Aromaterapia para a terceira idade

Serviços para a terceira idade: aromaterapia

Publicado por

Reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a aromaterapia é um método alternativo de tratamento bastante eficaz na manutenção da saúde e do bem-estar de idosos.

Na terceira idade, as pessoas costumam se precaver contra doenças e outros problemas decorrentes do envelhecimento por meio de cuidados médicos tradicionais e de medicamentos farmacológicos.

Isso ocorre porque nessa fase da vida, os mais velhos ficam mais vulneráveis ao surgimento de doenças físicas e neurológicas comuns à terceira idade. Desse modo, eles recorrem aos médicos especialistas, como geriatras e gerontólogos.

Entretanto, mesmo que os especialistas em cuidar de idosos tenham todo carinho com os pacientes nas consultas e toda atenção com os recursos terapêuticos recomendados, alguns remédios e tratamentos podem apresentar efeitos colaterais aos seniores.

Por isso, em grande parte dos casos, adotar um método complementar ou alternativo de tratamento pode ser muito eficaz para a manutenção da saúde e do bem-estar dos idosos. Assim, a aromaterapia é uma das escolhas que a galerinha da terceira idade pode fazer para proteger e tratar da saúde.

Contudo, tendo em vista que a aromaterapia ainda é desconhecida por muitas pessoas, fizemos uma matéria explicando o conceito desse método terapêutico, os benefícios que ele proporciona e os seus tipos. Acompanhe abaixo:

Aromaterapia, o que é?

A aromaterapia é uma habilidade médica alternativa que consiste em usar óleos essenciais extraídos das flores, cascas, caules e raízes de plantas medicinais para cuidar e aprimorar a qualidade de vida de jovens, adultos e idosos.

As propriedades curativas dos óleos extraídos dessas plantas são capazes de promover o equilíbrio físico e psicológico das pessoas através do uso tópico (aplicação do óleo sobre a pele) ou através da inalação das fragrâncias exaladas pelos mesmos.

O profissional que ministra essa terapia alternativa é chamado de aromaterapeuta e apesar de não ser uma profissão regulamentada no país, é de grande crescimento e expansão, devido aos benefícios que a aromaterapia pode oferecer às pessoas, sobretudo as que estão na terceira idade.

Como funciona a aromaterapia aplicada à terceira idade?

A aromaterapia atua no sistema nervoso central do indivíduo. Sendo assim, é capaz de aliviar sintomas de estresse, depressão, equilibrar o sistema metabólico e combater várias doenças, como hipertensão arterial, hipotireoidismo e insônia.

Depois de inaladas, as fragrâncias chegam ao sistema límbico cerebral, que é o responsável pelo centro das emoções dos indivíduos. Dessa forma, a aromaterapia contribui para o equilíbrio comportamental dos pacientes, deixando-os mais relaxados. Além disso, a terapia dos aromas também melhora a concentração, a memória e fortalece o sistema imunológico do organismo do idoso.

Os efeitos benéficos da aromaterapia podem ser obtidos através dos óleos essenciais, sprays, cremes e sabonetes, desde que contenham a essência vegetal necessária. Quando os aromas são dissipados no ambiente ou aplicados sobre a pele, passam primeiro pelas traqueias do indivíduo, antes de chegar ao cérebro.

Com isso, as substâncias curativas presentes nos óleos penetram nos brônquios, bronquíolos, alvéolos e chegam, consequentemente, na corrente sanguínea. Assim, antes de atuarem no sistema nervoso cerebral, os óleos essenciais tratam resfriados e problemas respiratórios.

Benefícios da aromaterapia para idosos

Cada óleo age de uma forma diferente no organismo da terceira idade, por isso são inúmeros os benefícios que esse método alternativo ou complementar tem a oferecer às pessoas.

As principais vantagens desse tratamento para os idosos são o relaxamento e a diminuição do estresse e dos seus sintomas; a prevenção de doenças como a hipertensão, os problemas de memória e, até mesmo, a depressão.

Além disso, a aromaterapia serve para aliviar as tensões musculares e apresenta ação antibacteriana, fungicida e anti-inflamatória. Sendo assim, é uma substituta natural aos diversos medicamentos que causam efeitos colaterais indesejados no público com mais de 60 anos.

Tipos de tratamento aromaterapêuticos

Apesar de a inalação ser a forma mais usual e eficaz de usufruir de todos os benefícios proporcionados pela aromaterapia e o uso dos óleos essenciais, há ainda a possibilidade de fazer a terapia de outros modos. As técnicas de aromaterapia mais comuns são:

1) Banhos

Um dos métodos mais relaxantes da aromaterapia para a terceira idade é por meio dos banhos. Assim, basta encher a banheira com água morna e colocar algumas gotas do óleo vegetal recomendado.

Essa técnica de aromaterapia é bem vantajosa para os idosos, pois mistura a inalação com o uso tópico, já que permite que o óleo vegetal entre em contato com a pele. Para aprimorar o desempenho desse método, não se esqueça de realizar uma respiração lenta e relaxante durante o banho.

2) Massagem

Outro método bem popular de aplicação da aromaterapia, principalmente em idosos é a massagem. Nessa técnica, os óleos essenciais são diluídos em outros óleos vegetais (chamados de veículos carregadores) e aplicados diretamente sobre a pele do mais velho.

Nesse método, normalmente os óleos vegetais mais usados são os de amêndoas, de coco, manteiga de cacau e manteiga de karité.  Essa é a forma da aromaterapia usada para tratar de problemas de pele, dores musculares, nas articulações ou até mesmo infecções.

3) Compressas

Para o idoso fazer a aromaterapia pelo método das compressas, é necessário diluir algumas gotas do óleo essencial no álcool de cereais e posteriormente colocar essa mistura em uma bacia com água morna.

Após essa etapa, molhe uma toalha ou um pano com água que contém a mistura e torça para retirar o excesso. Com isso, aplique o pano no local em que precisa do tratamento, na forma de compressa.

Esse método é ótimo para aliviar dores musculares, estomacais e cólicas.

 

E você, já conhecia a aromaterapia e todos os seus benefícios? Sim? Então conta para a gente nos comentários qual método dessa terapia alternativa que você usa ou mais gosta! E não se esqueça de compartilhar esse artigo sobre os benefícios da aromaterapia para a terceira idade em suas redes sociais!

Deixe uma resposta