Como adaptar a casa para idosos

Como adaptar a casa para idosos? Dicas úteis cômodo a cômodo

Publicado por

Um grande desafio enfrentado por todos aqueles que têm um familiar idoso é adaptar a casa para eles, já que estes desenvolvem algumas limitações físicas e acabam por precisar de espaços personalizados. Dessa forma, seja no banheiro, sala ou quarto, todos os espaços devem oferecer conforto e segurança para os mais velhos.

Se você não sabe como adaptar uma casa para idosos, há algumas mudanças que pode incluir. Elas vão desde medidas práticas, como mudar a iluminação, até a implementação de barras de segurança. A seguir você poderá entender melhor essas dicas!

Dicas de como adaptar a casa para idosos

Tem como deixar uma casa perfeita para os idosos? Sim!! Tudo é uma questão de projetar os móveis e espaços de acordo com as necessidades de cada pessoa. Separamos algumas dicas para você:

1) Invista em um piso seguro

Invista em pisos antiderrapantes e sem desníveis, pois facilita o uso de bengalas e andadores.

Obviamente, a parte mais importante nesse processo todo precisa ser o piso! Isso porque um piso com facilidade para escorregar ou com desníveis é uma das grandes causas de quedas em idosos.

A ideia é apostar em acabamentos com padrões de qualidade e texturas que evitam quedas. Ou seja, o chão precisa estar livre, inclusive sem problemas no próprio piso. Por isso, opte por ambientes nivelados, evitando degraus.

Ainda, se houver escada, procure por itens de segurança para ela. Evite também tapetes, já que podem deixar pontas levantadas e causar acidentes. Pisos antiderrapantes, por exemplo, podem ser a melhor escolha!

2) Cuidado com a iluminação!

Com o envelhecimento é comum que já não se enxergue da mesma forma. Graças a isso, muitos idosos passam a precisar de ambientes mais iluminados e acesso facilitado aos interruptores.

Por isso, ao pesquisar sobre como adaptar a casa para idosos, não se esqueça da iluminação! Primeiramente, procure incluir lâmpadas em todos os cômodos, até mesmo em corredores pequenos onde há janela. Embora pessoas novas tenham facilidade de se deslocar no escuro, o mesmo não acontece com idosos.

Já quanto aos interruptores, posicione-os próximos à cama do idosos. Nos demais cômodos, procure não colocá-los atrás de mobiliários pois dificulta que sejam acessos.

3) Opte por espaços limpos

Opte por poucos móveis em casa

Nesse caso, “limpos” não quer dizer em termos de higiene, mas visual. Sendo assim, procure deixar os cômodos da casa espaçosos, ou seja, evite os armários, plantas e cadeiras espalhados.

Além disso, lembre-se de deixar os fios de eletrodomésticos e ligações sempre presos às paredes. Principalmente próximo às portas, evite qualquer móvel fora do lugar.

4) Na hora de adaptar a casa, não se esqueça do quarto

cama adaptada para idosos
Grade de Cama Senior Sleep Theva 54x94x05cm – Copespuma

Se você deseja descobrir como adaptar a casa para idosos, saiba que até mesmo a cama precisa de atenção! Certamente, essa dica é mais válida para casos de idosos com a mobilidade bastante reduzida, porém ainda é importante.

Dessa forma, invista em grandes de cama que evitam que a pessoa caia para fora dela. Elas são comuns em camas de hospitais, mas também podem ser adaptadas para a sua casa.

modelos disponíveis no mercado que são fáceis de montar, possuem tela que ajuda a ventilação e ainda são portáteis. Assim, você pode mudar de cama ou quarto e não há problema!

5) Inclua barras de apoio no banheiro

Barra de apoio para banheiro
Barra apoio reta 50cm

O banheiro é provavelmente o local onde há mais chance de acidentes para a terceira idade. Por isso, ao adaptar a casa para idosos, não se esqueça dele!

É fundamental equipar o banheiro com barras de apoio que oferecem mais segurança. Além de servirem justamente como um apoio, também previnem acidentes pois o idoso tem onde se segurar caso se desequilibre.

As barras podem ser colocadas de diversas formas ao redor do banheiro. A barra de apoio para o box é uma das mais utilizadas e pode ser encontrada em diversas dimensões. Quanto ao chão do box, o ideal é que seja antiderrapante e evite ao máximo que se escorregue.

As barras de apoio também podem ser incluídas junto ao vaso sanitário. Para muitos idosos elas são fundamentais, já que o movimento de sentar e levantar torna-se cada vez mais difícil.

Você ainda pode adicionar barras de apoio próximas à pia. Afinal, o perigo de escorregar no local é muito grande. Elas auxiliam também na hora de lavar as mãos, o rosto e os dentes.

6) Tenha atenção com os móveis!

O mobiliário também é importante na hora de adaptar a casa para idosos. Em primeiro lugar, é importante que os móveis tenham bordas arredondadas, evitando quinas pontudas.

Além disso, cuidado com sofás que sejam difíceis de se levantar ou dificultem para manter a postura. Nesse caso, almofadas em volta podem ser um bom apoio. O ideal é que eles permitam que o idoso mantenha os pés no chão enquanto está sentado.

Já na cozinha, lembre-se de evitar armários muito altos ou com vidro. Procure guardar tudo que é mais utilizado ao alcance dos idosos sem um esforço grande.

7) Áreas externas

Como adaptar casa para idosos, área externa

A parte externa da casa não deve ser esquecida no processo de adaptação ou planejamento. Se a casa tiver piscina, por exemplo, é importante cuidar o chão em volta. Se for possível, coloque alguma cerca ao redor para evitar acidentes.

Além disso, cuidado novamente com o desnível do piso, já que em chãos externos isso é mais comum. Procure ainda deixar o espaço com o mínimo de objetos espalhados. Mesmo sendo uma área ao ar livre, é importante manter a organização para que o idoso não tropece em nada.

Invista na prevenção!

Adaptar a casa para idosos exige alguns esforços, mas é realmente necessário! Essas mudanças representam um grande aumento na segurança e qualidade de vida de qualquer idoso que apresente problemas de mobilidade. Segundo pesquisas da Universidade de São Paulo, esses cuidados ao projetar a casa diminuem em até 40% o número de acidentes domésticos.

Portanto, se você está preparando a sua própria casa ou de outra pessoa, considere as dicas acima! É importante investir nos acessórios que sejam essenciais e realizar outras pequenas mudanças que não exigem gastos. Você dificilmente chagará a uma “casa perfeita”, mas com certeza aumentará significativamente a segurança nela!

Adaptar a casa para idosos: onde encontrar acessórios de segurança?

Com a Inonni.com.br você pode comprar barras e acessórios de apoio para adaptar uma casa para idosos com muita praticidade e economia. São várias opções de marcas e valores, para você escolher o produto que melhor atende as suas necessidades de adaptação. Veja como entrar em contato:

Inonni Mktplace

  • Sac: (11) 2777-5765;
  • Atendimento: de segunda a sexta, das 9:00h às 19:00h

Para conhecer mais opções, entre no site: inonni.com.br

 

Deixe uma resposta