Musculação-para-a-terceira-idade

Serviços para a terceira idade: musculação

Publicado por

A musculação melhora o equilíbrio, aumenta a autoestima e previne uma série de doenças comuns na terceira idade.

Você sabia que a musculação ajuda muito na manutenção e na melhora da saúde das pessoas com mais de 60 anos?

Cada vez mais, a expectativa de vida aumenta na sociedade, fato que nos faz observar um crescente número de idosos. Esse dado traz à pauta, também, a questão do aumento de serviços para prevenção de doenças que aparecem especificamente nessa faixa etária.

Inúmeros são os exercícios físicos indicados para os idosos com o objetivo de auxiliar no tratamento de doenças.

E a musculação, que ainda luta para cair nas graças da galerinha da terceira idade, contribui bastante para fortalecer os músculos e flexibilizar as articulações.

Além disso, a musculação para idosos também é uma ótima aliada para diminuir dores nas costas, dores de cabeça e os incômodos provocados por doenças reumáticas como artrite e artrose.

Benefícios da musculação para a terceira idade:

É importante conhecer todos os benefícios que a musculação pode oferecer na melhor fase da vida e se utilizar deles para ter uma velhice mais ativa e saudável.

Entretanto, antes de começar a praticar a musculação, procure seu médico, faça uma avaliação física e converse com o educador físico, o profissional que irá guiá-lo pelos exercícios. Feito isso, é hora de conhecer os principais benefícios da musculação:

1) Ajuda na respiração:

A musculação é uma atividade física baseada na força e na repetição dos exercícios.

Essa repetição é chamada de série e a sua realização auxilia no controle da respiração e na melhoria da circulação sanguínea.

Portanto, a modalidade física é uma grande aliada de idosos que sofrem de problemas respiratórios como asma e bronquite, além daqueles acometidos por doenças cardiovasculares, como hipertensão, por exemplo.

2) Previne a sarcopenia:

A musculação na terceira idade é um exercício altamente vantajoso, pois, além de melhorar a condição respiratória e sanguínea do mais velho, também evita a sarcopenia, a perda de massa muscular causada pelo envelhecimento natural.

3) Ajuda na autonomia e independência física do idoso:

A musculação, por aumentar a força muscular, auxilia, segundo especialistas, no torque articular, ponto essencial para a atividade motora humana.

Por meio da musculação, pessoas que estão na melhor idade podem recuperar seus movimentos e aumentar significativamente a sua qualidade de vida.

Isso significa uma maior autonomia no ir e vir do idoso, tanto para realizar atividades em casa, quanto na rua.

4) A musculação é uma atividade física personalizável:

A série de treinos de musculação é feita com o intuito de melhor atender o praticante.

Ao começar seus treinamentos, perceberá que os exercícios serão totalmente adaptados ao seu estilo de vida atual, assim como ao seu corpo e as suas limitações.

Além disso, a musculação pode ser feita no domicílio do idoso, ministrada por um profissional de educação física particular.

As aulas particulares são ideais para pessoas que não podem se deslocar até uma academia ou preferem ter mais privacidade e comodidade na realização de suas atividades.

5) Promove a interação social:

A musculação, quando realizada em uma academia, ajuda na interação social do idoso, pois o mesmo tem contato com outras pessoas e acaba fazendo novas amizades.

Esse contato com pessoas de diferentes gerações é de extrema importância para o mais velho, porque assim ele se sente mais estimulado a realizar as atividades, mais seguro e mais feliz.

Essa positividade toda contribui para afastar a solidão e a depressão na terceira idade.

Mas não se esqueça: antes, durante e depois das atividades, beba bastante água. Ficar hidratado também faz parte do combo mais saúde na melhor idade.

6) A musculação é para todos!

A musculação pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo por aquelas que já passaram dos 60 anos.

Vale a pena lembrar que uma vida sedentária pode ocasionar diversos problemas de saúde, inclusive cardíacos. Quanto mais cedo o indivíduo começar a praticar uma atividade física, melhor irá se sentir com o passar dos anos.

E com a musculação, muitas dores e mal-estares causados pelo desgaste da máquina humana (o corpo) podem ser combatidos.

Resumindo…

Os serviços de musculação para a terceira idade estão em alta e atualmente possuem um dos melhores custos-benefícios do mercado de educação física.

Mas antes de começar a se exercitar, pesquise por academias idôneas, conhecidas e que possuam profissionais capacitados e habilitados.

Conhecer antes a academia que irá malhar é uma boa porque garante que os exercícios físicos sejam feitos corretamente. Isso diminui os riscos de lesões e proporciona mais conforto durante a prática de musculação.

Agora que você já sabe dos benefícios da prática da musculação, que tal inserir essa atividade tão eficaz em seu dia a dia? Ou se já praticava antes e por algum motivo parou, retomá-la para ter uma vida mais saudável, harmônica e com mais autonomia?

Viva a melhor idade, da melhor forma possível.

Um comentário

Deixe uma resposta