investir no futuro para ter uma velhice mais tranquila

Como investir no futuro para ter uma velhice mais tranquila?

Publicado por

Viver bem na terceira idade e ter um futuro tranquilo dependem, principalmente, de um bom planejamento financeiro e de cuidados básicos com a saúde. Por isso, as decisões corretas precisam começar a ser organizadas durante a juventude e a fase adulta.

O processo de envelhecimento começa desde cedo, não apenas quando o adulto completa os temidos 60 anos. Durante toda a vida, o corpo e tudo ao nosso redor sofrem pequenas mudanças que podem ser imperceptíveis até chegarmos aos primeiros anos da terceira idade.

Assim, quando ainda somos jovens, a importância de planejamento e principalmente de cuidados básicos com a saúde parecem não ser relevantes e, por isso, acabamos por viver uma vida repleta de impulsos.

Contudo, esses desejos passageiros podem acarretar diversos problemas na fase da velhice, como, por exemplo, se comemos muitas frituras enquanto adultos, nos 60 anos desenvolvemos colesterol alto e outros males cardiovasculares.

Além disso, a falta de organização financeira é outro fator que não ganha relevância da juventude e gera inúmeras dores de cabeça nos idosos. Desse modo, para chegar a melhor idade vivendo bem, são necessários alguns planejamentos.

Como investir no futuro para ter uma velhice mais tranquila?

1) Planeje o seu futuro

O planejamento é a etapa mais importante para conseguir conquistar uma velhice sem problemas. Mas, para isso, é necessário que, durante a fase adulta, haja a visualização dos sonhos e bens que desejamos ter.

Essa questão é imprescindível, pois permite que, na terceira idade, estejamos certos das escolhas que fizemos, evitando assim, arrependimentos e frustrações.

Então, pense bem nestes itens: qual a profissão que quero seguir futuramente? É a mesma a qual exerço nos dias de hoje? Quantos bens eu gostaria de ter, e quais são eles? Viajar é um sonho? Quero morar em qual lugar?

Logicamente que você não precisa ter todas as respostas de uma vez, mas vá rascunhando aos poucos e tente pensar em planos concretos. Não tire os pés do chão quando o assunto for o seu futuro na fase idosa.

Contudo, para realizar essas ideias outros passos são também necessários, como:

2) Poupe dinheiro

A terceira idade é a fase da aposentadoria. E por existir a previdência, muitos adultos com menos de 60 anos acabam não guardando um dinheiro extra, confiando totalmente no sistema previdenciário.

Contudo, a previdência não garante 100% do salário atual que recebemos. Ou seja, se o planejado é viver uma velhice com os mesmos confortos atuais, é preciso tomar alguns cuidados adicionais. Pois senão, problemas financeiros podem surgir no futuro.

Por isso, ter uma poupança é uma das formas mais seguras de garantir uma vida idosa tranquila e longe de dividas. A caderneta rende, atualmente, 0,5% ao mês, então, monte uma planilha e coloque no papel a meta de dinheiro que deseja alcançar quando for idoso e aposentado.

Além da poupança, há outras formas de conseguir se organizar financeiramente sem depender do INSS e de demais fundos governamentais.  A previdência privada é um desses recursos, saiba mais abaixo:

3) Invista em uma previdência complementar

Essa proteção adicional pode ser feita pela empresa onde a pessoa trabalha ou particularmente, por meio de uma agência bancária. A reserva complementar é bem vantajosa, pois as seguradoras costumam simular o valor total necessário a ser investido baseado na expectativa de vida dos brasileiros.

E, ainda, quando feita pelo banco, a previdência privada desconta automaticamente o dinheiro da conta corrente da pessoa, ajudando aqueles que têm problema em economizar e guardar a própria renda em poupanças.

4) Contrate um bom plano de saúde

Ter um bom planejamento financeiro não é suficiente quando a saúde está comprometida. Isso porque os gastos com consultas e medicamentos são inflacionáveis, isto é, por mais que você se prepare para ter despesas com médicos na terceira idade, estas podem mudar e crescer bastante fora de um plano de saúde.

Por isso, se ainda não possui um plano médico, organize-se para contratar um imediatamente. É preciso estar em dia com os exames e fazer mais do que um mero check-up de vez em quando. Pois, no momento em que nos tornamos idosos, doenças e outros males negligenciados ao longo da vida podem ser empecilhos para um futuro com bem-estar e qualidade de vida.

Ter um médico de confiança também é confortável para aqueles que não gostam muito de frequentar as áreas hospitalares, já que você poderá, em alguns momentos, se o médico permitir, conversar com seu doutor sem necessariamente ir ao consultório, através de mensagens.

Além disso, construir uma relação de confiança permite que o especialista conheça o seu corpo e as suas possíveis enfermidades, conseguindo, assim, traçar as melhores soluções e medicamentos tanto na fase adulta quanto na idosa.

5) Pratique atividades físicas e se alimente bem

Outra parte importante para manter a saúde em dia: construir um corpo ativo e fugir do sedentarismo que, na terceira idade, é bem preocupante.

As atividades físicas garantem que várias doenças comuns na terceira idade sejam evitadas. Entre elas, podemos destacar doenças como a osteoporose e a sarcopenia.

O estímulo causado por exercícios diminui a possibilidade desses mal-estares que acontecem na velhice. Propiciam, assim, um futuro mais ativo e sem dores musculares, para o seu eu-idoso poder desfrutar bastante e ter uma alta qualidade de vida.

Além disso, a boa alimentação contribui mais ainda para alcançar esse patamar de bem-estar físico e social. Consumir produtos ricos em cálcio, vitamina D, e outros componentes que fortalecem os ossos e os músculos ajudam bastante na construção de um futuro saudável. Escolher alimentos menos calóricos e rico em proteínas também é um bom caminho para uma fase idosa tranquila.

Investir nesses passos, então, garantirão a você uma velhice tranquila e bem planejada. Compartilhe essas etapas com seus amigos nas suas redes sociais e permita que todos tenham um futuro livre de problemas e com uma ótima qualidade de vida.

Um comentário

Deixe uma resposta