PIS-PASEP-para-idosos

Dinheiro extra para a terceira idade: saque do PIS/PASEP para idosos

Publicado por

A Medida Provisória nº 813 de 26 de dezembro de 2017 reduziu a idade para o saque do PIS/PASEP para idosos a partir de 60 anos.

Antes dessa alteração, o saque era restrito a quem tinha idade igual ou superior a 65 anos.

Essa medida visa a beneficiar um número maior de cotistas e injetar mais dinheiro na economia do país. Atualmente, mais de 4 milhões de idosos têm direito ao saque do PIS/PASEP.

O que é PIS/PASEP?

O PIS e o PASEP são dois programas sociais do governo que reúnem contribuições sociais recolhidas pelas empresas, com o objetivo de transformá-las posteriormente em benefícios aos trabalhadores dos setores públicos e privados.

Enquanto o PIS significa Programa de Integração Social e é destinado aos empregados de empresas privadas, o PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e contém as contribuições oriundas de empresas municipais, estaduais e federais e destina-se aos servidores públicos de maneira geral.

Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP para idosos?

O saque do PIS/PASEP para idosos pode ser efetuado por quem contribuiu para qualquer um dos programas entre os anos de 1971 a 04 de outubro de 1988 (quem trabalhou com carteira durante esse período) e que ainda não tenha sacado o dinheiro.

A partir de 1975 esses dois programas foram unificados e a contribuição recolhida por ambos começou a ser direcionada para um fundo partilhado no ano de 1988 (o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador).

A partir de então, o dinheiro arrecadado pelos dois programas serve para custear o pagamento do seguro desemprego, FGTS e demais programas sociais.

Como saber o saldo do PIS/PASEP?

Se você trabalhou na iniciativa privada no período de 1971 até 04 de outubro de 1988, acesse o site da Caixa Econômica Federal para verificar se há saldo disponível. Você também poderá fazer a consulta do saldo através do telefone 0800-726-0207.

Agora, se você trabalhou como funcionário público durante o período acima, deverá acessar o site do Banco do Brasil, instituição financeira pagadora dos recursos do PASEP.

Calendário do PIS/PASEP – cotas por idade:

Se você ainda não sacou o seu saldo do PIS/PASEP, dá uma olhada no calendário abaixo:

  • 22 de janeiro: dinheiro liberado para cotistas com idade igual ou superior a 60 anos pessoas que possuem conta na Caixa Econômica Federal (para saques do PIS) ou correntistas do Banco do Brasil (saques do PASEP).
  • A partir de 24 de janeiro: o saldo do PIS/PASEP foi liberado para todos os cotistas com mais de 60 anos que não possuem conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil.
  • Em qualquer data: saque do PIS/PASEP para aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos.

Idosos: saibam como sacar o dinheiro do PIS/PASEP

  • Idosos correntistas da Caixa Econômica e Banco do Brasil: os depósitos serão feitos automaticamente nas contas dos cotistas. Para sacar, o idoso deve comparecer a uma agência da CEF ou BB munido do cartão da conta corrente e documento de identidade.
  • Idosos que não possuem conta corrente na CEF: Quem tem direito aos recursos do PIS poderá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica para solicitar a transferência para uma corrente pertencente a outro banco, desde que a conta corrente de destino seja do mesmo titular e tenha o mesmo CPF cadastrado. A pessoa também poderá sacar o dinheiro no caixa eletrônico ou na “boca do caixa”.
  • Idosos que não possuem conta no Banco do Brasil: Quem tem recursos do PASEP para receber, mas não é correntista do BB, também poderá solicitar a transferência do dinheiro para uma conta de outro banco, mas, nesse caso, a solicitação poderá ser feita pelo caixa eletrônico ou pela internet. A opção de saque na “boca do caixa” ou no caixa eletrônico também está disponível.
  • Saque nas lotéricas (PIS): Se o saldo a ser sacado do PIS for até R$ 1.500,00, os mais velhos contam com a possibilidade de sacar o dinheiro em qualquer lotérica. Para isso, os idosos devem apresentar o cartão cidadão e senha, além de um documento original com foto.

Herdeiros: vejam como sacar as cotas do PIS/PASEP

Filhos de cotistas falecidos também têm direito a sacar os recursos do PIS ou PASEP.

Nesses casos, não é necessário seguir o calendário, pois a retirada do dinheiro pode ser feita em qualquer data.

Deve-se observar apenas a regra: Caixa Econômica para saque do PIS e Banco do Brasil para saques do PASEP.

Documentos necessários para retirar o dinheiro do PIS/PASEP:

Depois que você confirmou se há saldo do PIS/PASEP a ser sacado no site da Caixa Econômica ou Banco do Brasil, é hora de preparar os documentos necessários para garantir a graninha extra. Veja a seguir, o que é necessário para sacar o PIS/PASEP para idosos:

  • Documento de identificação com foto e cartão cidadão (PIS – cotistas com mais de 60 anos).
  • Documento de identificação com foto, número de inscrição no PIS ou no PASEP e documento comprobatório de aposentadoria (PIS/PASEP – cotas para aposentados).
  • Documento de identificação e procuração com firma reconhecida para dependentes ou procuradores autorizados à realização do saque dos fundos do PIS ou do PASEP em nome de idosos impossibilitados a realizarem a retirada do dinheiro pessoalmente.
  • Documento de identificação com foto, número do NIS, inscrição no PIS ou PASEP e certidão de óbito para herdeiros de cotistas falecidos.

 

Um dinheirinho extra cai bem em qualquer hora, não é mesmo? Portanto, se você tem direito, mas ainda não sacou os recursos do PIS/PASEP, corre até o seu banco pagador e garanta já aquela graninha que vai garantir a pintura da casa, a compra do presente do netinho ou aquela viagem em família!

 

 

 

Deixe uma resposta