Robótica doméstica para a terceira idade

Robótica doméstica facilita a vida de idosos

Publicado por

A robótica doméstica aplicada à terceira idade preserva a autonomia do idoso, aprimora a convivência familiar e auxilia na realização das tarefas domésticas.

As novas tecnologias se mostraram bastante eficazes em diversos âmbitos da sociedade e na vida dos mais velhos. Os celulares permitiram que as pessoas entrassem em contato umas com as outras onde quer que estivessem; em seguida, a internet e os dispositivos móveis proporcionaram que os idosos se conectassem com o mundo com rapidez e comodidade.

Sempre em constante avanço e buscando aprimorar vários setores comerciais e tarefas do cotidiano, a tecnologia começou a trazer para a sociedade uma nova proposta, a de facilitar o dia a dia das pessoas por meio de robôs.

Assim, atividades como levantar da cama, fazer uma ligação ou lembrar de tomar um medicamento podem deixar de ser uma tarefa exclusiva de cuidadores de idosos. Isso porque ambas as atividades podem ser exercidas por um robô companheiro.

Para você, que ainda tem dúvidas quanto ao fato de adotar essa tecnologia, fizemos uma matéria explicando o que é robótica doméstica voltada para a terceira idade, seus benefícios e suas vantagens, tanto para o idoso quanto para seus familiares. Veja a seguir:

A finalidade da robótica doméstica aplicada à terceira idade

Com o aumento da longevidade e, consequentemente, o crescimento do número de pessoas maiores de 65 anos na sociedade, projetos que visam a otimização da vida dos idosos e que consigam inseri-los de forma digna na coletividade vêm sendo projetados e testados.

Um dessas iniciativas é a robótica doméstica, que, apesar de não ser uma ideia recente, apresenta, nos dias de hoje, diversas mudanças essenciais para contribuir de forma segura e eficaz no dia a dia dos mais velhos.

Essa proposta surgiu como uma necessidade de acompanhar, em primeiro plano, a terceira idade em seu lar, pois o crescente número de seniores não está em harmonia com a taxa de cuidadores de idosos que existe no mercado.

Além disso, muitos familiares ou não têm tempo ou não conseguem lidar com algumas necessidades básicas dos vovôs e vovós, o que poderia ser resolvido, segundo os desenvolvedores dos robôs, com a ajuda dos amigos de ferro.

Outro ponto importante, é que com a robótica doméstica como companheira, o sênior vai ter muito mais privacidade, além de um sentimento maior de autonomia, pois ao invés de um humano, terá o seu próprio aparelho tecnológico para lhe auxiliar.

Assim, diferentemente do que muitos filhos preocupados pensam, a robótica doméstica está sendo projetada para melhor servir aos mais velhos. Todos os cuidados em segurança, conforto, e, até mesmo, toques humanoides nos robôs, estão sendo realizados para garantir que os idosos se sintam à vontade na presença dessa tecnologia inovadora.

Robótica doméstica para idosos: os melhores aparelhos tecnológicos e suas funcionalidades

Como explicamos acima, os robôs e outros aparatos tecnológicos estão e foram projetados para ajudar a terceira idade na realização de atividades básicas. Contudo, são diversos os protótipos desenvolvidos e cada um foi construído visando um objetivo específico. Por isso, detalhamos as vantagens que esses robôs trazem aos idosos.

1) Active Protective e Kanega

Robótica doméstica para a terceira idade
Active Protective

No quesito segurança, esse aparelho é um dos melhores que se poderá encontrar no mercado, pois ele funciona como um dispositivo eletrônico que fica conectado as roupas dos mais velhos, sem a necessidade do uso de botões para a ativação.

O Active Protective é uma espécie de cinto que exerce duas funções: identificar quando os idosos estão caindo e ativar uma proteção em volta do quadril, como se fosse um airbag.

A parte do quadril foi escolhida para a proteção porque, de acordo com os médicos, durante uma queda, essa é a área do corpo do idoso mais afetada. Quando fraturada, é a que mais resulta em óbitos.

Além do Active, há também o Kanega, um relógio que identifica as quedas. Contudo, ao invés de acionar uma proteção, o relógio funciona como um acionador de ajuda. Assim, caso a terceira idade se machuque, o socorro será ativado.

Robótica doméstica para a terceira idade
Relógio Kanega

2) Robear

Desenvolvido no Japão, o robô que visualmente assemelha-se a um grande urso polar, foi criado para dar assistência a idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. E, apesar da aparência, o robô é delicadamente cuidadoso com os seus pacientes.

A sua função principal é levantar ou auxiliar na mobilidade daqueles que não possuem força para se erguer ou andar.  Assim, com a ajuda desse exemplar de robótica doméstica que atende pelo nome de Robear, os mais velhos podem conseguir ir ao banheiro, sair da cama e muito mais.

Robótica doméstica para a terceira idade
Robear

3) Roomba, o robô aspirador

Robótica doméstica para a terceira idade
Robô aspirador Roomba.

Esse modelo de robô doméstico é muito prático e útil para aqueles idosos que moram sozinhos e preferem não contratar um serviço de faxina ou ter uma empregada doméstica.

O aspirador funciona pela conexão WI-FI e é acionado por apenas um botão. Além disso, ele pode ser manipulado por meio do aplicativo Irobot Home, disponível para baixar pelo Google Play ou App Store do celular do vovô.

O Roomba varre bordas, cantos e limpa quase todo tipo de sujeira existente do ambiente. O aparelho tem sensores, o que permite que ele se mova livremente pela casa, procurando mais locais que precisam ser limpos.

O grande benefício do robô aspirador para os idosos é que, por causa de um software avançado, ele consegue subir nos móveis e paredes, deixando tudo sem nenhuma poeira ou resíduo, evitando, assim, que o mais velho faça esforços desnecessários para retirar sujeiras.

Além desses robôs e aparelhos tecnológicos que apresentamos, existem diversos outros que tem o mesmo objetivo: facilitar o a vida e o dia a dia dos idosos e de todas as pessoas, a fim de construir uma sociedade com menos dificuldades e com mais bem-estar.

 

Gostou de conhecer mais sobre a robótica doméstica para a terceira idade? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e, se você já possui um desses, deixe um comentário sobre a sua avaliação do seu produto.

Deixe uma resposta