Tratamento foto sônico para fibromialgia

Tratamento da fibromialgia: aparelho criado por pesquisadores da USP consegue zerar dor da doença

Publicado por

Criado pelo Instituto de Física da USP de São Carlos, aparelho para tratamento da fibromialgia reduz em até 90% as dores provocadas pela doença.

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta os tecidos conjuntivos do corpo, causando dores e sensibilidades nas articulações, músculos, ossos, ligamentos e tendões. Os idosos são os mais acometidos pela doença. Isso porque nessa fase da vida, há o enfraquecimento muscular e ósseo decorrente do processo natural de envelhecimento.

Além das dores crônicas, a fibromialgia também causa dificuldades para dormir, fadiga, tontura e muitos outros sintomas. Por esse motivo, a doença é considerada como uma das que mais afeta a qualidade de vida das pessoas na terceira idade.

Entre as causas da fibromialgia podemos destacar a hereditariedade, abalos físicos ou emocionais, obesidade e idade avançada. Além disso, pesquisas também sugerem que a doença afeta mais o público feminino.

Tratamento da fibromialgia: opções atuais

1) Fisioterapia

A fisioterapia ajuda bastante na redução dos sintomas da fibromialgia, já que durante as sessões, são realizadas atividades como alongamento, massagens e exercícios de relaxamento muscular.

2) Atividade física

As atividades físicas também são grandes aliadas ao combate dos sintomas da doença. Isso porque diversas modalidades de exercícios físicos trabalham o fortalecimento muscular, como caminhada, natação e musculação.

Além disso, essas atividades também trabalham a flexibilidade dos músculos e podem ser realizadas por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, desde que acompanhadas por um educador físico.

3) Acupuntura

Essa técnica oriental milenar também é eficaz no tratamento da fibromialgia. Isso porque esse método consiste em introduzir agulhas finas em pontos específicos do corpo, para provocar efeito anestésico e tratar diversas doenças.

Assim, se o mais velho não tiver problemas com agulhas, poderá fazer uso desse método para aliviar os sintomas da fibromialgia. Contudo, esse tratamento ainda é questionado pela medicina ocidental. Portanto, antes de adotar tal procedimento para se livrar dos incômodos provocados pela fibromialgia, converse com seu reumatologista.

4) Medicamentos

Normalmente os medicamentos mais comuns para o tratamento da fibromialgia incluem anti-inflamatórios, analgésicos, ansiolíticos ou antidepressivos.

Tratamento da fibromialgia: surge uma nova esperança

Pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) criaram um tratamento inovador contra a fibromialgia. Chamado de Foto Sônico e coordenado pelo professor Vanderlei Bagnato, o tratamento da fibromialgia é realizado a partir de um equipamento, que une a aplicação conjugada de ultrassom e laser terapêutico de baixa intensidade.

Considerado pioneiro no mundo, o tratamento dispensa o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos. Além disso, na fase experimental, foi capaz de zerar a dor da fibromialgia em 90% dos pacientes, segundo relatos do pesquisador Antônio Eduardo de Aquino Junior, que liderou a pesquisa.

A fisioterapia, que é o tratamento tradicional para fibromialgia, é realizada nos locais da dor, chamados de pontos gatilho. Já o tratamento Foto Sônico é aplicado nas palmas das mãos, com duração média de 3 minutos em cada uma. São necessárias dez sessões.

“Os pacientes com fibromialgia contêm um número maior de células sensoriais nas mãos do que as pessoas que não têm a doença. Então, utilizamos as palmas das mãos como porta de entrada para o tratamento. A ação luminosa em contato com o tecido celular produz ATP, que é energia. Como consequência, diminui a fadiga do paciente. Apesar da aplicação ser somente nas palmas das mãos, o efeito do tratamento é sistêmico, ou seja, atinge todo o corpo”, explica o pesquisador Antônio Eduardo de Aquino Junior.

Tratamento Foto Sônico não cura fibromialgia

O pesquisador ainda ressalta que a fibromialgia, por ser considerada uma doença crônica, não tem cura. Contudo, o tratamento Foto Sônico pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A duração do tratamento pode variar de pessoa para pessoa. Segundo o pesquisador, existem pessoas que se submeteram ao tratamento e ficaram 30 dias sem dor, por exemplo; já outras, se livraram das dores por períodos maiores, até três meses.

A explicação para esse alívio está no fato de que a aplicação do ultrassom e do laser conjugados potencializa a ação anti-inflamatória de ambos os recursos, promovendo o equilíbrio no organismo e, por consequência, controlando a dor.

De acordo com o pesquisador, a previsão é que o equipamento Foto Sônico para o tratamento da fibromialgia chegue às clínicas médicas até o meio do ano.

Onde tratar?

No momento, há dois pontos de atendimento em São Carlos, a cerca de 230 km de São Paulo, onde está localizada a universidade. Um deles é a Unidade de Terapia Fotodinâmica, na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3509-1351. As sessões são gratuitas. O outro local é a clínica Multifisio, onde é cobrada uma taxa simbólica de cerca de R$ 40. O telefone de contato é (16) 99762-7273.

Você também pode conferir a matéria na íntegra no Portal R7

E você, tem fibromialgia ou conhece alguém que tenha? Então conta para a gente nos comentários o que achou dessa nova opção de tratamento!

Um comentário

Deixe uma resposta