.

Pressão Arterial
Através do App Elderly Care os idosos e seus cuidadores podem compartilhar experiências com outras pessoas. Foto: Nando Zapata

Desenvolvido por Klimaszewski Szymon, o app Pressão Arterial ajuda o idoso a medir a pressão sanguínea e compartilhá-la com familiares e com médicos através de mensagens de texto e e-mails. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares Android e IOS.

6. Pulse-O-Matic:

O Pulse-O-Matic não é gratuito, mas por um valor bem simbólico os usuários do sistema IOS (Iphone) também podem cuidar da saúde usando a tecnologia disponível em suas mãos (o smartphone).

Pulse-O-Matic
Através do App Elderly Care os idosos e seus cuidadores podem compartilhar experiências com outras pessoas. Foto: Nando Zapata

O app Pulse-O-Matic mede o ritmo cardíaco do idoso e mostra os resultados como se fosse um monitor de hospital, basta que o usuário pressione o dedo na câmera do celular por alguns segundos. O Pulse-O-Matic também compartilha o resultado através das redes sociais. Disponível na App Store.

7. Timeless, o app para idosos com Alzheimer:

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa progressiva, que após se manifestar no indivíduo não tem cura e com o passar do tempo tende a piorar. A doença, que atinge em sua maioria o público da terceira idade, provoca a perda das capacidades cognitivas das pessoas, afetando funções básicas como memória, fala e coordenação motora. Um dos primeiros sintomas do Alzheimer é a perda de memória, que faz com que o idoso se esqueça de fatos recentes, como uma refeição recém-realizada, por exemplo. Com a evolução da doença, a pessoa pode deixar até mesmo de reconhecer as pessoas mais próximas da família, como cônjuge e filhos.

Timeless
O app Timeless é uma importante ferramenta para os idosos vítimas do Alzheimer e seus cuidadores. Foto: Alzheimer360

O aplicativo Timeless é uma importante ferramenta, tanto para as vítimas do Alzheimer quanto para seus familiares e cuidadosos. Desenvolvido por Emma Yang – uma menina de apenas 12 anos – numa parceria com a empresa Kairos, o app Timeless possui um software de reconhecimento facial. Quando o idoso não se lembrar de alguém, basta apontar a câmera do smartphone para a pessoa e tirar uma foto, que o aplicativo diz quem é a pessoa.

8. Lumosity:

Disponível para Android e IOS, o Lumosity é um treinamento cerebral composto por jogos e exercícios criados para estimular o cérebro. O app Lumosity ajuda diariamente milhões de pessoas idosas a melhorarem a capacidade de memorização, concentração e raciocínio.

Lumosity
O app Timeless é uma importante ferramenta para os idosos vítimas do Alzheimer e seus cuidadores. Foto: Alzheimer360

O idoso pode escolher os exercícios que deseja praticar ou escolher medir todas as suas habilidades cognitivas de uma só vez. Dessa forma o app Lumosity cria um programa de treinamento personalizado, de acordo com as características e necessidades de cada usuário. O Lumosity também pode ser acessado online, através do computador.

9. Red Panic Button:

Você provavelmente já ouviu falar do “botão do pânico”, certo? E se essa tecnologia for adaptada a favor dos idosos? O app Red Panic Button proporciona que os idosos sejam mais independentes, realizem suas atividades com mais autonomia e caso sintam-se em apuros – pode ser uma queda, um mal-estar ou simplesmente uma crise de pânico – acionem o aplicativo para pedir ajuda.

Red Panic Button
O app Red Panic Button ajuda idosos em apuros. Foto: Red Panic Button

Disponível para Android e IOS, o app possui um grande botão vermelho no meio da tela, que ao ser acionado pelo idoso envia uma mensagem por SMS, por e-mail ou através de redes sociais pré-definidas pelo usuário. A mensagem é enviada juntamente com um link, que fornece a localização exata do idoso em apuros.

10. Big Launcher:

O aplicativo Big Launcher simplifica o uso do celular para o idoso, substituindo a interface padrão do sistema Android por ícones maiores, coloridos e textos grandes, ideal para o público da melhor idade que já não enxerga tão bem.

Big Launcher
O app Red Panic Button ajuda idosos em apuros. Foto: Red Panic Button

A tela de início simplificada e intuitiva proporcionada pelo app Big Launcher torna o uso do smartphone mais fácil para os usuários seniores. O app pode ser baixado na Google Play na versão gratuita ou paga e pode ser utilizado em smartphones ou tablets com sistemas Android.

E você, conhece mais algum aplicativo que facilita a vida dos idosos? Conta para a gente como ele tem ajudado você ou algum familiar a superar as dificuldades do dia a dia!

Um comentário

Deixe uma resposta