Grupo de idosos no baile da terceira idade

5 benefícios dos bailes da terceira idade

Publicado por

A dança oferece diversos benefícios para a melhor idade, como mais saúde, bem-estar, a chance de fazer amizades e de conhecer um novo amor.

Com o passar dos anos, nossa mente e corpo sofrem algumas modificações que, se não bem cuidados, podem ocasionar diversos problemas.

Dançar na terceira idade é uma das formas de envelhecer com saúde e ainda “tricotar” com outras pessoas da mesma idade ao frequentar os famosos bailes para idosos.

Assim, os benefícios da dança após os 60 anos podem ser múltiplos: saúde, bem-estar, conhecer novas pessoas.

Para deixar você, idoso, por dentro de uma das melhores atividades físicas, fizemos uma matéria explicando os principais benefícios de mexer o esqueleto na melhor idade. Quer saber quais são?

5 benefícios dos bailes da terceira idade

1) Saúde: a dança como uma atividade física eficaz para a terceira idade

Muitos idosos, antes mesmo de começaram a se aventurar nos salões de dança, acreditam que, por conta da idade, dançar não é uma boa ideia para eles.

Mas, a maioria dos adultos com mais de 60 anos que já dançam e os professores de dança afirmam que frequentar bailes para a terceira idade é um exercício mais dinâmico do que caminhar ou fazer academia.

Então, para aqueles idosos que não curtem a monotonia causada pelos agachamentos, a dança é uma das melhores soluções.

Essa atividade física ajuda bastante na mobilidade dos mais velhos, por conta dos diversos movimentos que esse tipo de exercício pede.

Quem diria que mexer os quadris realmente iria ajudar a equilibrar a mente e o corpo e ainda garantir uma maior e melhor qualidade de vida, não é mesmo?

Contudo, como buscamos sempre mais saúde para a terceira idade, é importante lembrar-se de visitar um médico para checar se está tudo bem com o coração antes de iniciar as danças de salão.

Caso sinta dores crônicas, busque ajuda médica também. Assim, a diversão e a saúde vão poder andar e dançar lado a lado nas pistas dos salões para idosos.

2) Socialização: conheça outros idosos que dançam

Na terceira idade, devido à mobilidade reduzida e a grandes preocupações dos familiares, muitos velhinhos costumam passar mais tempo em casa, fazendo atividades que exigem pouco esforço físico como tricotar, ler e assistir televisão.

O elemento comum entre essas tarefas é que, muitas vezes, elas são realizadas sozinhas pelo idoso. O que pode ser um fator ruim e até mesmo gerador de doenças como a depressão.

Frequentar bailes de dança para idosos, então, traz muitos benefícios além da atividade física. A dança de salão, por si só, já é uma atividade para ser feita em dupla, os bailes só aumentam a quantidade de pessoas que a terceira idade pode conhecer.

Assim, nas casas de dança para idosos, é possível conhecer novas pessoas e criar laços de amizades eternos para além das paredes dos bailes.

Os vovôs e vovós podem arranjar companhia para realizar qualquer atividade e ainda botar o papo em dia com pessoas da mesma idade e que têm os mesmos assuntos e preocupações. E quem sabe, no meio dessa troca de ideais, arranjar um novo amor?

3) Aumento da autoestima e da vaidade dos idosos

À medida que envelhecemos, pode ocorrer que a autoestima abaixe e que a vaidade, consequentemente, também diminua, principalmente entres as mulheres idosas. Essas questões estão muito atreladas à aparência e ao convívio somente com pessoas mais jovens.

Frequentar semanalmente ou mensalmente um baile para idosos pode dar um gás nos nossos queridos velhinhos, pois, encontrar esporadicamente pessoas diferentes de quem gostamos, proporciona uma vontade maior de se sentir bonito e bem arrumado.

Escolher uma roupa bem elegante, um sapato bonito, fazer as unhas e os cabelos podem, então, tornam-se atividades comuns novamente para os adultos com mais de 60 anos. A alta autoestima também é um dos caminhos para uma vida mais feliz.

4) Dança de salão para idosos: conheça novos ritmos

Outra vantagem de começar a praticar a dança de salão na melhor idade é conhecer novos ritmos e gêneros musicais.

Atualmente, professores de dança para terceira idade dizem que os ritmos mais famosos entre os velhinhos são o forró e bolero.

Entretanto, inúmeras são as possibilidades de remelexos nos salões para os adultos que já passaram dos 60 anos.

Inclusive, para aqueles e aquelas que buscam expressar mais sensualidade na pista e conquistar um coração, o tango é uma ótima opção. Nenhum ritmo tem restrição de idade, pois os professores de dança sempre buscam adaptar e promover o melhor da dança para qualquer idade.

Além disso, a dança é uma arte incrível para se expressar. Os ritmos mais contemporâneos como zumba ainda ajudam a perder alguns quilinhos indesejáveis.

O importante é você se sentir confortável para se movimentar no ritmo que desejar, sem sentir medo e nem vergonha de soltar o lado dançarino nas pistas.

5) Bem-estar: seja mais feliz dançando

Com todos esses benefícios proporcionados aos idosos que dançam, viver uma vida bem mais feliz fica muito mais fácil.

Isso acontece porque investir em uma atividade que promove maior qualidade de vida aliando o aumento da autoestima, a saúde plena e a queda da solidão só poderia deixar os velhinhos bem consigo mesmos.

Além disso, a dança de salão para terceira idade promove também a saúde mental, ajudando em problemas de memória que, normalmente, geram bastante confusão na mente dos vovôs, o que, consequentemente, tende a diminuir o bem-estar individual e coletivo deles.

São muitos benefícios proporcionados pela dança de salão, não é mesmo? Que tal buscar o salão mais próximo e começar a mexer o seu corpo também?

Onde encontrar bailes da terceira idade?

Veja a seguir, alguns bailes de dança de salão para a terceira idade em São Paulo:

  • Sociedade Beneficente União Fraterna

Localizado na R. Guaicurus, 01 – Água Branca, São Paulo, funciona, normalmente, de 08:00h às 17:30h e é um ótimo lugar para idosos dançarem e conhecerem novas pessoas.

  • Zais, a casa mais dançante de São Paulo

Fica localizada na Rua Domingos de Morais, 1630, Vila Mariana – São Paulo – SP, e é um lugar frequentado por todas as idades, inclusive pela geração 60+.

Este vídeo mostra que não existe limite de idade para dançar e ser feliz:

 Gostou de conhecer 5 benefícios dos bailes da terceira idade? Então que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Quem sabe você encontra companhia para praticar esse exercício tão vantajoso para a saúde e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos!

Deixe uma resposta