Hotéis com acessibilidade

Turismo para a terceira idade: onde encontrar hotéis com acessibilidade?

Publicado por

Segundo o decreto nº 9.296/18, 5% dos quartos de hotéis e pousadas devem ser adaptados para atenderem a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Também conhecido como a lei da acessibilidade, o decreto 9.296/18 regulamentou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e obriga que novas edificações hoteleiras já sejam criadas com o mínimo de 5% das acomodações para atender hóspedes com deficiências físicas.

Segundo o decreto, as redes hoteleiras mais antigas (construídas antes da regulamentação) devem se adaptar para atenderem hóspedes  portadores de deficiências físicas ou mobilidade reduzida, como é o caso de alguns idosos.

Enquanto não se adaptam, devem informar aos consumidores sobre se possuem ou não acessibilidade, e em caso de possuírem, quais são os serviços oferecidos sob essa condição.

Os novos empreendimentos hoteleiros que descumprirem o decreto nº 9.296/18, não poderão receber alvará das prefeituras e estarão sujeitos a multas e outras penalidades previstas por cada município.

Qual é a vantagem de se hospedar em um hotel com acessibilidade?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física ou mental. Além disso, a população brasileira conta, ainda, com mais de 30 milhões de idosos, que podem ou não ter mobilidade reduzida.

E as necessidades especiais dessas pessoas não podem ser empecilhos para que elas possam viajar e usufruir de descansos e outras atividades de lazer. Muito pelo contrário, há que se buscar uma solução para que elas tenham acesso às mesmas oportunidades que as demais pessoas.

Assim, faz-se necessário que hotéis e pousadas estejam preparados para atender às necessidades dessas pessoas. É preciso que esses estabelecimentos atuem como facilitadores das atividades das mesmas, permitindo que elas consigam se locomover por todas as áreas comuns dos empreendimentos através de elevadores adaptados, rampas de acesso, órteses como cadeiras de rodas e demais acessórios de segurança.

Onde encontrar hotéis com acessibilidade para idosos e portadores de deficiência?

Devido o aumento da expectativa populacional, o turismo para a terceira idade tem crescido a cada dia. No entanto, apesar de o envelhecimento natural já ser considerado um fenômeno mundial, as cidades brasileiras ainda não estão bem preparadas para receberem maiores de 65 anos e portadores de necessidades especiais.  Ainda há poucos hotéis e pousadas com acessibilidade para esses grupos de pessoas.

Veja a seguir, onde encontrar hotéis com acessibilidade para o público da melhor idade e portadores de necessidades especiais:

1) Grande Hotel Campos do Jordão, São Paulo

hotéis com acessibilidade, Grande Hotel - Campos do Jordão
Grande Hotel Senac – Campos do Jordão, SP

O Grande Hotel Campos do Jordão é um hotel escola da rede SENAC e possui o conceito acessibilidade em suas dependências. O hotel possui cadeiras de rodas em sua recepção, elevadores adaptados e duas acomodações modificadas para receberem portadores de necessidades especiais e idosos.

Para reservar uma das acomodações do Grande Hotel Campos do Jordão, clique em: http://www.grandehotelsenac.com.br/br

2) Venit + Mio Barra Hotel, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Hotéis com acessibilidade, Venit Barra da Tijuca
Corredor do Venit, na Barra da Tijuca. Detalhe para as portas largas.

O Venit é um hotel que possui uma proposta um tanto inovadora, pois possui dois modernos serviços de hospedagem em um único empreendimento, o Hotel Venit e o Mio Barra Hotel. Enquanto o primeiro possui 170 acomodações sofisticadas, o segundo oferece 42 apartamentos com serviço e amenidades de hotel boutique.

Além de possuir certificado Procel de eficiência energética, o conjunto hoteleiro é 100% acessível aos portadores de necessidades especiais. Isso porque ambos os empreendimentos possuem elevadores adaptados para cadeirantes e deficientes visuais, piscina com rampa, barras de apoio e corrimão, além da cadeirinha elevatória.

Em respeito às exigências do decreto nº 9.296/18, 11 acomodações do hotel foram adaptadas para receberem com conforto hóspedes portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Os quartos possuem sistema de comunicação em braile, banheiros com pisos antiderrapantes, barras de apoio e demais configurações especiais.

Ficou interessado em saber mais sobre o Venit Barra Hotel? Então acesse o site do hotel através do link: http://www.venithoteis.com/

3) Hotel Villa Bella, Gramado, Rio Grande do Sul

Hotéis acessíveis, Villa Bella, Gramado, RS
Barras de apoio foram instaladas na piscina do Hotel Villa Bella em Gramado, RS.

