7 cursos online gratuitos para a terceira idade

Publicado por

Porque nunca é tarde para aprender.

O envelhecimento da população faz com que seja cada vez mais comum encontrar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos nas salas de aula, seja para aprender uma nova disciplina ou aperfeiçoar algum conhecimento já adquirido.

Com a internet, aprender ficou ainda mais fácil. Através do computador ou celular é possível realizar o sonho de ingressar em uma faculdade ou realizar cursos de capacitação profissional simples e rápidos.

É verdade que qualquer um pode aprender à distância, mas existem alguns cursos que agradam mais ao público 60+; veja a seguir uma lista com 7 cursos online gratuitos para a terceira idade:

1) Informática para idosos:

Romper as barreiras tecnológicas faz com que o idoso se sinta mais parte da sociedade e mais perto de quem tanto ama. Aprender a mexer em um computador e dominar a internet aproxima gerações separadas pela tecnologia.

Existem vários cursos de internet online, alguns gratuitos e básicos, voltados aos aprendizes grisalhos, como introdução à informática, Word, Excel, Power Point e Internet.

Onde encontrar cursos de informática online gratuitos para a terceira idade?

A Fundação Bradesco oferece diversos cursos gratuitos para que o público 60+ possa aprender sem sair de casa. Para realizar algum curso online do Bradesco, o idoso precisa ter instalado em seu computador Java, Flash Player 7 e Internet Explorer versões 9, 10 ou 11. Vários cursos da Escola Virtual da Fundação Bradesco emitem certificado após a conclusão do curso, vale a pena dar uma olhada e realizar o quanto antes a sua matrícula!

Outro canal de ensino que disponibiliza gratuitamente cursos de informática online para a terceira idade é o Prime Cursos. O curso possui um conteúdo programático bem simples, onde o aluno aprenderá as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar emails, utilizar editores de textos, criar planilhas, slides, instalar e utilizar programas e equipamentos. O curso possui a duração de 40 horas e não há pré-requisitos para sua realização, recomenda-se apenas que o aluno tenha o ensino médio completo.

2) Curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais:

O Paisagismo é uma disciplina que combina a arte e a técnica de planejar, organizar e reconstruir a paisagem natural dentro de ambientes urbanos. Ter um jardim bonito em casa não significa apenas cultivar plantas ornamentais em um determinado espaço, requer sensibilidade e conhecimentos de botânica, ecologia, arquitetura e variações climáticas, para integrar o homem com a natureza em perfeita harmonia.

Este curso de paisagismo e plantas ornamentais é oferecido pelo Cursos online Educa e possui 60 horas de duração. Além de aprender sobre o trabalho de um paisagista profissional, o idoso também terá a oportunidade de realizar uma grande terapia, pois mexer com plantas é uma atividade extremamente prazerosa para qualquer faixa etária, sobretudo para a terceira idade.

3) Curso Básico de Inglês para a terceira idade:

Se você está pensando em viajar na terceira idade, aprender o básico sobre o idioma mais falado no mundo inteiro é fundamental. Falado em mais de 56 países, o inglês é considerado o idioma universal e abre portas para o mercado de trabalho. Com o curso online oferecido pelo Prime Cursos, aprender um pouco sobre a língua inglesa de forma gratuita é possível.

Este curso online de inglês tem a duração de 50 horas e um conteúdo programático baseado em conhecimentos básicos, como vocabulário e pronunciação básicas da língua inglesa. Durante o curso, o aluno aprende os dias da semana, meses, números, cores, horas, alguns verbos, datas, frases indispensáveis e situações do cotidiano, tudo para te ajudar na hora de viajar pelo mundo afora.

4) Curso de Cervejeiro Artesanal:

Este é um curso que vai interessar muitos homens (e também muitas mulheres) que estão na terceira idade. Com esse curso básico, online e gratuito oferecido pelo Prime Cursos você vai aprender a fazer cerveja em casa. O curso tem apenas 15 horas, um conteúdo programático que inclui introdução, matérias primas usadas no processo de cervejaria artesanal, os equipamentos necessários e as etapas do processo da produção da cerveja, como fermentação e engarrafamento.

Com o curso de cervejeiro artesanal online você aprenderá como fazer a bebida mais consumida do mundo, sendo capaz de criar uma cerveja com características únicas, do jeitinho que você gosta! O curso, apesar de online emite certificado após conclusão, uma ótima oportunidade de atualizar o currículo e alavancar uma nova carreira, conquistando um mercado cada vez mais promissor.

5) Curso de Feng Shui:

Você já ouviu falar em Feng Shui? Essa ciência milenar chinesa tem por objetivo usar a decoração de forma a atrair energias positivas para os ambientes e as pessoas, tornando os espaços mais fluídos e modernos. Segundo o Feng Shui, existe uma energia que circula pelos ambientes de nossas casas, a chi. Essa energia é influenciada pelos objetos decorativos que colocamos nos ambientes e por suas particularidades, como cores, formas e elementos. Ao permitir que a chi circule livremente pela sua casa, vários pontos de nossas vidas são beneficiados, como saúde, finanças, relacionamentos e vida pessoal.

O curso de Feng Shui é oferecido pelo Cursos online Educa e possui a duração de 50 horas. Nele os alunos seniores aprendem os conceitos básicos dessa ciência milenar chinesa, a importância da organização do espaço segundo a técnica e seus benefícios.

6) Curso Técnicas para uma Alimentação Saudável:

A educação nutricional é uma necessidade que engloba todas as fases da vida humana, mas na terceira idade, uma alimentação saudável pode evitar algumas doenças e prolongar a vida do idoso.

O curso de Técnicas para uma Alimentação Saudável online gratuito é oferecido pelo Certificado Cursos online e conta com certificado opcional válido em todo Brasil, que deve ser pago pelo aluno. Com 60 horas de duração, o curso de Técnicas para uma Alimentação Saudável oferece um conteúdo programático composto pela história da educação nutricional, amamentação, tabagismo e depressão, as principais substâncias naturais, a pirâmide alimentar, a medicina alimentar, entre outros assuntos.

7) Curso de cursos de requalificação gratuitos para quem tem mais de 50 anos:

Outra instituição que oferece cursos online gratuitos para a terceira idade é o Instituto Mongeral Aegon. Através desse canal são oferecidos cursos de inglês básico, Como evitar o estresse e a depressão, aprimoramento das habilidades pessoais de comunicação verbal, finanças e vários outros.

O Instituto de Longevidade é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda os brasileiros a viverem mais e melhor. Para realizar os cursos online gratuitos oferecidos pela instituição é necessário que o aluno efetue um pequeno cadastro no site, informando nome, data de nascimento e e-mail.

 

Além destes cursos online gratuitos para a terceira idade, existem muitos outros, se você fizer esses e quiser saber de mais alguns, deixe seu comentário que podemos fazer mais uma edição de cursos interessantes.

Deixe uma resposta