Suplemento alimentar para idosos

Suplementos alimentares para terceira idade: conheça os principais benefícios

Publicado por

Aumentar a qualidade de vida na terceira idade significa utilizar de todos artifícios necessários. Para isso, é possível incluir entre eles o uso de suplementos alimentares, que podem ter funções diversas no organismo. Além de uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios leves e moderados, a suplementação é outra forma de prevenir o enfraquecimento ósseo, por exemplo.

Essa também é uma forma de lutar contra outros problemas do avanço da idade. A perda de peso involuntária, falta de vitaminas no organismo e também a flacidez podem ser combatidas com suplementos para terceira idade. Por isso, neste artigo você descobrirá os seus benefícios e como utilizar os suplementos para melhorar a saúde!

Suplementos alimentares: o que são?

Suplementos alimentares para idosos
Suplemento alimentar para idosos Vem, Vida.

De acordo com a nutricionista da “Vem, Vida” Juliana Ramos (CRN 3487), os suplementos têm uma definição simples. Eles são produtos com a finalidade de incrementar a dieta com nutrientes e substâncias específicas.

Nisso, é possível incluir os suplementos vitamínicos ou minerais e ainda com substâncias como ômega 3. A nutricionista alerta para o fato de que todos os suplementos devem ser regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Quando utilizar?

Primeiramente, é importante entender quando é indicado incluir suplementos na alimentação diária. Usualmente eles são indicados quando o indivíduo não atende uma demanda diferenciada do organismo.

Ou seja, caso o seu organismo esteja com deficiência de carboidratos, proteínas ou vitaminas, a suplementação pode ser adequada. Isso porque há quantidades diárias específicas de cada substância que o seu organismo necessita diariamente. É graças a isso que ele pode funcionar como deve.

Portanto, os suplementos não são considerados medicamentos, mas auxiliam diretamente na melhora da saúde. Ainda, o uso deve ser aliado a uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

Quais os benefícios da suplementação alimentar para terceira idade?

No caso dos suplementos para terceira idade, é importante entender que uma pessoa de 60 anos tem necessidades específicas. É diferente, por exemplo, de uma criança ou alguém com 20 anos, pois cada idade tem suas particularidades.

Conforme salienta Juliana Ramos, o envelhecimento é um processo com inúmeras alterações fisiológicas. De fato, elas afetam a necessidade dos nutrientes no organismo. Para você entender melhor, veja as principais consequências do avanço da idade:

  • Perda do apetite;
  • Dificuldade de mastigação;
  • Comprometimento da absorção de alimentos e nutrientes;
  • Enfraquecimento dos ossos pela perda de cálcio;
  • Menor capacidade cognitiva;
  • Perda de massa muscular;
  • Doenças crônicas;
  • Imunidade fragilizada.

Dessa forma, a suplementação deve visar principalmente os nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas e ômega 3. Eles ajudam a fortalecer o organismo e aumentam a qualidade de vida na terceira idade.

Quais suplementos alimentares utilizar?

Do coração à pele, há suplementos com todo tipo de benefício. Afim de ajudar você na hora de escolher, apresentamos a seguir as principais propostas que um suplemento alimentar para terceira idade deve conter!

1) Suplemento de DHA

Suplemento DHA
Suplemento DHA Vem, Vida.

O DHA é um tipo de gordura, mas, ao contrário do que você pode imaginar, ele faz bem à saúde! Normalmente, é encontrado no ômega 3. Entre as suas principais funções está colaborar com a saúde do cérebro e cognitiva

Por isso, um suplemento para idosos com DHA é altamente poderoso para manter a atividade cerebral. Especialmente na terceira idade, manter um nível alto de DHA ajuda a prevenir problemas cognitivos.

Neste vídeo a nutricionista explica como funciona o DHA:

2) Suplementos para o coração

combo de suplementos alimentares para idosos
Combo de suplementos Vem, Vida – corpo, mente e coração.

É evidente que a atividade cardíaca é uma das que mais causam preocupação na terceira idade. Por isso, suplementos que visam manter a saúde do coração fortalecida são muito bem-vindos!

Na verdade, o coração é um dos órgãos que precisam que todo o seu corpo esteja bem, afinal, tudo é refletido nele, do emocional ao físico. Por isso, o indicado pode ser um pack com os três pilares importantes à saúde: corpo, mente e coração.

Dessa forma, você consegue equilibrar os níveis de ômega três e colesterol no corpo. Além de serem benéficos ao cérebro, eles também são ideais para o bom funcionamento do coração!

Essa importância de uma coordenação entre as três áreas é tamanha que a Vem, Vida oferece um combo com três suplementos. Cada um deles possui uma função diferente, justamente para alinhar o equilíbrio do organismo!

3) Suplementos de EPA

O EPA é chamado de ácido eucosapentaenóico e age como um anti-inflamatório no organismo. Graças a isso, ele é benéfico para a saúde cardiovascular e impede a formação de coágulos.

As vantagens desse suplemento ao corpo ainda vão além, já que o EPA tem funções variadas. Ele é indicado para idosos com problemas como celulite, obesidade e auxilia também no tratamento da artrite reumatoide.

4) Suplemento Antioxidante

Suplemento alimentar para idosos
Suplemento Antioxidade Vem, Vida.

Um antioxidante pode ser uma opção ideal para muitas pessoas que buscam suplementos para terceira idade. Como o nome dá a entender, ele reúne em um único suplemento diversas substâncias necessárias para o organismo.

Ao contrário do EPA, que também é um antioxidante, o objetivo nesse caso é diferente. Há suplementos indicados que devido a sua composição formam um potente Antioxidade. Ou seja, eles contam com inúmeros componentes ricos para a saúde:

  • Coenzima Q10;
  • Óleo de semente de uva;
  • Batacaroteno;
  • Vitaminas E, D e K.

Esses antioxidantes são fundamentais para agirem contra os radicais livres, que danificam células saudáveis no corpo e causam o envelhecimento precoce. São exatamente essas células que podem levar ao surgimento de doenças como diversos tipos de câncer.

Para se ter uma ideia, a coenzima Q10 melhora até mesmo a fadiga muscular. Ainda, ela age com benefícios à saúde do coração.

Utilize os suplementos alimentares de forma responsável!

Depois de conhecer alguns tipos de suplementos que podem ajudar na sua qualidade de vida, essa dúvida pode surgir! Afinal, cada pessoa tem uma necessidade diferente no organismo!

Embora nos produtos da “Vem, Vida”, por exemplo, exista uma indicação do ideal a se consumir, é preciso atenção em outros casos. Para fazer uma suplementação mais rígida, você deve sempre contar com um acompanhamento médico.

A maioria dos suplementos é importante principalmente para prevenir doenças comuns na terceira idade. Alie essa rotina aos suplementos alimentares e viva muito melhor!

Deixe uma resposta