natal-para-a-terceira-idade

25 de Dezembro: dicas para celebrar o Natal com os idosos

Publicado por

Para os maiores de 60 anos, a simples presença dos familiares no Natal vale mais do que mil presentes.

Natal é sinônimo de família reunida, comida farta e sem dúvidas, muitos presentes.

E é notório que os idosos adoram essa época do ano, porque na maioria das vezes, essa é a única maneira que eles têm de desfrutarem, de uma só vez, da companhia de filhos, netos e bisnetos.

As principais tradições natalinas são a ceia de natal e a troca de presentes a partir das 00:00h do dia 25 de dezembro.

Em algumas famílias, uma pessoa se fantasia de Papai Noel para fazer a alegria da criançada; em outras, há um reunião com um teor mais religioso para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Independente da crença familiar, passar o Natal na casa dos pais ou avós idosos é uma benção, que pode se tornar ainda mais divina e especial com algumas dicas que preparamos para você celebrar essa época do ano com a galerinha da terceira idade.

Dicas para celebrar o Natal com idosos

Para os idosos, a sua presença é melhor do que mil presentes

Os idosos já passaram da fase da vida de acumular bens materiais. Depois dos 60 anos, a pessoa precisa de carinho, amor e atenção. A simples presença dos familiares é capaz de fazer toda a diferença no Natal dos idosos.

Leve o Natal até o idoso com mobilidade reduzida

Se os seus pais ou avós estiverem impossibilitados de sair de casa em virtude de doenças ou limitações físicas, leve até eles a ceia de Natal e as demais tradições do dia, como os presentes, por exemplo.

Essa pequena atitude irá tornar 25 de Dezembro uma data impossível de ser esquecida, mesmo que o seu familiar com idade avançada já não tenha tão boa memória.

Peça aos mais velhos que contem histórias

Com a família reunida, peça ao idoso que compartilhe com todos sobre acontecimentos da infância de um dos filhos ou um dos netos, por exemplo.

Essa atividade, além de estimular o cérebro do mais velho reativando memórias antigas, ainda renderá boas gargalhadas para todos os presentes.

Ofereça presentes apropriados para a terceira idade

Se você optou por presentear materialmente o seu familiar idoso, pense em soluções que sejam capazes de expressar o quanto você o ama.

Presentes como álbum de fotos, CDS ou DVS com as músicas preferidas deles, depoimentos por vídeos e flores estão no topo dos presentes de Natal preferidos por quem já passou dos 60 anos.

Mas, se você não tiver condições financeiras de ofertar um presente para o mais velho, peça a um neto ou bisneto que faça um desenho bem bonito para o vovô ou para a vovó.

Eles vão adorar e guardarão o desenho com todo carinho, como algo de valor inestimável.

Prepare a ceia de Natal com ele

Se você tiver condições, se ofereça para chegar na casa do seus pais ou avós mais cedo para que juntos possam preparar a ceia de Natal.

Cozinhar é um ótimo passatempo e uma boa oportunidade para que vocês passem um tempo juntos.

Convide o mais velho para decorar a árvore de Natal

Se o idoso tiver condições físicas, peça para que ele te ajude a enfeitar a árvore de Natal.

Essa é uma tarefa que pode ser bastante divertida para ambos, já que vocês se lembrarão da época em que você era criança e era ajudado por eles a ornamentar a árvore.

Separem os presentes, coloquem nomes nas embalagens. Se o idoso conseguir, peça para que ele escreva o seu pedido natalino em uma folha de papel e coloque junto à arvore, para que seja lido junto com a abertura dos presentes.

E que tal um amigo oculto?

Outro passatempo natalino bem tradicional é a brincadeira do amigo oculto.

Mas, para a realização dessa surpresa divertida, a família toda tem que participar do sorteio do amigo secreto antecipadamente. E ninguém pode faltar na celebração em família, para não deixar algum participante sem presente.

Mostre-se grato por tudo o que ele fez por você

O Natal é uma data que inspira gratidão. Devemos agradecer a Deus, em primeiro lugar pelo maior presente – as nossas vidas – e, em segundo lugar aos nossos pais e avós que fizeram de tudo para que pudéssemos ser quem somos hoje.

Se temos casa, emprego, família, educação e vários outros bens materiais e imateriais, devemos ser gratos aos nossos idosos, pois foram eles que providenciaram os recursos financeiros e psicológicos ao longo da nossa jornada para que pudéssemos vencer.

Que nos nossos lares reine sempre o espírito natalino, que as nossas famílias estejam sempre reunidas e que todos os momentos juntos sejam para lá de especiais.

Aos nossos vovôs, vovós e seus familiares, um Feliz Natal!

Deixe uma resposta