Serviços para a terceira idade: Massoterapia e seus benefícios

Publicado por

A cada dia que passa, um número maior de idosos se beneficia dos efeitos terapêuticos da massoterapia.

A massoterapia é um conjunto de técnicas baseadas em massagens estéticas, relaxantes ou terapêuticas, que tem por objetivo proporcionar bem-estar a uma pessoa através da realização de determinados movimentos em seu corpo.

Entre os tipos de procedimentos mais explorados na massoterapia podemos destacar a massagem com pedras quentes, a massagem modeladora e a massagem relaxante. O tipo de massagem a ser realizado vai depender das necessidades do paciente.

Quando uma pessoa chega à terceira idade, várias mudanças acontecem em seu organismo. As mais comuns são a desidratação, alterações hormonais e a rigidez muscular, problemas que podem ser amenizados com a prática da massoterapia.

O envelhecimento da população brasileira tem chamado a atenção de profissionais de várias áreas de atuação, fazendo com que eles concentrem seus esforços em oferecer ao público 60+ produtos e serviços destinados a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos idosos.

A importância da Massoterapia na Terceira Idade:

A massoterapia e suas técnicas tem conquistado cada vez mais o público da terceira idade por tratar-se de um tipo de terapia capaz de minimizar as consequências do envelhecimento no corpo humano.

Além disso, as sessões de massoterapia são individuais e por esse motivo proporcionam bem-estar e melhoram a autoestima dos mais velhos, que assim podem desfrutar de um tempinho dedicado só a eles.

Outro detalhe que torna a massoterapia uma ótima alternativa terapêutica para a manutenção da qualidade de vida do idoso é que ela não tem contraindicações e seus benefícios podem ser desfrutados tanto por homens quanto por mulheres.

Quais são os benefícios da Massoterapia na Melhor Idade?

Vários são os benefícios da massoterapia para idosos, entre eles podemos destacar:

  • Bem-estar físico: A massoterapia para a terceira idade trabalha os pontos de tensão do paciente, fazendo com que o corpo fique mais relaxado e menos suscetível às dores causadas pelo travamento físico causado pelo estresse.
  • Bem-estar mental: As técnicas de massagem empregadas durantes as sessões de massoterapia reduzem a ansiedade e o estresse, contribuindo positivamente para que o idoso durma melhor.
  • Circulação sanguínea: É comprovado que os diferentes movimentos empregados na massoterapia melhoram a circulação sanguínea do idoso, resultando em mais energia física e disposição no seu dia a dia.
  • Pele e músculos: Massagear o corpo também aumenta a elasticidade da pele e fortalece o tônus muscular, que se perdem gradativamente com o avançar da idade. Doenças comuns na terceira idade como reumatismo, dores crônicas e cansaço podem ter seus sintomas amenizados com a massoterapia.
  • Retenção de líquidos: Como já dissemos anteriormente, a massoterapia envolve um conjunto de técnicas de massagens, entre elas a drenagem linfática manual, um tipo de massagem que tem por objetivo reduzir a retenção de líquidos e diminuir o inchaço que tanto incomoda os idosos.

Quais são os tipos de Massagens Indicados para os Idosos?

A escolha do tipo de massagem adequada para os idosos depende de uma série de fatores, como a condição física e de saúde do paciente. No geral, não existe uma regra a ser cumprida, tudo vai depender do perfil da pessoa. O que deve ser levado em conta é conforto oferecido ao idoso durante as sessões e possíveis contraindicações para cada técnica de massagem.

1) Massagem Relaxante:

A massagem relaxante é a técnica mais solicitada entre os idosos, pois visa a reduzir o estresse e a ansiedade por meio de movimentos suaves, realizados com a ajuda de óleos aromáticos.

A massagem relaxante proporciona ao mais velho uma sensação de relaxamento físico e mental e contribui para ativar a circulação sanguínea.

O que há de se observar na massagem relaxante aplicada ao público da terceira idade é a força e pressão exercidos durante os movimentos, que devem ser mais leves porque a musculatura do idoso tende a ser mais frágil. Quando houver a necessidade de um emprego maior de força física no local, o próprio paciente costuma pedir ao profissional.

2) Drenagem Linfática:

A técnica de drenagem linfática manual também é altamente recomendada para idosos, pois se utiliza de movimentos específicos para diminuir a retenção de líquidos e reduzir o inchaço.

3) Shiatsu:

O Shiatsu é uma técnica milenar oriental que utiliza os movimentos dos dedos e da palma das mãos para trabalhar vários pontos de tensão do corpo do paciente. Ao liberar esses pontos de tensão, a pessoa tem uma sensação de relaxamento e bem-estar físico e mental.

O Shiatsu também oferece ao mais velho mais energia e disposição, pois trabalha na energização do corpo humano e na melhoria do funcionamento dos seus órgãos internos.

4) Terapia das Pedras Quentes:

Trata-se de um tipo de terapia que se utiliza de pedras vulcânicas de tipos e tamanhos diferentes. Ao posicionar as pedras quentes sobre determinados pontos do corpo do paciente, a terapia proporciona uma profunda sensação de relaxamento e bem-estar.

Qual é o melhor tipo de Massagem para a Terceira Idade?

Sem sombra de dúvidas, a melhor terapia para os idosos será aquela feita com ética, amor e dedicação.

A maior queixa de quem está na melhor idade é a solidão, então, se você for um massoterapeuta, prepare-se para dedicar alguns minutinhos do seu tempo para ouvir histórias e trocar experiências com quem já viveu mais tempo.

Dê aos idosos muito mais do que uma simples sessão de massoterapia, ofereça a eles afeto e atenção.

 

Vale lembrar que as dicas oferecidas no post de hoje não substituem a consulta com um médico e com um massoterapeuta. Somente esses dois profissionais poderão indicar a melhor terapia de massagem para cuidar do seu bem-estar físico e mental.

7 comentários

Deixe uma resposta