pular carnaval na terceira idade

10 dicas para pular o carnaval na terceira idade

Publicado por

Os idosos brasileiros estão cada vez mais ativos e engajados em atividades que proporcionem bem-estar e qualidade de vida. Pular o carnaval na terceira idade é mais uma delas. Entretanto, na melhor fase da vida é necessário que alguns cuidados sejam observados, para a saúde e a segurança do público 60+.

E quem disse que curtir o feriado brasileiro mais esperado do ano é coisa só de jovens? A festa mais descontraída do país não envelhece e atrai público de todas as idades, tanto os jovens de idade quanto os de espírito.

Mas, para que o carnaval seja apenas um momento divertido entre amigos, familiares e demais foliões, alguns cuidados precisam ser tomados antes de se aventurar atrás de algum bloco de rua. Então, para você, que vai pular o carnaval na terceira idade, fizemos uma lista com algumas dicas úteis para garantir uma festa segura e cheia de alegrias. Confira a seguir:

Dicas para pular o carnaval na terceira idade

O carnaval é a maior festa popular brasileira. É também a festa que mais promove a inclusão social de pessoas de diferentes raças, religiões, orientação sexual e idade, principalmente. Isso porque a festa é ansiosamente esperada por todos: crianças, jovens, adultos e pela galerinha da terceira idade, claro.

O apreço pelo carnaval passa de geração em geração. Os idosos, que fazem parte da época gloriosa do carnaval com suas marchinhas e bailes, transmitem aos seus filhos e netos a cultura da escolha do tema, do preparo da fantasia até a saída às ruas.

Assim, é muito comum vê-los acompanhados de seus familiares durante a festividade.

Entretanto, as mudanças no corpo decorrentes do envelhecimento natural requerem que esses foliões mais experientes sigam algumas dicas para aproveitar ao máximo tudo o que o carnaval brasileiro tem a oferecer. Então, a seguir, listamos 10 delas:

1) Proteja-se do sol

Vai pular carnaval em algum bloco de rua? Então, não se esqueça do protetor solar. Além dele, utilize acessórios como bonés, chapéus, viseiras, óculos de sol e todos os outros que puderem mantê-lo protegido dos raios solares. Não se esqueça de que na terceira idade a pele é mais sensível, e, portanto, mais suscetível a queimaduras e lesões. Dessa forma, prevenir é melhor do que remediar depois, não é mesmo?

2) Mantenha-se hidratado

Beber bastante água é essencial em todas as épocas do ano, mas durante a folia, a hidratação é mais do que necessária. Isso porque o organismo do mais velho tende a se desidratar mais rapidamente em dias comuns, quem dirá em dias de euforia e agitação! Sendo assim, leve consigo uma garrafinha de água e se puder, invista na água de coco, já que além de natural, a bebida é rica em potássio e carboidratos.

3) Deixe cartões de banco e celular em casa

Para pular o carnaval na terceira idade com mais segurança, não leve para as ruas cartões de débito ou crédito, nem celular. Para que seja possível cair na folia sem cair em golpes ou correr o risco de ser furtado, passe antes em alguma agência bancária e retire um valor mínimo para custear lanches, bebidas, passagens de transporte público, táxi ou Uber. Nessa época do ano, é recomendado que você pague suas compras em dinheiro.

4) Leve uma bolsinha doleira

E já que falamos em dinheiro, é importante também mencionar que durante o carnaval as bolsas tiracolo estão dispensadas! Opte por bolsas doleiras (bem parecidas com pochetes), que ficam bem coladinhas ao corpo e evitam perdas e furtos. O legal é que algumas bolsas doleiras podem ficar por baixo da roupa. Assim, você não estraga o seu figurino carnavalesco!

5) Não se esqueça do número de contato

Na terceira idade é normal que alguns esquecimentos aconteçam. Por esse motivo, leve consigo dentro da sua bolsinha doleira um papel com o seu nome completo, idade, três telefones para contato e uma cópia da sua identidade. Isso facilitará que você seja identificado caso algum lapso de memória ocorra, ou, caso algum outro imprevisto aconteça.

6) Vai pegar um táxi ou Uber?

Pular o carnaval na terceira idade requer planejamento antecipado, principalmente quando se trata de transporte para poder voltar para casa. Sendo assim, se for contar com serviços de terceiros como táxi ou Uber, certifique-se sempre do nome do motorista e da placa do carro. Além disso, é importante que um familiar seja avisado antes que você estará embarcando no veículo de um desconhecido.

7) Compartilhe carona

Para não correr riscos dependendo de um táxi ou Uber, você também pode verificar na vizinhança quem vai pular carnaval no mesmo local e compartilhar a carona. Divida com o motorista e proprietário do automóvel custos como combustível e pedágios, por exemplo. Além de sair mais barato, ter por perto alguém conhecido torna a folia mais segura.

8) Vai viajar durante o carnaval?

Procure levar em uma única bagagem tudo o que é necessário para passar a semana da folia. Invista em roupas leves, coloridas, com muito brilho e estilo. Além disso, não se esqueça de priorizar no máximo dois sapatos bem confortáveis. Leve um lanchinho na bagagem de mão e não se esqueça dos seus medicamentos diários. Se você tiver hipertensão arterial ou diabetes, um médico deverá ser consultado antes.

9) Não pode sair de casa? Leve o bloco até você!

Se por acaso você não curtir a agitação do carnaval de rua ou caso tenha mobilidade reduzida, poderá chamar seus familiares e amigos para uma festa particular. Isso mesmo! Promova um baile de carnaval na sua casa! Convide os amigos, vizinhos, filhos e netos para uma festa à fantasia. Invista no confete, na serpentina e coloque para tocar aquelas marchinhas de carnaval que você tanto gosta. Temos certeza de que todos vão adorar a sua festa e a sua companhia.

10) Não se esqueça do alongamento!

Antes de se entregar à folia nas ruas do Brasil durante o carnaval, faça alongamentos. Esses exercícios físicos têm como objetivo principal preparar o corpo para alguma atividade física intensa, pois alongam os músculos, conferindo mais flexibilidade corporal ao indivíduo. Além disso, os alongamentos melhoram a coordenação motora e o equilíbrio dos idosos, ideal para quem vai aproveitar ao máximo a maior festa brasileira.

E assim, a equipe Inonni deseja um carnaval de muita saúde e paz para todos!

E você? Já preparou sua fantasia para este carnaval? Conta para a gente nos comentários como será a sua comemoração!

Deixe uma resposta