fisioterapia domiciliar

Serviços para a terceira idade: fisioterapia domiciliar

Publicado por

A fisioterapia domiciliar atua nas limitações impostas pela idade avançada ou doença adquirida. Além disso, recupera a autoestima e autonomia de pessoas de todas as idades.

A fisioterapia é uma especialidade auxiliar da medicina que tem como objetivo principal desenvolver e fortalecer a capacidade física e funcional de seus pacientes através de um conjunto de técnicas específicas.

Prestada por fisioterapeutas e regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, a fisioterapia é uma grande aliada dos mais velhos. Isso porque a especialidade atua na reabilitação dos movimentos prejudicados pelo envelhecimento ou por alguma doença adquirida.

Essa reabilitação melhora a condição motora do mais velho, aumenta a sua força muscular e o reintegra à sociedade novamente. Isso acontece porque com ela, o paciente será capaz de realizar um maior número de tarefas cotidianas sem o auxílio de familiares ou cuidadores profissionais.

Quais são os tipos de fisioterapia para a terceira idade?

A fisioterapia geriátrica atua principalmente na reabilitação dos movimentos.  Dessa forma, os idosos conseguem recuperar a autonomia e qualidade de vida.

Porém, engana-se quem pensa que a prática fisioterapêutica diz respeito somente aos movimentos físicos da pessoa mais velha. Além da fisioterapia ortopédica, também existem técnicas neurológicas e respiratórias utilizadas no tratamento de pacientes seniores. Veja a seguir as principais:

Fisioterapia neurofuncional

A reabilitação neurológica através da fisioterapia visa melhorar a força muscular, o equilíbrio e a coordenação motora do indivíduo. Além disso, melhora-se também a marcha e a amplitude de movimentos comprometidos por doenças como AVC, Alzheimer, Parkinson e demais patologias neurodegenerativas.

Nesse tipo de fisioterapia são empregados exercícios de equilíbrio, alongamentos, eletroterapia, termoterapia e demais técnicas específicas.

Pacientes que não tenham sido acometidos por nenhuma doença neurodegenerativa também podem se beneficiar com a fisioterapia neurofuncional. Isso porque as técnicas usadas nesse tipo de terapia trabalham sobre as limitações físicas impostas pela doença ou idade.

Dessa forma, cabe ao fisioterapeuta mudar a abordagem do tratamento para adequá-lo ao paciente.

Fisioterapia domiciliar respiratória

A fisioterapia domiciliar respiratória é indicada para casos de infecções respiratórias e doenças pulmonares crônicas. Entram na lista dessas patologias respiratórias a bronquite, a asma, a pneumonia e demais doenças que comprometem o sistema respiratório do paciente.

Na reabilitação respiratória são usadas técnicas de higiene brônquica, reeducação respiratória e tosse assistida para retirada de secreções.

Além dessas, o fisioterapeuta também pode adotar exercícios de reexpansão torácica, de alongamento e de fortalecimento muscular para melhorar a respiração do paciente.

Fisioterapia domiciliar ortopédica

As doenças ortopédicas mais comuns na terceira idade são as reumáticas, como a artrite e artrose, por exemplo. Assim, a fisioterapia ortopédica atua nas limitações físicas impostas por essas patologias, evitando que elas progridam. Ainda, a fisioterapia ortopédica também contribui para o alívio das dores durante as crises agudas.

Isso é possível porque na reabilitação ortopédica são usadas técnicas de termoterapia, eletroterapia, cinesioterapia e técnicas manuais para tratar pacientes com dificuldades de equilíbrio, alterações na marcha, rigidez ou fraqueza muscular.

Fisioterapia para pacientes acamados

A reabilitação fisioterapêutica para pacientes no leito visa a evitar as complicações decorrentes do tempo prolongado que o indivíduo tem que ficar deitado na cama.

Entre as complicações mais comuns em pacientes acamados podemos citar a embolia pulmonar, a trombose, a atrofia muscular e as escaras.

Nesse tipo de terapia, são aplicados exercícios de alongamento, de fortalecimento muscular e exercícios respiratórios, que objetivam melhorar a oxigenação e ventilação pulmonar.

Ou seja, a fisioterapia para acamados é de extrema importância, pois, além de evitar as complicações provocadas pelo imobilismo no leito também contribui para a longevidade do paciente.

Fisioterapia traumato-ortopédica

Esse é o tipo de terapia que se utiliza de um conjunto de técnicas para reabilitar pacientes que tenham se submetido a cirurgias de fêmur, joelho, coluna, ombro e demais membros.

Como montar um plano personalizado de fisioterapia em home care?

Cada pessoa possui necessidades de reabilitação diferentes da outra. Por isso, a fisioterapia domiciliar se traduz como um tratamento eficaz das limitações físicas impostas pela idade avançada ou doença adquirida.

Isso porque na fisioterapia domiciliar, os exercícios são pensados de acordo com as dificuldades daquele paciente após uma profunda avaliação. Isso facilita que ele consiga executá-los de acordo com suas possibilidades físicas.

Além da personalização, os exercícios fisioterapêuticos devem ser simples, de fácil entendimento e execução. Além disso, devem ter uma abordagem diferente para cada paciente, principalmente para os portadores de algum tipo de demência senil.

Quais são os profissionais envolvidos na fisioterapia domiciliar aplicada à terceira idade?

Apesar de ser representada pela figura do fisioterapeuta, vários profissionais estão envolvidos na fisioterapia domiciliar aplicada à terceira idade. São eles:

  • Geriatras;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Neurologistas;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos.

O que é melhor? Fisioterapia domiciliar ou fisioterapia no consultório?

O lugar onde devem ser realizadas as práticas fisioterápicas é alvo de discussão entre várias pessoas e divide opiniões.

A fisioterapia no consultório tem suas vantagens, como a interação social, por exemplo. Porque nessa modalidade, a pessoa tem contato com outras, inclusive de idades diferentes.

Contudo, quando falamos em fisioterapia no consultório, estamos lidando com o fato do paciente ter que se deslocar até lá. E isso muitas vezes não é possível ou é muito estressante para ele.

Já na fisioterapia domiciliar, o paciente tem a vantagem de ter um plano de tratamento feito especialmente para ele. Além disso, ele não precisa se locomover até o local.

Essa comodidade tem feito com que essa modalidade de tratamento tenha crescido muito, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos.

Onde encontrar serviços de fisioterapia em home care?

Você pode contratar os serviços de fisioterapia domiciliar para si ou para algum familiar através do portal Inonni Market Sênior. A mais completa plataforma especializada em serviços e produtos para a terceira idade.

Conosco, você escolhe a melhor data e o horário para a visita do especialista em fisioterapia em domicílio, com total conforto e sem sair de casa.

Após o 1º atendimento o profissional avaliará a necessidade de plano mensal. Caso isso ocorra, entre em contato com o sac@inonni.com.br ou através dos canais de atendimento abaixo:

  • SAC: (11) 2777-5765;
  • WhatsApp: (11) 94123-0060.

O envelhecimento é inevitável. Entretanto, a fisioterapia domiciliar para a terceira idade ajuda a amenizar os efeitos decorrentes do avançar da idade, aumentando assim, a qualidade de vida do paciente. Quer conhecer mais sobre esse e outros serviços? Então acesse: inonni.com.br

5 comentários

Deixe uma resposta