Hidroginástica na terceira idade: os benefícios de se exercitar dentro da água

Publicado por

A hidroginástica é a principal atividade física recomendada para os idosos. Além de oferecer vários benefícios para a saúde, a modalidade também se constitui como uma ótima forma de interação social para o público da terceira idade.

Foi-se o tempo em que chegar aos 60 anos era sinônimo de ficar em casa fazendo crochê ou cuidando dos netos. Hoje em dia os idosos possuem a oportunidade de viverem de forma mais ativa e saudável, pois várias são as atividades físicas voltadas ao público da melhor idade; a hidroginástica é uma delas.

Criada na Alemanha, a hidroginástica é uma atividade aeróbica realizada na piscina sob orientação de um profissional de educação física. Praticada em grupo (aula coletiva), a aula de hidroginástica costuma ser bem dinâmica e facilita a interação social do idoso.

Por serem praticados na água, os exercícios físicos prescritos na hidroginástica não oferecem riscos de lesões, sendo recomendados para idosos. As atividades realizadas na água tornam as aulas menos cansativas e mais divertidas, pois há a combinação de músicas e de equipamentos aquáticos como halteres, macarrões, caneleiras, bolas, pranchas e vários outros.

Uma das vantagens da hidroginástica é proporcionar ao idoso melhor condicionamento físico, fazendo com que eles se movimentem sem sentirem dores musculares. A atividade física praticada na água também impede que a pessoa mais velha transpire, mantendo durante todo o tempo de aula o corpo do indivíduo hidratado.

Uma aula de hidroginástica dura, em média, de 45 minutos a 1 hora e pode ser realizada até três vezes na semana, de acordo com orientação médica. Ao seguir à risca as recomendações feitas pelo professor durante as aulas, o idoso consegue obter melhor qualidade de vida, cuidando do corpo e da mente ao mesmo tempo.

Indicações para hidroginástica na terceira idade:

Por não oferecer nenhum risco para a saúde, a hidroginástica é uma atividade física indicada para todos os grupos de pessoas, independentemente da idade e do sexo. Pessoas sedentárias, com baixo condicionamento físico, gestantes e idosos estão entre as que mais se beneficiam com a modalidade.

O meio líquido onde é praticada a hidroginástica estimula a circulação sanguínea e oferece aos praticantes dos exercícios uma sensação de relaxamento. Além do bem-estar proporcionado pela modalidade, existem outras indicações médicas para que o idoso pratique os exercícios da hidroginástica, como por exemplo:

  • Obesidade: Durante as aulas de hidroginástica há um grande gasto calórico para se realizar as atividades, fazendo com que a pessoa perca peso.
  • Condicionamento físico: Como as atividades são realizadas dentro da água e contra a pressão que essa exerce no corpo da pessoa, o idoso ganha massa muscular e consequentemente, maior resistência física. Essa melhoria do condicionamento físico proporciona mais qualidade de vida para a pessoa idosa, pois a torna mais independente e capaz de realizar suas atividades diárias sozinha e diminui os riscos de quedas em idosos.
  • Depressão: Por se tratar de uma modalidade coletiva, a hidroginástica permite que o idoso tenha interação social com outras pessoas e faça novas amizades, atitudes que afastam os sintomas de depressão na pessoa mais velha.
  • Varizes: A água da piscina onde é praticada a hidroginástica é aquecida, em temperaturas que variam de 27 a 30ºC. A água morna estimula a circulação sanguínea do idoso, diminuindo os sintomas das varizes.
  • Recuperação motora: Idosos portadores de doenças que causam restrições de movimentos também podem contar com a hidroginástica como uma forma de reabilitação. Doenças comuns na terceira idade como Artrite, Artrose, Parkinson e Alzheimer podem ter seus sintomas minimizados pela prática dos exercícios feitos dentro d’água.
  • Fraturas e traumas articulares: O envelhecimento natural traz consigo uma série de mudanças no organismo da pessoa, entre elas o enfraquecimento muscular e ósseo. Esse enfraquecimento torna o idoso mais vulnerável a quedas, que podem provocar fraturas e traumas articulares seríssimos. A atividade física dentro da água trata com eficácia essas lesões sem maiores transtornos para os idosos, pois a prática da hidroginástica como reabilitação não provoca dores nas pessoas.

Outros benefícios podem ser adquiridos com a hidroginástica para idosos:

  • Melhoria da capacidade cardiorrespiratória;
  • Controle da hipertensão arterial;
  • Redução do colesterol;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Reduz consideravelmente os níveis de estresse;
  • Ajuda na recuperação cirúrgica;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Melhora a digestão e reduz a insônia;
  • Proporciona mais qualidade de vida para a pessoa idosa.

Contraindicações para a prática da hidroginástica na terceira idade:

Praticamente não existem contraindicações para que os idosos realizem as atividades propostas nas aulas de hidroginástica, porém alguns cuidados devem ser observados:

  • Infecções na pele: Idosos com infecções cutâneas devem evitar a modalidade, pois a hidroginástica é uma atividade coletiva realizada na água, excelente veículo para a disseminação de doenças contagiosas.
  • Cardiopatias agudas: O nível de comprometimento das funções do coração do indivíduo é outro fator determinante para a contraindicação da hidroginástica na terceira idade. Com a rápida diminuição das funções cardíacas, o idoso fica impossibilitado de realizar as atividades físicas, mesmo que dentro d’água;
  • Pessoas mais velhas com labirintite, sensibilidade ao cloro e traumas de água (praia ou piscina) também devem evitar a hidroginástica.

Criar bons hábitos é a melhor maneira de ter uma velhice mais ativa e saudável. A prática de atividades físicas adequadas para a terceira idade como a hidroginástica, por exemplo, é uma ótima opção para manter em dia o corpo e a mente.

Que tal experimentar a hidroginástica e desfrutar dos vários benefícios oferecidos por ela? Em São Paulo existem várias academias com essa atividade, além do SESC e a Prefeitura de SP.

Um comentário

Deixe uma resposta