dia internacional da música

Dia Internacional da Música – Comemore você também!

Publicado por

A música faz parte da nossa vida desde quando éramos criança, quando nossos pais cantavam uma cantiga ou quando você brincava de roda com seus amigos. Mesmo na maturidade é sempre hora de começar algo novo, como tocar um instrumento ou cantar. Aliás, sabia que dia 21 de junho é considerado o Dia Internacional da Música?

Confira, a seguir, mais sobre como esse dia surgiu e qual a importância da música em nossas vidas.

Como nasceu o Dia Internacional da Música?

Para falarmos sobre como nasceu o Dia Internacional da Música é preciso dizer que não há só um dia específico, mas sim três. Isso mesmo!

Comecemos pelo dia 21 de junho, em que no ano de 1982 o Ministério da Cultura Francês incentivou a criação do evento Fête de la Musique. Esse festival foi criado nesse ano e a partir de então começou a crescer e se espalhou para outros 110 países, como Alemanha, Nepal, Itália e Marrocos.

Seu objetivo era de promover a música. Assim, músicos amadores e profissionais faziam shows pelas ruas. Além disso, outro intuito era de que o público pudesse ter acesso a todos os gêneros musicais. Para isso, foram realizados concertos gratuitos.

Outra data em que se comemora o dia da música é 01 de outubro. Ela foi escolhida pela International Music Council ─ organização não-governamental fundada como apoio da UNESCO ─, em 1975, com o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos e levar os sons musicais para todos os setores da sociedade.

Por último, no Brasil, temos o dia 22 de novembro como o Dia da Música e dos Músicos. Isso acontece, pois no mesmo dia é comemorado o dia de Santa Cecília. Ela é a padroeira dos músicos, pois, segundo a crença, ela cantava com tanta doçura que fez com que um anjo descesse do céu para ouvi-la.

Sendo assim, sugerimos a você que comemore esse dia em qualquer uma das três datas. Afinal, todo dia é dia de escutar uma boa música e ser contagiado por ela. Ou melhor ainda, comemore tocando e cantando!

Qual é a importância da música para nós?

A música está presente em praticamente todas as tribos do mundo, até nas grandes cidades. E ela não é algo recente. Há muitos séculos as pessoas tocam instrumentos e cantam. Ela é uma forma de se expressar e também proporciona identidade.

O músico expressa seus sentimentos por meio das letras e das melodias. É só pegar uma música e analisá-la. Ela vai falar sobre algo, seja ele algo superficial ou muito profundo.

Ao ouvirmos um som também nos identificamos e começamos a vibrar com ele. Por exemplo, quando estamos tristes temos uma tendência maior em escurtamos músicas mais tristes, pois elas refletem o que estamos sentindo. Já quando estamos alegres, procuramos por melodias mais vibrantes e alegres.

Já na questão de identidade, ela faz com que as diferentes tribos, sejam as selvagens como as urbanas possa se unir e se identificar. E aqui não é importante qual é o melhor estilo de música, mas sim qual que faz seu coração vibrar.

Aliás, há muitas pessoas que tem vontade de aprender a tocar um instrumento ou cantar, mas vão deixando para depois e quando veem passaram anos e ainda nem colocaram em prática esse sonho. Se você é uma dessas pessoas, não sinta que é tarde demais para isso. Aproveite que entre para uma aula de violão, canto ou outro instrumento.

O importante é ter a vontade e querer aprender. Então, aproveite que o Dia Internacional da Música está chegando e inicie seu sonho musical! E para quem quer aprender a cantar, confira nossas aulas de canto!

Deixe uma resposta