encontrar a paz na terceira idade

Como encontrar a paz e envelhecer com mais beleza?

Publicado por

Aceitar as mudanças físicas e psicológicas decorrentes do envelhecimento natural é essencial para encontrar o equilíbrio e construir uma boa autoestima na terceira idade.

Dados do Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) já comprovaram que a expectativa de vida aumentou nos últimos anos. A população brasileira passou a viver mais e isso significa um crescimento de idosos na sociedade atual e futura.

No entanto, viver mais precisa ter diversos sinônimos, não apenas representar a longevidade. O bem-estar, a qualidade de vida, a saúde física e a psicológica precisam estar presentes no processo de envelhecimento.

É comum, então, encontramos pessoas com idade igual ou superior a 60 anos frequentando academias, caminhando e fazendo outras atividades para otimizar suas saúde e qualidade de vida. Tais movimentos são essenciais para o envelhecimento com mais paz e beleza.

São inúmeras as possibilidades de cuidados e atividades que os mais velhos podem exercer para envelhecer bem.

E aí, quer saber mais sobre como aproveitar a melhor idade e manter uma vida mais ativa e saudável? Dá só uma olhada na matéria que fizemos especialmente para você, vovô e vovó, saberem como apreciar cada dia com bastante humor, saúde e bem-estar.

Beleza na terceira idade: cuidados essenciais para ter uma boa autoestima ao envelhecer

Antigamente, apenas a ideia de envelhecer já causava bastante dor de cabeça nas pessoas que se aproximavam da faixa dos 60, pois o pior inimigo para esses indivíduos era a perda ou a falta de beleza que a idade avançada poderia trazer.

Contudo, os tempos mudaram e percebemos que uns aninhos a mais significam conhecimento, experiência e muita beleza, só que com cabelos grisalhos.

O que mudou ao longo dos anos? A sociedade percebeu que cuidados são necessários para garantir um bom envelhecimento, e não estamos falando apenas da saúde.

Inúmeros são os cosméticos e linhas de beleza que são desenvolvidas pensando no público da terceira idade ou de pessoas que estão se aproximando dos honrosos 60. Produtos para cuidar da pele, por exemplo, são os mais cotados pelas senhoras e senhores de idade.

Mas, especialistas ainda apontam que usar o protetor solar, inclusive em dias de mais sol, é o jeito mais eficaz de manter a pele saudável e bonita. Lembre-se sempre de escolher o filtro certo de acordo com o tipo de sua pele (oleosa, ressecada etc).

Outro cuidado essencial é evitar consumir produtos que antecipam o envelhecimento do corpo, como o cigarro, bebida alcoólica e comidas industrializadas.

Saúde mental: mantendo-se ativo na terceira idade

Uma parte muito importante, mas que poucas pessoas dão a devida atenção, é a saúde mental. O cérebro é um componente ultra especial e essencial para o funcionamento do corpo em qualquer idade, e não é diferente com os idosos.

Por isso, estimular o cérebro é fundamental quando o assunto é envelhecer. Mas como os queridos velhinhos podem fazer tal atividade?

É simples! Ter o hábito de ler é um exercício verdadeiramente estimulante para a mente, e ainda ajuda a memória, por exigir que a terceira idade lembre de partes da história para continuar a leitura.

Caso não goste de ler sozinho, já pensou em ler para seus netinhos? Pode ser uma experiência ótima para ambos e ainda uma valorosa forma de exercitar a mente.

Além disso, há sempre os famosos jogos. O carteado, o dominó e inúmeros outros que conseguem exigir dos idosos uma concentração e uma boa memória para praticar.

O corpo em funcionamento: exercícios físicos para a melhor idade

Envelhecer com saúde é o principal desafio dessa nova geração de idosos que estão constantemente em busca de atividades físicas que os ajudem nesse caminho.

Por isso, é sempre bom ir ao médico e fazer antes uma avaliação para saber qual tipo de exercício, você, idoso, pode se aventurar a fazer e manter uma boa relação com o seu corpo e sua mente.

As atividades mais comuns de serem praticadas por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são o pilates, as caminhadas e a academia.

O pilates é bastante vantajoso, pois trabalha com pequenos alongamentos e atividades não muito pesadas, que é ótimo para os velhinhos que têm problemas na coluna. Além disso, esse exercício aumenta a flexibilidade, a massa muscular e contribui para uma boa circulação sanguínea.

Procure um especialista e veja qual melhor atividade física para você e comece a exercitar o seu corpo para envelhecer feliz e com uma ótima saúde.

Relações sociais na terceira idade

Os cuidados com o corpo, a autoestima e a mente são necessários para encontrar um caminho feliz e com mais beleza na terceira idade. Mas tratar somente de questões individuais não garante uma total felicidade no processo de envelhecimento.

A solidão pode ser uma tremenda inimiga dos idosos se não for levada a sério. Família, amigos e amores são essenciais na vida de qualquer pessoa, e esse suporte constrói uma base sólida e ativa na vida do idoso.

Com a companhia de amigos, o velhinho pode fazer inúmeras atividades que vão contribuir para uma vida com bem-estar.

Ir ao cinema, por exemplo, ou sair para comer um lanche e tomar um soverte são costumes que podem deixar a vida deles muito mais feliz sem percebemos.

Equilibrar, então, as relações sociais com uma vida saudável e dinâmica é o melhor caminho para se encontrar a felicidade na melhor idade.

São, à vezes, os pequenos detalhes que garantem que os idosos possam ter toda a qualidade de vida que lhes é necessária para envelhecer com paz e boa autoestima.

 

Viu como que envelhecer pode ser um processo construído com bastante saúde, felicidade e bem-estar? Que tal compartilhar essa notícia com seus amigos em suas redes sociais? Aproveita essa chance e os convida para praticar aquela atividade com você ou até mesmo de fazer o dia do carteado. Que maravilha é a melhor idade, não é mesmo?

Deixe uma resposta