cuidados com idosos durante o verão

O cuidado com os idosos durante o verão

Publicado por

Na estação mais quente do ano, é preciso estar sempre protegido dos raios solares e da desidratação, principalmente na terceira idade.

Verão não é sinônimo apenas de dias mais quentes, ensolarados e longos, mas também de ruas mais movimentadas. Por isso, conseguimos perceber que as praias, restaurantes e muitos outros ambientes costumam ficar cheios de frequentadores, principalmente nos finais de semana.

Os passeios em família também se tornam mais comuns. Crianças, pais, mães e idosos são vistos em inúmeros pontos turísticos, aproveitando os dias ensolarados. Isso porque, no verão, ocorre um aumento da nossa disposição física e psicológica para realizar atividades e praticar exercícios.

Além disso, os raios solares são benefícios para a saúde da pele. Médicos costumam recomendar, por exemplo, que idosos tomem diariamente um banho de sol (pela manhã), pois ele é vantajoso para a produção de vitamina D.

Contudo, apesar das maravilhas que o verão pode proporcionar, é preciso estar atento à quantidade de sol que a pele do idoso está recebendo. Pois na terceira idade, ela fica mais suscetível à desidratação e queimaduras e o protetor solar se torna ainda mais indispensável.

Desse modo, com o intuito de ajudar os seniores a se cuidarem na estação mais feliz e quente do ano, fizemos uma matéria sobre dicas de proteções para verão. Acompanhe o conteúdo a seguir:

Dicas de proteção para o idoso aproveitar o verão

Ter cuidados básicos com o nosso corpo é uma tarefa que precisamos ter durante todas as estações do ano. Mas, na terceira idade, esses cuidados se tornam ainda mais necessários.

No verão, então, é preciso estar mais atento ainda, já que o constante calor pode afetar o bem-estar diário, causando aumento ou queda de pressão, desidratação, insolação e queimaduras na pele, por exemplo.

Por isso, para evitar que esses males aconteçam com nossos vovôs e vovós, aqui vão algumas dicas:

1) Alimente-se melhor

Para manter a saúde e o bem-estar em dia, os idosos devem se alimentar adequadamente. Durante o verão, o corpo gasta menos calorias e portanto, a nutrição do mais velho deve ser mais leve.

Desse modo, use e abuse de legumes e verduras. Essa é uma ótima opção para o bom funcionamento do organismo durante os dias mais quentes. Além disso, esses alimentos são fontes de vitaminas, fibras e minerais, o que auxiliam bastante na manutenção da saúde da galerinha da terceira idade e de sua família.

As frutas também são muito benéficas. As melancias, abacaxis e uvas, por exemplo, são ótimas, pois são ricas em água e bem saborosas. E quando combinadas com cereais integrais, linhaça, aveia e granola, formam uma ótima sobremesa ou café da manhã.

Aumentar o consumo de carnes magras, frango e peixe, ao invés de carnes vermelhas, também é importante no verão. Inclusive, deve-se optar sempre pelo preparo mais leve, isto é, fazer esses alimentos de forma grelhada ou assada, fugindo das frituras.

Por outro lado, comidas como maionese, queijos amarelos, manteiga, doces e salgadinhos, por exemplo, devem ser evitados, pois geram muitas calorias e pesam no organismo do idoso.

Além disso, também devem ser evitadas as bebidas alcoólicas, pois elas possuem função diurética e rapidamente desidratam o organismo. E ainda, contribuem para o acúmulo de gordura corporal.

2) Aumente o seu consumo de água

70% (setenta por cento) do corpo humano é composto por água e, quando chegamos no verão, essa quantidade de líquido em nosso organismo tende a se tornar ainda mais importante do que em dias comuns.

Isso porque no calor intenso, é comum nosso corpo passar pelo processo de desidratação, pois suamos mais do que normalmente. Por isso, beber bastante água e consumir alimentos que possuem água em seu preparo ou na sua composição, são essenciais.

Médicos e especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia. Devemos, então, estar atentos aos nossos idosos, pois eles sentem menos sede. E essa falta de necessidade de água os leva com facilidade à desidratação.

Assim, para o mais velho ficar hidratado, existe inúmeras fontes além da água em si. Chás gelados e quentes, frutas e água de coco também são uma opção para se manter sempre refrescado.

3) Use protetor solar, chapéus e sombrinhas

O protetor solar é um cosmético conhecido por todos os brasileiros e turistas que se aventuram a pegar sol nas praias, piscinas e demais lugares refrescantes do país. Isso porque é de conhecimento geral que o protetor solar evita as queimaduras de sol e protege a pele de um possível câncer ou de outros males.

Usar essa proteção, então, é essencial, inclusive às pessoas com mais de 60 anos, que são mais suscetíveis aos efeitos negativos que os raios ultravioletas podem causar.

Mas, além desse produto, os idosos também podem usar as sombrinhas para se proteger do sol.  Esse acessório está em alta no verão, pois evita o contato direto dos raios solares com o corpo e a cabeça do mais velho. Isso diminui consideravelmente os riscos de que eles tenham o couro cabeludo e outras partes do corpo queimadas.

Os chapéus e as viseiras também são ótimas opções para proteger a pele do rosto durante o verão. Além de ajudarem a manter a pele mais bonita e saudável, esses acessórios são fáceis de usar, ficam bem com qualquer roupa e oferecem ao idoso um ar moderno e jovial.

4) Não se esqueça do repelente!

No verão, é comum o surgimento de mosquitos e outros insetos que, apesar de parecerem inofensivos, podem provocar doenças graves. Entre essas doenças típicas do verão, podemos destacar a Dengue, a Zika e a Chikungunya, que se não tratadas imediatamente podem até matar.

Portanto, além dos cuidados básicos de proteção da pele contra os raios solares, é sempre bom que o idoso tenha por perto um bom repelente. Além de afastar os riscos dessas e de outras doenças, o mais velho garante uma noite de sono tranquila e sem picadas de mosquito.

Aproveitar o verão em boas companhias é sempre bom, mas, curtir essa estação de forma cautelosa é melhor ainda. Proteger a pele do sol e manter-se hidratado são as melhores maneiras de aproveitar ao máximo tudo o que essa época do ano tem a oferecer!

2 comentários

Deixe uma resposta