Vantagens dos clubes para a terceira idade

Clubes da terceira idade: o que são e onde encontrar?

Publicado por

Os clubes para terceira idade são ótimos lugares de convivência para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, neles é possível encontrar uma gama atividades que aumentam a saúde e o bem-estar dos idosos.

O processo de envelhecimento não precisa ser sinônimo de tristeza nem de solidão, tampouco de falta de saúde e de bem-estar.

Ser idoso e estar na melhor idade pode trazer diversas novas alegrias para a vida dos mais velhos, pois inúmeras são as oportunidades criadas para essa faixa etária em todo Brasil.

Os clubes para a terceira idade são um exemplo de proposta feita especialmente para esse público. Assim, nos clubes, é possível encontrar uma gama de atividades que irão proporcionar aos vovôs e vovós toda a qualidade de vida que eles precisam.

Ficou curioso e quer saber mais? Dá só uma olhada nas informações que separamos para você, idoso, conhecer os benefícios que os clubes para terceira idade oferecem.

O que são os clubes para terceira idade?

Os clubes para terceira idade são lugares que agrupam pessoas idosas, ou a partir de 50 anos, em residências ou em clubes maiores, buscando atender as necessidades mais básicas dos velhinhos.

Nesses lugares, há a promoção de diversas áreas assistenciais para garantir a saúde e a qualidade de vida dos vovôs: médicos (clínica geral, ginecologista, urologista, cardiologista, etc), nutricionistas, profissionais de educação física e muitos outros.

Além disso, há uma extensa área de lazer. Alguns clubes para terceira idade disponibilizam bailes de dança, atividades físicas e socialização entres os idosos.

Nessa extensa promoção de lazer, é possível fazer novas amizades e quem saber conhecer um novo amor.

Todas essas vantagens são administradas, muitas vezes, por idosos, pensando em otimizar a qualidade de vida de outros adultos com mais de 50 anos e promover um envelhecimento mais saudável e com menos solidão.

Quer saber mais a respeito das atividades físicas e de lazer oferecidas pelos clubes para seniores? Dá uma olhada nas descrições abaixo que fizemos especialmente para você:

1) Bailes de dança: atividade de lazer oferecida pelos clubes para terceira idade

Por ser um espaço de convivência entre idosos, alguns clubes oferecem como opção de lazer e interação os famosos bailes de dança.

Para aqueles que gostam de mexer o esqueleto, essa atividade é uma boa para rever os tempos da brilhantina e fazer um pouco de exercício físico. Ou, se você é o tipo de velhinho que gosta mais de conversar do que dançar, os bailes também são uma boa pedida.

Neles, há a oportunidade de conhecer os outros seniores do clube da terceira idade e trocar experiencias e papos. O baile, então, é um ótimo lugar para se fazer novas amizades e de se divertir.

2) Oficinas de trabalho manual: bem-estar e qualidade de vida para idosos

O propósito dos clubes para terceira idade é melhor atender as demandas do seu público-alvo, os idosos.

Isso significa dizer que alguns clubes irão tentar, de uma forma leve e agradável, unir saúde com o bem-estar. Muitas vezes esse benefício aparece como oficinas e o trabalho manual é uma delas.

Fazer trabalhos de costura, tricotar e aprender a montar uma escrivaninha, por exemplo, são atividades simples, mas que exigem uma boa coordenação motora, o que, devido a idade, muitos velhinhos perdem ou não têm.

Desse modo, por meio desses exercícios, os adultos com mais de 60 anos podem se divertir, aprender uma atividade útil para seu dia a dia e, ainda, aprimorar os movimentos das mãos e braços.

Excelente, não é mesmo? Tudo isso é proporcionado pelos clubes para terceira idade.

3) Passeios especiais para a terceira idade

Outro benefício que ser filiado de um dos clubes para terceira idade garante é a oportunidade de realizar diversos passeios.

Como o clube é composto só por velhinhos, os destinos costumam agradar o gosto em comum e sempre terminam com um lanchinho bem legal, como um piquenique.

Os lugares para se explorar são diversos, assim como as companhias dos novos amigos.

Para os grupos mais religiosos, sempre acontece também visitações de capelas e igrejas mais antigas. Há sempre espaço para passeios culturais e divertidos.

Então, está esperando mais o que para se filiar a um clube para terceira idade?

Onde encontrar clubes para a melhor idade?

Para você, vovô e vovó, moradores de São Paulo, listamos alguns interessantes clubes para terceira idade. Vem conferir!

  • Clube da Melhor Idade

Um dos maiores clubes para terceira idade atual. Possui várias filiais ao redor do Brasil e oferece uma série de vantagens para pessoas com mais de 60 anos.

Em São Paulo, o clube fica localizado na Rua Professor Cornélio Alves Andrade 97, CEP:13960-000 Socorro.

Ao velhinho que desejar se filiar ao clube, é necessário entrar em contato com a secretaria de turismo e cultura da sua cidade para emitir a carteirinha de associado.

Normalmente, é cobrada uma taxa de 20 mensais ao idoso que for se juntar ao Clube da melhor idade de São Paulo.

  • Clube da Terceira Idade Horizonte Azul

Localizado na Av. Presidente Altino, 1313 – Jaguaré, São Paulo, esse clube tem ótimas referências quando o assunto é projetos artísticos e culturais.

Para os adultos com mais de 50 anos que desejarem, então, fazer teatro, coral, dançar e participar de oficinas manuais, esse é o clube da terceira idade certo!

Além disso, por possuir um ambiente bem dinâmico e acolhedor, os idosos costumam fazer muitas amizades que vão para além das paredes do clube.

  • Clube Piratininga

Outra ótima opção de clube para os mais velhos na região de São Paulo. O clube Piratininga fica localizado em Alameda Barros, 376 – Santa Cecilia, São Paulo.

Lá é bem famoso pelos seus constantes bailes de dança e de seu ambiente acolhedor, com aparelhos de ar condicionado, e também por ser um local bem familiar.

Com todos esses benefícios fica difícil fica parado dentro de casa, não é mesmo? Vai lá conferir.

 

Os clubes para terceira idade são demais, né? Que tal deixar seus amigos e familiares saberem também de todas as vantagens que eles proporcionam para os adultos mais maduros, hein? Compartilhe agora em suas redes sociais e deixe todo mundo por dentro dessa maravilha da terceira idade.

2 comentários

Deixe uma resposta