dicas de filmes para a terceira idade

7 dicas de filmes para a terceira idade

Publicado por

Assistir a um bom filme é uma ótima alternativa de programa cultural para a terceira idade, pois promove momentos de lazer com a família e amigos, ao mesmo tempo em que proporciona reflexões sobre o mundo.

Procurando uma opção de lazer acessível para fazer com a família? Que tal preparar a pipoca e convidar todos para um cineminha particular?

Assim, além de acesso à cultura, você também desfruta de momentos com os filhos, com os netos e ainda garante boas gargalhadas (ou algumas lágrimas, se preferir). Além disso, os filmes possibilitam se distrair dos problemas diários, assimilar informações, conhecer outras culturas e dar asas à imaginação.

A seguir, fizemos uma listinha com 7 filmes que a galerinha da terceira idade precisa assistir. Prepara a pipoca e chama todo mundo!

1) Exótico Hotel Marigold

Estrelado por nomes de peso como Bill Nighy, Maggie Smith, Tom Wilkinson, Judi Dench, a comédia garante ao mais velho uma trama bem leve e divertida.

No filme, um grupo de pessoas com mais de 60 anos busca mudar os planos tradicionais de aposentadoria e se mudar para Índia, um local que, aparentemente, seria mais barato e exótico.

Os aposentados são atraídos por um anúncio de inauguração do Hotel Marigold, e iludidos, achando que teriam uma vida de pleno lazer, se mudam para o novo país. Contudo, o combinado não sai como esperavam.

Assim, quando chegam ao hotel e percebem que o local não possui muitos luxos, ficam chocados e acabam tendo que rever suas expectativas e sonhos. Mas, mesmo fora do planejando, os idosos conseguem ter uma vivência positiva, o que acarreta a mudança do futuro de cada um.

Assista abaixo ao trailer do filme:

2) O amor é estranho

Este drama é interpretado pelos atores John Lithgow e Alfred Molina que, no filme, são, respectivamente, Ben e Jorge, dois homens mais velhos e homossexuais que formam um casal há mais de 40 anos.

Entretanto, apesar da longa época juntos, a dupla ainda não é oficialmente casada. Assim, os seniores, com a aprovação dos amigos e familiares, decidem realizar o matrimonio.

Porém, essa decisão faz com que o George perca seu emprego, o que dificulta a concretização do sonho do casal. Sem dinheiro, então, os idosos precisam se separar temporariamente para vender a casa e adquirir uma mais em conta.

A vivência separada e de favor com os amigos cria uma série de dificuldades e desgaste no relacionamento dos dois homens maduros, o que os faz repensar todo o relacionamento.

Que tal dar uma espiadinha no trailer do filme? Então, solta o play!

3) Elsa & Fred

Uma ótima opção de comédia romântica para o idoso assistir comendo pipoca com toda a família. Esse filme traz um elenco riquíssimo com Shirley MacLaine, Christopher Plummer e Marcia Gay Harden, além de outros excelentes atores e atrizes.

A trama conta a história de Elsa, uma mulher mais velha que vive sozinha, personagem que é interpretada pela Shirley Maclaine. Um belo dia, Elsa acidentalmente bate no carro de Lydia (Marcia Gay) e descobre mais tarde que Lydia é filha do seu novo vizinho idoso Fred (Christopher).

A partir disso, na tentativa de resolver o acidente, Elsa e Fred acabam se aproximando aos poucos, mesmo que tenham um temperamento completamente diferente, pois ela é divertida e cheia de vida e ele um vovô ranzinza que não gosta muito de sair de casa e aproveitar a vida.

Assista ao trailer oficial dessa comédia romântica para a terceira idade (sem legendas):

4) Um amor de vizinha

Esse filme se encaixa no gênero comédia romântica e também traz incríveis protagonistas em seu elenco. A trama conta a história de dois idosos, um corretor egocêntrico (Michael Douglas) e de sua vizinha (Diane Keaton).

