Serviços para idosos, atendimento psicológico

Serviços para idosos: atendimento psicológico

Publicado por

O atendimento psicológico é um serviço bastante importante, principalmente para a terceira idade, pois auxilia no equilíbrio da saúde mental dos seniores, permitindo-lhes viver a melhor idade de forma mais saudável.

Envelhecer com saúde e bem-estar é um processo que requer uma caminhada cuidadosa em vários aspectos da vida do idoso. Por isso, se preocupar apenas com questões que dizem respeito à saúde física não é o suficiente para ter uma vida plena e ativa na terceira idade.

Inúmeros são os desafios que a etapa do envelhecimento proporciona à família dos idosos e a eles mesmos. Os estereótipos existentes sobre a terceira idade são uma dessas dificuldades.

Entender, então, que a vida de pessoas que possuem mais de 60 anos não pode ser avaliada no coletivo é o primeiro passo para construir um relacionamento saudável com eles e para eles.

Assim, os atendimentos psicológicos são muito importantes nesse percurso, pois, por meio destes, os velhinhos conseguem tanto tratar de questões traumáticas quanto ter um espaço livre para desabafar sobre suas preocupações e ansiedades sobre o futuro.

O atendimento psicológico para idosos ajuda, portanto, a compreender todo o trajeto do envelhecimento natural. A terapia é feita com bastante calma e cuidado, com foco nas particularidades e nos problemas individuais de cada vovô ou vovó. E isso, mesmo quando a consulta é feita em grupo.

Neste post, apresentamos a importância do tratamento psicológico para a terceira idade. A seguir, listamos as vantagens desse serviço e, ainda, abordamos sobre as melhores e eficazes vertentes terapêuticas existentes para os adultos maiores de 60 anos. Que incrível, não? Vem conferir!

Vantagens do tratamento psicológico para a terceira idade

1) Orientação sobre o passado e o futuro do idoso

A partir dos 60 anos, muitas pessoas começam a compreender a vida de uma forma diferente. Essa reflexão sobre os próximos passos na terceira idade pode levar a diversas modificações tanto positivas quanto negativas sobre o processo de envelhecimento.

Além disso, nessa idade, as lembranças das perdas, dos relacionamentos e de todas as experiências que a pessoa teve durante a vida podem voltar e se apresentarem como um problema psicológico se não tratado.

Durante as consultas, o psicólogo auxilia o idoso na organização de sua vida. Ele o faz compreender, a partir de pequenas reflexões e técnicas específicas, o passo a passo para superar traumas decorrentes de luto, separações e de problemas familiares.

Nas consultas, também é criada uma relação de confiança entre o paciente da terceira idade e o seu terapeuta. Por isso, ao longo das sessões o idoso vai se sentindo mais a vontade para falar de suas frustrações. E isso é um ótimo caminho para diminuir sintomas da ansiedade e depressão.

2) Aumento da autoestima e da qualidade de vida

O atendimento psicológico para idosos também contribui no aumento da autoestima e do bem-estar dos vovôs e vovós.

Frequentar a terapia proporciona aos velhinhos uma nova perspectiva sobre a vida, pois muitos acreditam que a terceira idade representa apenas o fim do caminho. Mas isso não é verdade.

Após compreenderem e resolverem problemas de ansiedade e depressão, as pessoas com mais de 60 anos entendem que existem inúmeras possibilidades durante a melhor idade.

Portanto, o processo de envelhecimento passa a ser entendido como mais uma etapa da vida, ou seja, como uma nova oportunidade de aprender e experienciar o mundo, seja sozinho ou com a família e amigos.

O tratamento psicológico, então, ajuda as pessoas mais velhas a superarem seus problemas, ao mesmo tempo em que as fazem se enxergarem novamente como indivíduos que possuem beleza, amor, vontades e sonhos.

As Terapias Cognitivas-Comportamentais e suas funcionalidades para os idosos

Esse modelo de tratamento psicológico é um dos mais recomendados para os nossos queridos velhinhos. O foco dessa terapia se divide em dois: o lado pensante do paciente (cognitivo) e a forma com que se comportam (comportamental).

Nesta terapia, a mudança no agir é um dos principais objetivos. Mas, antes, o psicólogo busca compreender os principais problemas da vida do idoso, a fim entender como os seus pensamentos interferem na forma dele de agir e geram os seus comportamentos disfuncionais.

Além disso, o modo cognitivo-comportamental auxilia os vovôs e vovós no tratamento de fobias, depressão e processos traumáticos. Isso porque diferentes técnicas são acionadas pelo terapeuta, como o treinamento de habilidades e a reestruturação de alguns aspectos da vida do idoso.

Dentro dessa linha de tratamento, há outras perspectivas que podem ser bastante eficazes para cuidar da saúde mental do idoso. A seguir, listamos algumas:

1) Terapia Racional Emotiva Comportamental

A terapia racional emotiva comportamental é muito eficaz no tratamento psicológico da terceira idade, pois envolve três áreas importantes: a razão, a emoção e o comportamento.

Neste modelo terapêutico, a racionalidade dos pacientes é trabalhada para resolver questões comportamentais e emotivas que estão atrapalhando a vida do velhinho. Por isso, se o idoso é uma pessoa mais direta e objetiva, esse é a melhor escolha de tratamento psicológico para ele.

O psicólogo, após fazer a análise e construir um caminho racional com a pessoa idosa, traça estratégias facilitadoras para ajudar o paciente a ter pensamentos mais construtivos.

2) Terapia Comportamental

Esse tipo de tratamento é bastante útil para resolver fobias e vícios que a terceira idade pode ter desenvolvido ao longo da vida.

A terapia comportamental analisa os comportamentos dos pacientes e os faz enxergarem os processos que os levaram a tais hábitos. A principal finalidade deste tipo de terapia é reconstruir os hábitos, ou melhor, desaprender ações que prejudicam tanto a saúde mental quanto física do idoso.

Então, se o mais velho tem dificuldade de encontrar o caminho para largar um vício ou acabar com alguma fobia social ou específica, esse método é um dos mais recomendados.

 

Gostou de saber mais sobre os serviços de atendimento psicológico para idosos? Então compartilha este artigo nas suas redes sociais e deixe seus amigos também ficarem sabendo acerca das vantagens e dos tipos de terapias recomendadas para terceira idade.

Um comentário

Deixe uma resposta