netos que cuidam das avós

Melhor idade: histórias emocionantes de netos que cuidam das suas avós

Publicado por

Com o envelhecimento da população mundial, é cada vez mais comum nos deparamos com histórias emocionantes de netos que cuidam dos seus avós.

Isso porque o envelhecimento traz consigo uma série de transformações para o corpo e a mente das pessoas e, durante esse processo, algumas acabam perdendo a plena capacidade física e cognitiva.

Sendo assim, muitos vovôs e vovós passam a contar com a ajuda de terceiros para realizarem as tarefas básicas do dia a dia. A vista já não ajuda a ler a matéria no jornal, as mãos passam a ficar mais trêmulas e impossibilitam o preparo do jantar e caminhar até o jardim pode não ser tão fácil.

Por sorte, muitos idosos contam com a ajuda e o amor incondicional de seus netos nesses momentos difíceis. E os benefícios físicos e emocionais dessa relação entre gerações tão diferentes são perceptíveis.

Veja a seguir, três histórias emocionantes de netos que se dedicam a cuidar das suas avós com muito amor e carinho:

Neto cria canal no Youtube relatando com humor o dia a dia da avó com Alzheimer

Benedito Sales mora no Distrito Federal e criou um canal no Youtube só para contar o dia a dia da sua avó, dona Adelina, de 85 anos. Há cerca de dez anos a dona Adelina foi diagnosticada com Alzheimer.

A senhora, que é bem humorada e cercada de mimos pelo neto, é a protagonista dos vídeos postados por ele. Nas gravações, ela é chamada de “vozinha” e é impossível não perceber a história de amor e cumplicidade entre os dois. Veja a seguir a entrevista que Benedito deu ao Jornal de Brasília, no ano de 2017:

Benedito diz que o principal objetivo dos vídeos é conscientizar as pessoas em relação ao Alzheimer. Mostrar para o mundo que não é só com medicamentos que se cuida de alguém que tem Alzheimer, mas também com atenção, amor e muito carinho.

No vídeo a seguir, Benedito aparece cuidando da avó às 2:00 h da madrugada.

E neste, Benedito aparece dando comida na boca da “vozinha”, que se recusava a jantar. Que história!

 

Neto convida avó com Alzheimer para ser dama do seu casamento

Assim como Benedito, o médico Marcelo também tem um amor incondicional pela sua avó, a dona Cida. E assim como a dona Adelina, protagonista do canal “nossa novela” do Youtube, a dona Cida também foi diagnosticada com Alzheimer. Mas, apesar da perda da memória provocada pela doença, a dona Cida ainda se lembra do neto Marcelo.

Marcelo e a noiva, Carla, se casaram no final de 2017, na igreja Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo. Para guardar boas recordações da avó e fazê-la se sentir especial apesar do diagnóstico de Alzheimer, o casal convidou dona Cida, de 90 anos, para ser dama de honra do casamento.

Dona Cida entrou na igreja acompanhada pela neta, Renata. Os 300 convidados ficaram surpresos, pois esperavam ver uma criança carregando as alianças. Dona Cida estava radiante, achando tudo muito lindo, enquanto sua neta Renata tentava, sem sucesso, controlar a emoção.

Marcelo e Carla já estavam juntos há 17 anos, mas dona Cida só se lembrava do neto, e não da noiva. Ao ver Carla na cerimônia, a avó de Marcelo olhou para a neta Renata e disse: “nossa, que noiva linda, eu não conhecia ela”.

Netos que cuidam das avós
Dona Cida e a neta Renata. Foto: Razões para acreditar

Como médico, Marcelo acredita que a cerimônia e a festa do casamento fizeram bem à saúde mental da avó: “Na cerimônia e depois na festa ela estava sendo minha avó. Mesmo que ela não se lembre hoje, eu tenho certeza que ela se emocionou e estava gostando muito. Acho que são esses pequenos momentos que têm feito ela ficar viva”.

Confira matéria completa em Razões para Acreditar

Após casar, neta vai a hospital para que avó, que estava internada, pudesse vê-la vestida de noiva

Outra que não se conformou com a impossibilidade de ter a avó por perto em um dos momentos mais importantes de sua vida foi a americana Jessica Brown. Na véspera do seu casamento, sua avó, Margareth Harris, sofreu um ataque cardíaco e precisou ser hospitalizada Jacksonville, nos Estados Unidos.

Segundo Jessica, a avó ajudou a criá-la e, portanto, fazia questão que ela participasse daquele momento especial. Assim, depois que os noivos disseram o tão esperado “sim” na igreja, partiram direto para o hospital onde Margareth estava internada.

Sob os cliques de Amanda Brown, parente dos noivos, o momento foi eternizado. O registro do abraço da neta e da avó na cama do hospital recebeu milhares de curtidas nas redes sociais.

Netos que cuidam das avós
Jessica Brown e sua avó Margareth Harris. Foto: Jornal Extra

Confira matéria completa em Jornal Extra.

 

E você, conhece algum neto que cuida dos avós? Conta para a gente com é essa experiência gratificante!

Deixe uma resposta