15 alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento

Publicado por

Chegar à terceira idade com uma aparência bonita e jovial requer determinados cuidados, como a manutenção de uma dieta equilibrada ao longo da vida.

Estudos comprovam que a ingestão de alimentos saudáveis reduz em até 80% os casos de morte por doenças, sobretudo as cardíacas.

Ou seja, aquilo o que comemos pode contribuir para o surgimento de várias doenças ou ajudar a evitá-las. Disso podemos concluir que existe uma relação direta entre a alimentação e a longevidade.

A seguir listamos 15 alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento para que você mude seus hábitos alimentares e garanta uma velhice isenta de rugas:

Alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento

1) Amêndoas

Fonte vitamina E, a amêndoa é uma fruta que estimula a memória e evita o declínio cognitivo do indivíduo.

Rica em aminoácidos, a amêndoa é um poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres, evitando assim, o envelhecimento precoce.

Além disso, as amêndoas também reduzem o colesterol e o nível de glicose no sangue, sendo grandes aliadas dos diabéticos no controle da glicemia.

2) Espinafre

Vegetal folhoso de cor verde escura, o espinafre é fonte de luteína, uma substância que possui propriedade antioxidante capaz de prevenir a obstrução das artérias, de reduzir os efeitos dos raios solares sobre a pele e também de prevenir problemas de visão.

O espinafre também possui magnésio e potássio, minerais que fortalecem os ossos e músculos, indispensável para quem quer chegar na terceira idade de forma ativa e saudável.

3) Alho

O alho é um ingrediente natural usado na culinária mundial como tempero. Mas o que pouca gente sabe é que as propriedades do alho também são usadas na medicina alternativa.

O alho é uma planta rica em sulfeto, uma substância derivada do enxofre e que atua como um potente desintoxicante.

O alho também reduz os níveis de colesterol e combate a hipertensão arterial.

4) Cereais integrais

A aveia, o trigo e o arroz integral são alimentos ricos em fibras, que auxiliam na digestão dos alimentos, fortalecem o sistema muscular e ajudam a controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue.

Os cereais integrais também são fontes de nutrientes, vitamina B, vitamina E e minerais como magnésio, zinco e fósforo.

5) Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma fruta com potentes propriedades antioxidantes, pois é rica em selênio, um mineral capaz de prevenir e retardar o envelhecimento precoce.

O selênio presente na castanha-do-pará potencializa os tratamentos cosméticos faciais, pois ajuda a manter a elasticidade da pele e contribui para manter o bom humor.

Então, se você deseja chegar na melhor idade sem as indesejadas rugas, acrescente ao seu cardápio a castanha-do-pará.

6) Azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem (cuidado com as imitações) é um óleo natural produzido a partir da primeira prensagem das azeitonas.

Rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas, o azeite extra virgem evita doenças cardiovasculares, pois melhora a circulação sanguínea.

Ademais, o azeite extra virgem protege o colágeno natural do organismo, mantendo a pele vistosa por muito mais tempo.

7) Cenoura

Já diziam nossas mães: “cenoura faz bem para a vista!”. E não é que ela tinha toda razão?

No entanto, as propriedades benéficas da cenoura vão muito além do que contribuir para a visão. Fonte de vitamina A e de carotenoides, a cenoura desobstrui os poros da pele, evita doenças respiratórias e reduz os riscos de artrite reumatoide.

8) Frutas vermelhas

As frutas de coloração vermelha como morango, framboesa, amora, açaí e várias outras possuem flavonoides e polifenóis.

Essas substâncias combatem os radicais livres e auxiliam na eliminação das toxinas acumuladas no organismo.

9) Chocolate amargo (preto)

25 gramas de chocolate preto por dia podem contribuir para que você desfrute de um envelhecimento mais ativo e com uma aparência bem mais jovem.

Isso porque o cacau é rico em flavonoides, uma substância que melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, reduz os riscos de declínio cognitivo com o avançar da idade e melhora a hidratação da pele.

Além disso, a substância procianidina também encontrada no chocolate preto evita o enrijecimento das artérias do corpo, mantendo assim, a pressão arterial equilibrada.

Mas cuidado: para desfrutar dos benefícios oferecidos pelo chocolate preto, você deve consumir pequenas quantidades diárias. Comer chocolate em excesso deixa a pele oleosa (e engorda).

10) Óleo de linhaça

O óleo de linhaça é rico em ômega 3, uma gordura poli-insaturada extremamente benéfica ao organismo.

O ômega 3 possui propriedades anti-inflamatórias que protegem a pele de manchas, alergias, irritações e dos efeitos nocivos do sol.

O óleo de linhaça, assim como o azeite, também contribui para a hidratação da pele e para a redução dos níveis de colesterol no organismo.

11) Peixes: salmão e atum

Esses dois peixes são fontes de ômega 3, substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.

De todos os tipos de peixes, o salmão, apesar de mais caro, é o mais indicado. Isso porque ele é fonte de DHA (ácido docosahexaenóico) e de EPA (ácido eicosapentaenoico), substâncias que fortalecem o tônus muscular e que evitam a sarcopenia, a perda de massa muscular decorrente do envelhecimento.

Já o atum é rico em selenium e niacina. A primeira substância ajuda a conservar a elasticidade natural da pele, mantendo-a lisa e firme por mais tempo. Já a segunda, reduz os níveis de colesterol ruim no organismo.

12) Batata-doce

A batata-doce previne o diabetes e contém um antioxidante chamado glutationa, que as funções metabólicas do organismo e evita doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

A batata doce também e rica em vitamina C, que reforça o sistema imunológico e estimula a produção de colágeno, o que contribui para uma pele mais firme, hidratada e com menos sinais de expressão.

13) Alecrim

O alecrim é uma erva rica em ácido carnosic, que diminui os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), pois protege as células cerebrais dos radicais livres.

14) Abacate

O abacate é uma fruta fonte de gorduras monoinsaturadas, capazes de equilibrar os níveis de colesterol no organismo.

O abacate também é cheio de ácido fólico, substância importante para a divisão, crescimento, divisão e reparação celular. Seu consumo é benéfico para o bom funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular.

15) Açafrão

O açafrão é uma erva de coloração amarela, rica em curcumina, um polifenol que possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

O açafrão evita o acúmulo de placas amiloides no cérebro, bloqueios causadores de AVC e Alzheimer.

Podemos concluir que o envelhecimento natural é inevitável, mas seus efeitos e consequências podem ser desacelerados com uma dieta saudável, rica em proteínas, vitaminas, minerais e agentes antioxidantes.

 

E você, o que tem feito para retardar os efeitos do envelhecimento no seu corpo?

Um comentário

Deixe uma resposta