Dicas de decoração para quarto de idosos

Publicado por

As limitações impostas pela idade avançada tornam indispensáveis a criação de espaços funcionais para atender às necessidades dos idosos; o quarto é um desses ambientes.

Ter um idoso em casa requer cuidados especiais, como adaptações na estrutura e na decoração da casa para atender às suas necessidades. O quarto é um dos cômodos mais utilizados pelos mais velhos, pois é o ambiente que eles utilizam para descansar, dormir e realizar possíveis atividades básicas, como assistir ao seu programa de tv favorito.

Já que o idoso permanece bastante tempo nesse ambiente, nada mais justo do que preparar um cantinho aconchegante e confortável para ele, não é mesmo? Veja a seguir, como decorar um quarto para idosos com segurança, acessibilidade e conforto:

Localização:

O quarto do idoso deve ficar localizado no andar térreo da casa, pois na terceira idade as limitações físicas costumam ser maiores e impeditivas para que o mais velho suba ou desça escadas com segurança.

O quarto do mais velho também dever ter fácil acesso ao banheiro, além de possuir janelas em locais estratégicos (com vistas para a rua ou jardim). Esses pequenos detalhes valorizam a segurança, o conforto e os estímulos sensoriais do idoso.

Layout do quarto:

Para oferecer maior segurança ao idoso, evite pisos com desníveis. A queda em idosos é uma das grandes causadoras de limitações físicas e propulsora de várias doenças comuns na terceira idade. Caso não tenha como trocar o piso do quarto do idoso, coloque faixas no piso, marcando visualmente o desnível.

A circulação dentro do quarto também deve ser facilitada, retirando do quarto móveis e objetos que atrapalham a locomoção do idoso. Na hora de decorar o quarto do seu familiar idoso, evite o uso de mesinhas de centro, tapetes e reserve um cantinho para a cadeira de rodas.

Móveis:

Os móveis que irão decorar o quarto dos seus pais ou avós também devem ser cuidadosamente escolhidos, de forma a garantir a segurança e o conforto do idoso:

  • Poltrona: Se o quarto possuir espaço suficiente, colocar uma poltrona que tenha braços e assento mais rígido pode ser uma ótima alternativa para auxiliar o mais velho em atividades básicas como calçar os sapatos, por exemplo.
  • Cama: Evite a todo custo camas box, pois são mais altas e dificultam que o idoso se levante da cama. Prefira os modelos de camas comuns, com cabeceiras acolchoadas, para que o mais velho possa se recostar com conforto. Uma barra de apoio pode ser instalada ao lado da cama para ajudá-lo a levantar.
  • Colchão: O colchão deve estar de acordo com o peso do idoso. Colchões ortopédicos tendem a ser mais duros e desconfortáveis do que os de espuma, mas alguns idosos preferem esse modelo. Proteja sempre o colchão por uma capa impermeável, pois alguns idosos têm dificuldade em controlar a micção e a capa impede que a urina molhe e estrague o colchão.
  • Mesa: Prefira sempre as mesas laterais, que não ocupam muito espaço e não atrapalham a circulação do quarto do idoso. A mesa lateral para o quarto do idoso deve ser redonda ou possuir cantos arredondados, para evitar que o idoso se machuque.
  • Armários: Os armários ideais para o quarto dos idosos devem possuir iluminação interna (LED), portas leves, puxadores seguros e gavetas com corrediças, para facilitar a abertura e o fechamento pelo mais velho.

Cortinas ou persianas:

Persianas de PVC acumulam menos pó do que cortinas de tecido, mas podem dificultar que o idoso consiga abrir ou fechar a estrutura. Já as cortinas são mais leves e não criam barreiras para que o mais velho realize a abertura; quando estiverem empoeiradas, devem ser lavadas para evitar o acúmulo e a propagação de ácaros, que provocam doenças respiratórias.

Iluminação:

O quarto do idoso deve ser bem iluminado, com lâmpadas fluorescentes ou de LED, que além de mais econômicas, não causam desconforto visual e não esquentam o ambiente.

Os interruptores devem estar localizados em pontos estratégico do quarto, como ao lado da porta de entrada e próximo à cabeceira da cama, para que o idoso não precise se levantar para acender a luz do quarto. O interruptor perto da cama também pode ser substituído por luminárias laterais.

