Beleza na terceira idade: como manter-se jovem depois dos 60

Publicado por

Não importa a idade, todos nós estamos sempre em busca de alternativas para manter a aparência bonita e jovial; mas, na melhor idade, ficar bonito requer cuidados redobrados

Quem nunca desejou chegar aos 60 anos com a aparência das atrizes Ângela Vieira, Jane Fonda, Bruna Lombardi e do ator Richard Gere?

Para chegar aos 60 com a pele bonita e aparência jovial é necessário que os cuidados comecem desde cedo. Boa alimentação, o uso diário de protetor solar e a ingestão de água são hábitos que funcionam como medida de prevenção para chegar à velhice com boa aparência.

Se você está chegando aos 60 ou já passou da idade e não se cuidou muito durante a juventude, saiba que ainda dá para correr atrás do prejuízo e ficar um velhinho (a) bonito (a) e bem cuidado (a). A seguir listamos algumas dicas de como cuidar da pele, dos cabelos e de como fazer uma maquiagem adequada para peles maduras; vale a pena ressaltar que nossas dicas servem tanto para homens quanto para mulheres:

Alimentação:

Você provavelmente já ouviu a frase “somos o que comemos”, certo? Os alimentos que comemos e a forma como os preparamos afeta as células do nosso organismo, o funcionamento dos nossos órgãos e produz consequências para a vida inteira. Chegar à terceira idade em boa forma começa com uma boa alimentação, veja a seguir:

  • Ômega 3: O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada benéfica para o organismo. Substância presente em alimentos de origem vegetal como linhaça, espinafre, rúcula, soja e em alimentos de origem animal como salmão, sardinha, atum e gema de ovo, o ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, importantes para o funcionamento de órgãos importantes, como o cérebro. Ingerindo alimentos fontes de ômega 3, além de uma pele viçosa você também será um idoso com boa memória e humor.
  • Frutas antioxidantes: frutas como laranja, maçã, morango, kiwi, ameixa, uva e acerola possuem propriedades antioxidantes, além de fornecerem ao organismo vitaminas, fibras e sais minerais. Os antioxidantes protegem as células do corpo contra os radicais livres e contra o envelhecimento precoce.
  • Água: Com a chegada da terceira idade o organismo do mais velho fica mais suscetível à desidratação. Com o passar dos anos, a pele perde gradativamente água, colágeno e elastina e tende a ficar mais ressecada e com aparência flácida. Para minimizar essa consequência natural do envelhecimento, é muito importante que o idoso se mantenha hidratado. Beber bastante água é fundamental para melhorar a aparência da pele na terceira idade.

Cosméticos:

Para manter a umidade da pele após os 60 anos, alguns produtos podem ser bem úteis:

  • Hidratantes: Na terceira idade recomenda-se usar loções hidratantes à base de vitaminas A, E, ureia e colágeno no rosto e no corpo, de 1 a 3 vezes ao dia. Evite tomar banhos muito quentes e prefira sabonetes hidratantes.
  • Protetor solar: Banhos de sol são importantes durante todas as fases da vida pois ele é um estimulador da vitamina D no organismo. No entanto, os idosos devem se expor ao sol dentro dos horários recomendados (até as 10h da manhã e após as 4h da tarde), com a pele protegida por um protetor solar adequado e garrafinhas de água para hidratar o organismo.

Maquiagem:

A pele madura necessita de cuidados especiais e para essa faixa etária, algumas recomendações na hora de se maquiar devem ser seguidas:

  • Marcas de expressão: Depois dos 60 anos, a pele fica mais fina e seca e por isso, recomenda-se o uso de bases e corretivos líquidos, que espalham melhor. Com a pele mais desidratada pelo avançar da idade, não há a necessidade do pó. O uso do pó compacto em peles maduras acaba atenuando mais ainda as linhas de expressão. O uso do blush é bem-vindo, de forma leve e discreta, para dar aquele ar corado ao rosto.
  • Olhos, cílios e sobrancelhas: Para disfarçar a falta de pelos na sobrancelha, você pode passar lápis de olho (seguindo o tom dos pelos) ou sombra marrom. Manter a sobrancelha em dia é essencial para o rejuvenescimento do rosto. Mas tome cuidado para não exagerar na maquiagem e ficar muito artificial. Rímel para alongar os cílios e delineador para olhos destacam o olhar, com uma observação: em casos de bolsas abaixo dos olhos, destaque somente a parte de cima dos olhos (pálpebras) para não tornar as bolsas embaixo dos olhos ainda mais nítidas.
  • Boca: Nessa faixa etária (acima dos 60 anos), recomenda-se usar batons de efeito mate nos lábios e com tonalidades mais suaves, que rejuvenescem o rosto. Fuja do gloss e de batons cremosos.

Tintura de cabelo:

Foi-se o tempo em que assumir os fios brancos era sinal de maturidade e elegância. Hoje em dia existem várias tinturas capazes de cobrir os fios grisalhos com perfeição.

Depois dos 60 anos, a maioria das pessoas tem mais de 50% dos fios de cabelo brancos, não sendo indicados para essa faixa etária os tonalizantes. Vale lembrar que tonalidades muito escuras não refletem a luz e por isso acabam tornando o visual mais sóbrio, pesado. Se você chegou na melhor idade e pretende colorir os cabelos, prefira tons mais suaves; um bom cabeleireiro poderá ajuda-lo(a) nessa difícil escolha.

Corte de cabelo:

O envelhecimento traz consigo algumas consequências estéticas, entre elas, a perda ou redução de volume de cabelo. Homens maduros são mais suscetíveis à calvície, enquanto mulheres idosas costumam sofrer com a diminuição do volume das madeixas.

Homens calvos ou carecas podem conquistar uma boa aparência mantendo os fios curtos. Mulheres que atingiram a melhor idade devem optar por cortes de cabelo curtos ou médios com as pontas desfiadas, para dar impressão de mais volume.

O envelhecimento saudável começa ainda na juventude, com uma boa alimentação, hidratação, com a prática regular de exercícios físicos e cuidado redobrado com a exposição solar.

 

Conheça a dieta MIND

 

E você, tem alguma dica de cuidados estéticos para a terceira idade que queira acrescentar ao nosso conteúdo? Manda para a gente!

3 comentários

  1. Parabéns pela matéria. Um aspecto muito importante e que nem sempre é lembrado é que se devem evitar as flutuações excessivas de peso, e isto desde uma idade muito jovem. Mas, como não se pode corrigir o passado, o melhor mesmo é tirar o melhor partido do que se tem, com maquilhagem cuidada, boa alimentação e sobretudo convívio e boa disposição.

Deixe uma resposta