O Hotel Villa Bella é outro que possui o conceito de acessibilidade em suas instalações. O empreendimento conquistou a certificação de total acessibilidade para portadores de necessidades especiais pelo Instituto Pestalozzi.

Além da certificação de total acessibilidade, o Hotel Villa Bella também ganhou em 2014 o 1º Prêmio Inovação do Turismo RS, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O hotel venceu a categoria “Infraestrutura para portadores de deficiência – Acessibilidade Universal”.

Para entender os porquês de tantas premiações, é preciso conferir as facilidades oferecidas pelo hotel para portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida. Veja a seguir:

  • Apartamentos adaptados;
  • Cadeira elevatória para piscina;
  • Cardápio e talheres em braile;
  • Transporte exclusivo com acessibilidade;
  • Atividades inclusivas;
  • Possibilidade de atendimentos de fisioterapia e massoterapia;
  • Acessibilidade para todos os espaços físicos do hotel.

​Se interessou pelo Hotel Villa Bella em Gramado? Então clica no link a seguir e faça a sua reserva: https://www.hotelvillabella.com.br/acessibilidade

4) Hilton Barra, Rio de Janeiro

Hotéis acessíveis, hotel Hilton Barra
Banheiro da suíte adaptada do Hotel Hilton, Barra da Tijuca, RJ.

O Hilton Barra é outro empreendimento hoteleiro que conta com uma vasta lista de recursos de acessibilidade. Além de elevadores adaptados, estacionamento acessível e rampas de acesso para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, o Hilton Barra também conta com outras opções para atender às diferentes necessidades dos seus hóspedes, confira a seguir:

  • Menus em braile;
  • Números dos quartos em Braille;
  • Botão de chamada de emergência no telefone;
  • Quartos acessíveis a cadeiras de rodas (sem degraus) e com portas largas;
  • Banheiros adaptados com barras de apoio;
  • Restaurante acessível;
  • Menus de impressão grandes;
  • Nível ou entrada de rampa no prédio;
  • Botões abaixados nos elevadores
  • Instalações acessíveis para deficientes físicos nas áreas públicas do hotel;
  • Recebe animais de apoio, como cães guias;
  • Alarmes visuais para deficientes auditivos em áreas públicas

Quer saber como reservar uma acomodação no Hilton Barra Rio de Janeiro? Então acesse o link: http://www.hiltonhotels.com/pt_BR/brasil/hilton-barra-rio-de-janeiro

5) Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, São Paulo

Hotéis com acessibilidade, Hotel Parque dos Sonhos, São Paulo
Rafting acessível no Hotel Parque dos Sonhos.

Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais encontramos o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. Localizado no bairro do Limoeiro, o hotel é um empreendimento voltado ao ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural.

Além das várias opções de entretenimento oferecidas pelo hotel, o mesmo dispõe de apartamentos, chalés, restaurante, lanchonete, piscina coberta e várias outras dependências. Todas elas adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Você pode fazer reservar uma das acomodações no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos através do site https://www.parquedossonhos.com.br/ ou pelos telefones (19) 3895 – 4696 / (19) 3855 – 2704.

Guia Turismo Acessível

Caso você esteja pretendo viajar, mas não saiba onde encontrar hotéis e restaurantes com acessibilidade no seu local de destino, poderá consultar previamente o Guia Turismo Acessível. Trata-se de um guia digital criado pelo Ministério do Turismo para que as pessoas possam encontrar locais – inclusive pontos turísticos – adaptados às suas necessidades físicas.

O site possui mais de 500 mil estabelecimentos cadastrados, com avaliações dos usuários sobre os recursos de acessibilidade oferecidos por hotéis, pousadas, restaurantes e atrações turísticas. Por ser um site/aplicativo colaborativo, o Guia Turismo Acessível reúne avaliações dos próprios turistas. Sendo assim, quanto mais avaliações, mais completo o guia será.

Você pode acessar o site do Guia Turismo acessível clicando aqui  ou então baixar o aplicativo em seu smartphone para avaliar os estabelecimentos diretamente do celular. O aplicativo é gratuito e compatível com os sistemas Android e IOS.

E você, já teve a oportunidade de ficar hospedado em um hotel com acessibilidade para portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida? Conta para a gente qual foi o hotel e qual foi a sua experiência durante a sua estada no local!

Deixe uma resposta