Seguro residencial para idosos

Seguro residencial para idosos: saiba porque ele é tão importante

Publicado por

De acordo com dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 1 em cada 4 idosos sofrem quedas dentro da própria casa ao menos 1 vez ao ano. Esses dados comprovam a necessidade da terceira idade estar amparada por um seguro residencial.

A terceira idade é, hoje, considerada e nomeada como a melhor fase da vida. Isso porque a aposentadoria oferece mais tempo de descanso e relaxamento com os amigos e familiares.

Assim, podemos perceber, cada vez mais, que idosos desfrutam do seu tempo em casa ou em locais que consideram seguros e confortáveis, sejam acompanhados ou sozinhos.

Contudo, segundo as estatísticas do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos, 53% (cinquenta e três porcento) das razões para os mais velhos serem hospitalizados ocorrem devido a quedas.

E esse número mostra o quão vulnerável a terceira idade pode estar em ambientes que, na visão deles, são confiáveis.

Por isso, contratar um seguro residencial para idosos é uma boa opção para resguardar os mais velhos e garantir que as casas sejam realmente o melhor lugar para eles estarem. Desse modo, nesta matéria, falamos da importância do idoso ter um seguro domiciliar, além de apresentar alguns dos benefícios oferecidos pelos planos. Acompanhe abaixo:

Seguro residencial para idosos, por que ter um?

O processo de envelhecimento, apesar de ser positivo e participar da vida de toda e qualquer pessoa, traz mudanças para os indivíduos que estão nesta fase, ou seja, aqueles que possuem idade igual ou maior do que 60 anos.

Assim, com o passar do tempo, as residências dos seniores precisam se ajustar às novas necessidades dos seus donos. Esses ajustes compreendem desde pequenos reparos até alterações no layout do imóvel, a fim de garantir a harmonia e a segurança no dia a dia dos idosos.

Mas por que essas modificações são tão importantes ao ponto de estimular a contratação de um seguro residencial para idosos? Porque as transformações físicas e neurológicas oriundas do envelhecimento natural requerem cuidados redobrados.

Assim, no aspecto físico, os indivíduos maiores de 60 anos são mais suscetíveis a desenvolverem fraqueza nos músculos, doenças como artrite e artrose, problemas de visão, problemas de circulação sanguínea e outras enfermidades comuns na terceira idade.

Já no âmbito neurológico, podem ocorrer alterações no sistema nervoso dos mais velhos, causado por doenças como AVC, Alzheimer e Parkinson.

Todas essas complicações afetam o dia a dia dos idosos, pois comprometem as atividades domésticas, que antes eram realizadas sem dificuldades pelos mais velhos. Além disso, essas implicações costumam ocasionar diversos tipos de acidentes, como as quedas que mencionamos.

Por isso, as apólices residenciais para quem tem mais de 60 anos são tão essenciais. Porque ao serem contratadas, garantem que todo e qualquer acidente que envolva os idosos seja resolvido rapidamente. Outro ponto positivo dos seguros residenciais, é que eles não cobrem apenas contratempos ocorridos com a terceira idade, mas também asseguram a preservação da casa.

Benefícios dos seguros residenciais para a terceira idade

1) Pequenos reparos na residência

Por conta do dia a dia corrido, ocasionado por altas jornadas de trabalho, muitos idosos ficam sozinhos em casa ou cuidam dos netos nas casas de seus familiares. Contudo, às vezes, imprevisto acontecem, e um cano pode estourar ou uma simples lâmpada precisar ser trocada.

Assim, com o seguro residencial, se esse contratempo ocorrer, o mais velho poderá acionar os serviços de reparos emergenciais. Desse modo, além de garantir que o conserto será feito em qualquer momento do dia, o vovô ainda fica livre daqueles profissionais que mais atrapalham do que ajudam.

2) Proteção contra fraudes e golpes

Outro ponto positivo de contratar os serviços de seguro residencial para a terceira idade, é que o idoso fica protegido de possíveis golpes e fraudes. Isso porque a terceira idade, normalmente, é vista como um alvo mais fácil de ser enganado.

Por isso, bandidos disfarçados de profissionais de conserto, podem tentar roubar a casa e, até mesmo, fazer algum mal a pessoa mais velha.

Contudo, se o profissional for indicado pela seguradora, isso não irá acontecer, visto que os encarregados são cadastrados e todos os atos deles são responsabilidade da empresa contratada. Isso transmite maior confiança e preservação do mais velho e da sua própria casa.

3) Realização de obras de acessibilidade

Como sabemos, a mobilidade das pessoas maiores de 60 anos costuma ser mais reduzida, pois problemas musculoesqueléticos surgem no processo de envelhecimento.

Assim, para garantir uma harmonia entre as necessidades básicas de locomoção do idoso e a estrutura da casa, o seguro residencial para a terceira idade também ajuda na obra de adaptação do ambiente domiciliar.

As condições e os termos das mudanças geralmente são feitos no momento da assinatura da apólice residencial para maiores de 60 anos. Então, se você deseja oferecer ao seu familiar uma casa adaptada às necessidades dele, assegure-se que no momento do acordo, essa parte esteja dentro do negócio estipulado.

A reconstrução da residência pelos seguros conta, principalmente, com a instalação de rampas, de corrimãos, a nivelação de pisos, além da troca de iluminação. Tudo pensando na melhor forma de proteger os mais velhos de acidentes domiciliares.

4) Proteção emergencial para os idosos

Se mesmo com todas as medidas de segurança ainda ocorrer algum acidente com o idoso, a empresa de seguro residencial garante a cobertura e assistência para alguns imprevistos que podem acontecer.

Na verdade, é sempre bom estar atento e em contato com o familiar mais velho, mas ter sempre o número da seguradora por perto é essencial.

Segundo estatísticas, entre os acidentes domésticos mais comuns que envolvem idosos estão as intoxicações provocadas por produtos de limpeza, as queimaduras de 1º e 2º graus decorrentes do preparo de alimentos e as fraturas, ocasionadas pelas quedas em idosos.

E como não dá para prever se essas situações emergenciais acontecerão com quem tanto amamos, contratar um seguro residencial para idosos pode ser de grande ajuda nos momentos de aperto. Porque assim, basta o mais velho ou algum membro da família acionar a seguradora que o socorro ou reparo será realizado.

 

Com os serviços de seguro residencial, o idoso fica protegido contra acidentes e imprevistos domiciliares. Conhece alguma seguradora boa e de confiança? Deixe um comentário com o contato da empresa para que outros seniores possam contratar. Gostou da matéria? Então, que tal compartilhá-la com os seus amigos em suas redes sociais?

Deixe uma resposta