Os benefícios do artesanato para a terceira idade

Os benefícios do artesanato para a terceira idade

Publicado por

Além de deixar os ambientes mais enfeitados e aconchegantes, o artesanato é uma atividade manual que oferece inúmeros benefícios à saúde.

Seja para decorar o lar ou para ganhar uma graninha extra no final do mês, várias pessoas recorrem às atividades artesanais como pintura, bordado entre várias outras. Entretanto, o que você talvez não saiba é que o artesanato é uma excelente terapia para a terceira idade, pois além de deixar a mente mais ativa, ainda trabalha as funções cognitivas do idoso.

O artesanato é considerado uma atividade cognitiva, pois trabalha funções como pensamento, memória, raciocínio, percepção e até mesmo a linguagem. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, já sugeriram as atividades cognitivas exercitam o cérebro e preservam a memória.

Os benefícios do artesanato para a terceira idade

1) Estimula a memória

Não é novidade para ninguém que depois dos 60 a memória já não é mais a mesma. Entretanto, o artesanato pode ajudar a estimular a mente, pois exige criatividade do idoso. Assim, atividades artesanais simples como corte, costura, pintura, crochê e tricô podem se tornar ótimas terapias para a terceira idade.

Isso porque o artesanato ativa os canais sensoriais do indivíduo, fazendo com que eles tenham que usar a imaginação e a criatividade. Além disso, uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo aponta que idosos que realizam artesanato são sete vezes menos propícios a apresentarem doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, por exemplo.

2) Afasta pensamentos ruins

O artesanato como terapia também é capaz de afastar pensamentos negativos nos idosos. Porque atividades como pintura, bordado, crochê e várias outras exigem muita concentração para que possam ser executadas. Assim, é possível equilibrar as emoções e deixar de pensar nos problemas da vida por algum tempo.

3) Promove a interação social e o aprendizado

Quando o artesanato é praticado em grupo, ele promove a interação social. Isso afasta sentimentos de solidão e de depressão na terceira idade. Além disso, ao desenvolver trabalhos manuais, novos conhecimentos são adquiridos, por meio do aprendizado e da prática de novas técnicas.

Ideias de artesanato para a terceira idade

Agora que você já conheceu os benefícios do artesanato para a terceira idade, que tal praticar um pouco? Veja a seguir algumas sugestões para enfeitar a sua casa e a sua vida!

1) Quadro decorativo feito com rolhas

Você pode dar um up na decoração da sua casa, basta usar a criatividade e alguns materiais que você tenha disponível, como rolhas de garrafas de vinho, por exemplo. Além de fácil, o quadro fica uma graça e pode ser usado na sala de estar, de jantar, na varanda e até mesmo na cozinha!

artesanato para a terceira idade, quadro de rolhas

2) Porta lápis feito com reaproveitamento de latas

Sabe aquelas latas de leite moça que vão para o lixo todos os meses? Pois é, elas também podem ser reaproveitadas e usadas na decoração da sua casa! Além delas, as latas de leite e as de achocolatado também podem virar porta lápis. Você pode, inclusive, presentear os netinhos e os amigos com o seu trabalho e assim, fazer propaganda do mesmo para ganhar uma graninha extra.

Artesanato para a terceira idade, porta lápis

3) Hortinha com garrafa pet

Agora, se o seu negócio for cultivar plantas e hortaliças, a hortinha feita com reaproveitamento de garrafas pet pode ajudá-lo a compor uma decoração única e cheia de personalidade para a sua casa!

artesanato para a terceira idade, hortinha com garrafa pet

4) Porta copos decorados

E para provar que a criatividade não tem limites, olha que lindos porta copos decorados encontramos pelas nossas andanças na internet! Você pode usar vários materiais para compor o seu, como papelão revestido com tecido ou papel contact, azulejos ou pedaços de madeira provenientes de uma reforma. Use a imaginação e mãos à obra!

artesanato para a terceira idade, porta copos decorado

5) Luminária feita com papelão

E para fechar a nossa listinha de ideias de artesanato para a terceira idade, a luminária feita com papelão de caixa de pizza! Se não souber como desenvolver a parte elétrica, peça ajuda a um profissional.

Artesanato para a terceira idade, luminária feita com papelão

Podemos concluir que o artesanato contribui para a melhoria da qualidade de vida do idoso, já que é uma atividade capaz de trabalhar as funções cognitivas do indivíduo e ainda gerar uma graninha extra no fim do mês.

E você, quer mais dicas de artesanato para a terceira idade? A seguir você confere alguns links de sites especializados em dicas de trabalhos manuais. Inclusive, as ideias acima foram retiradas deles:

https://www.artesanatopassoapassoja.com.br

http://artesanit.blogspot.com

https://www.fazfacil.com.br

http://www.portaldeartesanato.com.br/

 

Então, o que achou das dicas de artesanato acima? Já fez alguma delas? Conta para a gente nos comentários qual você mais gostou!

Deixe uma resposta