Cores:

A psicologia das cores pode ser empregada para decorar o quarto do seu familiar idoso:

  • Cores claras como o branco, palha e tons off-white são ideais para ambientes pequenos, pois transmitem sensação de amplitude e iluminam melhor o espaço.
  • Amarelo e laranja são cores quentes e alegres, ideais para quartos de idosos que tenham habilidades com trabalhos manuais, pois estimulam a criatividade. Cores do sol, o laranja e o amarelo são cores energizantes, mas devem ser utilizadas com moderação.
  • As cores verde e azul lembram o mar e o céu e são tranquilizantes. Quanto mais claro o tom dessas cores, maior a sensação de calmaria. Tons escuros do verde e do azul (como musgo e azul marinho) tendem a deixar o quarto do idoso mais sóbrio.

Banheiro:

O banheiro é o ambiente da casa que mais oferece riscos aos idosos por ser um cômodo molhado. Em casos de suíte, o ideal é adaptar o banheiro do quarto às necessidades do seu familiar idoso, de forma a transformá-lo em um local seguro para quem você tanto ama.

Para tal, comece investindo em pisos antiderrapantes. Se não for possível trocar o piso do banheiro, invista na instalação de fitas antiderrapantes no local. Barras de apoio dentro do box, ao lado do sanitário e da pia também são acessórios indispensáveis para os mais velhos.

Equipamentos acessórios para quarto de idosos:

Agora que você já conhece os elementos indispensáveis para decorar o quarto do seus pais ou avós, tome nota de alguns equipamentos acessórios para quarto de idosos. Alguns podem inclusive, ajudar na segurança do ancião e evitar acidentes graves:

  1. Campainha de emergência: Um pequeno botão pode salvar uma vida. Instalar uma campainha próximo a cama do idoso facilitará que ele solicite ajuda em casos mais graves.
  2. Mesa de refeição para cama: Esse é um acessório amplamente utilizado em hospitais. Trata-se de uma mesinha com um suporte alto e regulável, para se encaixar sobre a cama do idoso e facilitar a alimentação do idoso.
  3. Telefone: No quarto do idoso um ramal telefônico torna-se indispensável, para que ele possa pedir ajuda ou ligar para os demais familiares e amigos sem ter que sair do quarto. Lembre-se: os idosos não possuem tão boa memória como os mais jovens, então, uma agenda com os telefones mais importante (incluindo os serviços de emergência), deve ficar ao lado do telefone.
  4. Protetores de quinas e cantos: Um acessório pequeno, mas que pode evitar acidentes graves. Já comentamos anteriormente da importância de escolher móveis com cantos arredondados para decorar o quarto dos idosos. Mas, e quando isso não é possível? O protetor de silicone para cantos e quinas surge como uma alternativa barata e segura para proteger aquele que se preocupou contigo a vida inteira.
  5. Controles remotos: Ter um sistema de ventilação (ar condicionado ou ventilador de teto) que possa ser manipulado através de controle remoto também é uma ótima opção para oferecer mais conforto e segurança ao seu familiar idoso. Assim ele não terá que ficar levantando toda hora para ligar, desligar ou diminuir a temperatura do ar condicionado ou do ventilador. Os controles devem ficar em locais de fácil acesso, preferencialmente ao lado da cama do idoso, sobre criados mudos ou mesinhas laterais.
  6. Quadros com fotos: E para espantar a solidão e evitar a depressão na terceira idade, nada mais justo é permitir que o idoso conviva com boas lembranças, que podem ser trazidas à memória através das fotografias dos irmãos, filhos, netos, bisnetos e demais familiares queridos. Na hora de decorar o quarto dos seus pais ou avós, que tal fazer composições criativas com as fotos de quem eles tanto amam? Aposto que eles vão adorar!

Quem convive com idosos em casa sabe bem o quão difícil é lidar com as limitações impostas pela idade avançada. Um quarto adaptado para idosos se torna indispensável para criar um ambiente funcional e que atenda às necessidades de quem tanto amamos. Criar um ambiente seguro e saudável permite que nossos pais ou avós desfrutem de uma velhice mais confortável.

E você? O que achou das nossas dicas de decoração para quarto de idosos

 

Deixe uma resposta