Acessórios de acessibilidade que melhoram a qualidade de vida dos idosos e pessoas com deficiência.

Publicado por

É muito comum associar os acessórios de acessibilidade para idosos a bengalas e até mesmo cadeiras de rodas. Entretanto, há outros tipos de produtos para quem sofre com a mobilidade reduzida ao chegar na terceira idade.

O objetivo principal desses produtos é oferecer não apenas mais força, mas também mais versatilidade e autonomia aos idosos para que possam ter uma melhor qualidade de vida.

De fato, um idoso que more com a família ou tenha acompanhamento de enfermeiros pode ter auxílio constante. Porém, se ele puder ter o máximo de autonomia possível, certamente é melhor ainda para ele.

Por isso, os acessórios de acessibilidade para idosos podem constituir luvas e até mesmo cintas para facilitar as atividades de cadeirantes. A seguir você entenderá melhor como eles funcionam e qual a sua importância!

Acessórios de acessibilidade: luva adaptada para idosos

Esse é o tipo de acessório de acessibilidade para idosos que não é tão comum de ser divulgado. Isso porque muitas pessoas julgam que ter mobilidade reduzida ou até mesmo estar em uma cadeira de rodas é uma condição difícil de ser melhorada. Entretanto, a luva adaptada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida é uma forma de mudar essa realidade com conforto e mais praticidade ao idoso.

Essas luvas não são comuns, como o próprio nome diz: são adaptadas. A principal função desse acessório para idosos é melhorar a pressão da palma da mão ao pegar objetos, inclusive barras de apoio. Isso porque é comum que idosos desenvolvam dificuldade para atividades comuns, como escovar o cabelo, segurar ferramentas ou praticar exercícios físicos.

O que a luva faz, portanto, é prevenir acidentes, como no caso de segurar pesos de academia, e oferecer melhor aderência à mão. Assim, é possível realizar atividades simples com autonomia e com um risco menor de acidentes, principalmente o de quedas em idosos.

A luva é indicada até mesmo a tetraplégicos ou pessoas que, por alguma razão, sofreram uma diminuição da pressão palmar. No caso dos idosos, isso é muito comum, já que a perda de massa muscular é um dos principais fatores que surgem com o envelhecimento.

É importante ainda que a luva seja de um material qualificado. No caso da opção da marca Reapta disponível no portal Inonni, o acessório de acessibilidade para idosos é de neoprene reforçada com fita de nylon.

Acessórios de acessibilidade: faixas de transferências para idosos

Outro problema comum na terceira idade é movimentar-se sem causar nenhum acidente ao corpo. De fato, isso pode parecer sem finalidade para quem não possui mobilidade reduzida, mas na terceira idade é um problema recorrente.

O que acontece é que pacientes que precisam ser auxiliados por fisioterapeutas, por exemplo, devem tomar cuidado com a coluna e a postura. Até mesmo na hora de trocar a roupa de um paciente o cuidador precisa ter atenção especial.

A fim de evitar isso, é possível investir nas faixas de transferências para idosos. O modelo de faixa de transferência de pernas, por exemplo, auxilia o paciente ou cuidador a mudar de posição entre sentado e em pé. Trata-se de uma espécie de cinto que une ambas as pernas e conta com alças resistentes. Assim, os movimentos ficam mais fáceis e leves, principalmente para quem não se consegue movimentar as pernas sozinho.

Outra opção desse acessório de acessibilidade para idosos é a faixa de transferência tóraco/lombar. Ela deve ser utilizada no tronco e conta com alças laterais que permitem que o cuidador possa mudar a posição do paciente. É útil principalmente como um apoio para auxiliar o paciente a levantar sem o risco de lesionar a coluna dele.

Ainda, o cinto de transferência e apoio com alça é outra opção que ajuda principalmente ao caminhar. Ele é utilizado na região abdominal e conta com alças laterais para pegada e alças inferiores que ficam entre as pernas. Dessa forma o acessório proporciona maior controle e segurança do idoso quando ele está em pé. Além disso, auxilia o cuidador na transferência do paciente deitado, sentado ou em pé.

Dicas para melhorar a qualidade de vida de idosos

Os acessórios de acessibilidade para idosos apresentados acima podem ser um grande diferencial na vida deles. Indo além desses artigos, há outras formas de buscar melhorar a qualidade de vida na terceira idade, visto que os brasileiros estão vivendo cada vez mais. Por isso, separamos algumas dicas importantes com relação ao quarto de um idoso que podem ajudar na rotina dele:

1) Mesa de cama

Ter uma mesa ao lado da cama é muito importante para idosos. Além de evitar que precisem levantar a todo momento, pode ser um local adequado para deixar sempre em evidência os medicamentos a serem tomados durante a noite, por exemplo.

2) Garrafa com água

Que tal aproveitar a mesa de cama e deixar sempre uma garrafa com água nela? Lembre-se de que idosos precisam se hidratar constantemente para melhorar o funcionamento do organismo! A garrafa ao lado da cama é a melhor forma para não se esquecerem disso!

3) Abajur

Evitar que idosos precisem levantar e andar no escuro até o interruptor do quarto pode ser um perigo. Por isso, a dica é ter sempre um abajur próximo da cama.

4) Televisão

Além da preocupação física, é preciso lembrar-se também da saúde mental dos idosos. Nessa idade muitos sentem-se sozinhos ou entediados. Manter uma televisão no quarto ajuda a passar o tempo e fazê-los com que se sintam mais informados sobre o mundo.

Invista em qualidade de vida!

A grande questão da terceira idade é a qualidade de vida. Apesar de ser uma fase da vida em que a limitação física se torna mais evidente, há formas de tornar isso menos doloroso. Oferecer a possibilidade de o idoso sentir-se com maior controle sobre a sua vida é uma dessas formas!

Portanto, fique atento ao que o mercado de acessórios de acessibilidade para idosos oferece. As luvas adaptadas e as faixas de transferência são algumas das opções disponíveis no portal Inonni.com.br, a primeira plataforma online dedicada à terceira idade. Caso tenha alguma dúvida sobre os produtos e serviços ofertados em nosso site, entre em contato através do canal abaixo:

Inonni Mktplace

  • Sac: (11) 2777-5765;
  • Atendimento: de segunda a sexta, das 9:00h às 19:00h.

Para conhecer mais opções de acessórios de acessibilidade, entre no site: inonni.com.br

Deixe uma resposta