7 alimentos que combatem o mau humor da terceira idade

7 alimentos que combatem o mau humor da terceira idade

Publicado por

A boa alimentação é uma alternativa mais barata e eficaz de melhorar o humor de pessoas com mais de 60 anos.

O estresse e o mau humor são estados que afetam diretamente a disposição física e mental das pessoas durante a fase da velhice. Além disso, eles geram irritação, desgosto e, em alguns casos, ansiedades.

Essa antipatia pode acarretar, ainda, inúmeros problemas aos idosos se não dermos a devida atenção. Pessoas com mais de 60 anos que costumam ser muito irritadas, tendem a criar um caminho de solidão e de eternas dores de cabeça, visto que familiares e amigos buscam sempre se afastar de idosos ranzinzas.

Por isso, é preciso manter a saúde da família e do mais velho. Assim, ele poderá aproveitar a melhor idade da melhor forma possível, e de preferência com muitos sorrisos no rosto. E preciso então, cuidar dos fatores que o fazem perder o humor e a paciência.

Os alimentos são uma forma alternativa, barata e muito gostosa de reverter o mau humor que assola a terceira idade e os indivíduos ao seu redor.

Assim, ao invés de investir em medicamentos caros, os quais podem agir de modo inesperado no organismo, adotar o hábito de consumir alimentos saudáveis podem contribuir para a diminuição do problema.

Agora, você, idoso, deve estar se perguntando: que comidas milagrosas são essas que auxiliam na diminuição do mau humor?

Buscando saciar a curiosidade e ajudar na recuperação dos bons dias dos velhinhos, fizemos uma matéria listando os principais alimentos que servem para combater o mau humor da terceira idade. Veja a seguir:

7 Alimentos que combatem o mau humor da terceira idade

1) Lentilhas

As lentilhas são uma ótima opção de fomento para acabar com o mau humor, além de serem bastante versáteis quando o assunto é cardápios para a terceira idade. Há a opção, por exemplo, de combiná-las em sopas, saladas ou até como um substituto do feijão.

Elas são ricas em fibras, em proteínas e em outros nutrientes que são essenciais para a dieta do dia a dia. Além disso, são importantes para dar mais energia e deixar os idosos com uma sensação mais leve e menos cansativa.

2) Tomates

Essa fruta de cor vermelha e de excelente suculência tem funcionalidades que muitos vovôs e vovós nunca tinham imaginado antes.

Além de os tomates serem bastante úteis, também são usados como alimento de base para o cozimento de molhos e para o acompanhamento de saladas. E essa belezinha ainda possui propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce.

Ele também é fonte de licopeno, substância que ajuda a tratar da depressão e aliviar a pressão no cérebro, sensação a qual é fonte dos maus humores dos idosos.

3) Chocolate

O famoso amigo das mulheres durante o período de TPM também ajuda os velhinhos a diminuir o estresse e a irritação de uma forma bem doce. Isso porque o simples fato de comer o chocolate faz que o nosso corpo libere uma série de endorfinas.

Esses elementos químicos geram uma sensação de bem-estar instantânea, uma vez que atuam diretamente no cérebro.

Com o chocolate tudo é possível: mousse, bolos, bebidas, trufas e etc. Contudo, é preciso ficar atento com a quantidade de consumo, ainda mais na terceira idade, visto que ele tem bastante gordura e é muito calórico.

4) Frutos do mar

As razões pelo mau humor das pessoas com mais de 60 anos podem ser intensificadas devido ao cansaço e à ansiedade. Os frutos do mar como camarão, peixe e ostras são cheios de ômega 3 e de selênio, substâncias potentes que colabora na luta contra a ansiedade e a depressão.

O selênio, aliado a vitamina E, contribui para a retirada de toxinas do organismo, para a diminuição do colesterol, e para a manutenção da saúda da pele. Esses benefícios ajudam a controlar a má disposição dos mais velhos.

Além disso, os frutos do mar são bem suculentos e oferecem uma gama de pratos, tanto quentes quanto frios. A paella, por exemplo, é uma opção bem gostosa que serve toda a família, assim como a moqueca e a torta de camarão.

5) Mel

O mel é um alimento bastante produtivo para a vida dos idosos. Ele auxilia na diminuição do uso do açúcar, servindo como adoçante. Além disso, o mel é um ótimo remédio natural contra a gripe.

Acontece que, para além dessas vantagens, o mel serve para combater o mau humor da terceira idade, pois ele estimula a produção de serotonina, substância que promove sensação de bem-estar e prazer.

Para inserir o mel na dieta do velhinho de forma alternativa e zerar o estresse, faça biscoitos de aveia e mel ou um pão de mel de frigideira fit.

6) Banana

Potássio, zinco, magnésio e antioxidantes. Esses são apenas algumas das propriedades que uma simples banana oferece ao organismo humano. Todas elas agem de forma satisfatória no declínio de sentimentos e comportamentos ranzinzas dos nossos queridos vovôs.

Por ser mais barata e não ocupar muito espaço para armazenar, a fruta costuma estar bastante presente na alimentação dos idosos brasileiros. Mas se busca aumentar os efeitos que a banana oferece, tente fazer uma vitamina com leite de soja e frutas vermelhas.

7) Batata doce

A batata doce é um legume que também possui componentes antioxidantes, além de ser fonte de vitaminas A e C, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

Fibras e potássio são outros benefícios que a batata doce tem a oferecer aos membros da terceira idade. Essas substâncias nivelam o açúcar no sangue e permite que o idoso não tenha mais estabilidades no humor.

Como opção de alimento, há, hoje, nos mercados, inúmeros modos de cozimento da batata. É possível fazer chips, sopas e muitas outras receitas apetitosas e saudáveis para as pessoas mais velhas.

E aí, gostou de aprender mais sobre os alimentos que ajudam a combater o mau humor da terceira idade? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Aproveita para convidar os amigos para aquele lanche gostoso e antiestressante!

2 comentários

Deixe uma resposta