O enredo se desenvolve quando o homem mais velho é surpreendido pelo pedido do seu filho e, assim, tem que cuidar de sua neta. Contudo, o avô, sem noção nenhuma e preocupado, pede ajuda a sua vizinha.

Juntos, os mais velhos conseguem cuidar da menina, mas, sem querer, se envolvem num gostoso e inesperado romance.

Assista ao trailer dessa surpreendente comédia romântica para a terceira idade:

5) RED: aposentados e perigosos

Para aqueles vovôs e vovós que gostam de desfrutar de uma boa e velha ação com pitadas de comédia, esse filme é o mais recomendado. O enredo, além de ter bastante suspense, cenas emocionantes e com trocas de tiro, conta a história do aposentado agente da CIA Frank Moses, papel que é interpretado pelo astro Bruce Willis.

O ex-policial idoso, no filme, sofre uma tentativa de assassinato, e para proteger sua família e descobrir quem encomendou sua morte, busca ajuda de três velhos amigos o Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos agentes da CIA aposentados.

A trama se desenrola, então, a partir da busca em conjunto, mostrando a capacidade que os idosos ex-policiais ainda possuem. Por isso, é uma ótima alternativa de filme para agitar as noites e tardes em família.

Assista ao trailer do filme:

6) O que nós fizemos no nosso feriado

Dirigido por Guy Jenkin e Andy Hamilton, o filme conta a história de um casal, Doug e Abi, que decidem para a Escócia com a família para comemorar o aniversário do avô paterno das crianças.

Contudo, tanto Doug quanto Abi guardam um grande segredo dos familiares: eles estão se divorciando. Mas esta informação não ficará escondida por muito tempo durante a viagem, ainda mais quando há crianças por perto.

Além disso, durante a viagem, a família passa por uma série de dificuldades que a faz trabalhar em conjunto novamente e deixar de lado algumas diferenças, a fim de não perderem coisas mais importantes.

Assista aqui ao trailer do filme:

7) Up! Altas aventuras

Não poderíamos falar de filmes para a terceira idade sem mencionar o UP! Altas Aventuras, da Disney.

O filme, apesar de não ser novo (2009), nos faz chorar ainda nos dias de hoje ao contar a história de Carl Fredricksen (Edward Asner), um senhor de 78 anos.

Carl foi um jovem que adorava aventuras e sonhava em conhecer o mundo a bordo de um balão. O sonho fica ainda mais aguçado depois que Carl conhece Ellie, uma jovem que compartilha das mesmas ideias dele.

Apaixonados, os dois se casam e constroem uma vida juntos. O casal não consegue ter o tão desejado filho e vivem em constante turbulência financeira. Assim, precisam adiar o sonho de viajar a bordo de um balão, mas acabam envelhecendo e Ellie falecendo.

Carl se torna um velho rabugento, solitário e ameaçado de perder a casa em que viveu durante todo esse tempo com sua esposa. Isso porque um empresário do ramo de construções deseja construir naquele local um edifício. Após acertar acidentalmente um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça para a sociedade e forçado a ir para um asilo.

Para evitar que a sua casa seja vendida/demolida, ele amarra na casa milhares de balões, fazendo com que ela saia “voando por aí”. O objetivo de Carl é realizar o sonho que ele tinha com a falecida amada, de viajar para a América do Sul.

Até que ele conhece Russell (Jordan Nagai), um jovem desbravador de apenas de 8 anos que o fez lembrar da sua juventude. Assim, juntos eles embarcam em Altas Aventuras, em um filme de animação emocionante que fala de amor, amizade e relacionamento intergeracional. Vale a pena assistir!

Assista ao trailer do filme Up! Altas aventuras:

 

E você, já viu algum desses filmes? Então conta para a gente o que achou! Se ainda não assistiu a algum deles, chama a galera para assistir contigo! Esperamos que essas dicas lhe proporcionem ótimos momentos.

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta