geração 50+

Por que a geração 50+ não se identifica com o mercado? Por que as empresas não focam nesse nicho?

Publicado por

A geração “Baby Boomer”, ou seja, pessoas que nasceram entre 1940 e 1960, está hoje com mais de 50 anos. Isso nos diz, que elas continuam sendo ativas no mercado de trabalho, uma vez que a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos. Sendo assim, a geração 50+ está nas empresas, mas também está em busca de emprego.

Considerando que na fase jovem dessas pessoas a internet era em desenvolvimento e que a tecnologia era bem rudimentar, comparado ao que temos disponível hoje, como smartphone, notebook e dispositivos automáticos, elas têm maiores dificuldades em voltar ao mercado de trabalho.

E não só isso, quem voltou a trabalhar nota que as regras mudaram. Os jovens de hoje, que são da geração X, Y e alguns da Z, estão ativos no mercado de trabalho e tiveram mais facilidade em se adaptar às mudanças, principalmente os da Y e Z. Isso porque, eles cresceram junto com a tecnologia. 

Diferenças entre as gerações

Vamos analisar um pouco mais a fundo cada geração para entendermos melhor quais são as principais dificuldades de identificação da geração 50+ com o mercado de trabalho atual. Acompanhe:

  • Baby Boomer (50+) – são as pessoas que nasceram entre 1940 e 1960. São profissionais mais conservadores, que gostam da estabilidade no trabalho e são reconhecidos por sua experiência.
  • geração x – pessoas que nasceram entre 1960 e 1980. Apesar de ainda se sentirem inseguras com a possibilidade de perder seu emprego, essa geração tem mais adaptabilidade ao mercado de trabalho.
  • geração Y – pessoas que nasceram entre 1980 e 2000. Por serem profissionais que acompanharam de perto as novidades na tecnologia, são mais flexíveis e buscam seus próprios objetivos profissionais.
  • geração Z – pessoas que nasceram depois de 1990. Seu comportamento é mais individualista e não prezam por ficar anos trabalhando em uma mesma empresa. Eles nasceram e cresceram junto da tecnologia, sendo assim, têm mais facilidade em fazer tudo de forma virtual.

Como o mercado de trabalho pode lidar com essas diferenças entre gerações?

A maioria das empresas acompanhou as tecnologias. Elas precisaram se atualizar para conseguir se manter no mercado. Sendo assim, hoje vemos muitas máquinas fazendo o serviço que antes era feito por seres humanos. Com isso, é mais comum que um empregado opere uma máquina do que faça o trabalho pesado.

E não é só isso que mudou. A forma como se encara os desafios também mudou, até porque novas gerações estão no mercado. Assim, há também uma diferença ideológica

Porém, é papel da empresa saber lidar com as diferenças entre as gerações. Assim, elas precisam estar cientes dessas diferenças e saberem utilizar metodologias que sejam mais adequadas para cada uma delas. 

Além disso, é essencial dar um feedback para os funcionários sem passar a ideia errônea de que uma geração é melhor que a outra. No fim, elas só são diferentes. 

Entre as oportunidades que as empresas podem oferecer para a geração 50+ para que ela se sinta melhor em meio às novas gerações estão:

  • oferecer treinamentos comportamentais para que os funcionários consigam lidar melhor com suas diferenças;
  • estimular a comunicação interna e o compartilhamento de conhecimento;
  • oferecer planos de carreira com incentivos personalizados;
  • estimular as qualidades de cada geração, para que elas focam no que sabem fazer de melhor.

Como a geração 50+ pode se adaptar melhor ao mercado?

Por outro lado, as pessoas da geração 50+ também precisam analisar como elas podem se adaptar ao atual cenário do mercado de trabalho. Assim, elas não precisam esperar pelas empresas.

Elas mesmas podem ir atrás de cursos que as ensinem a utilizar as tecnologias para desenvolver suas habilidades dentro da tecnologia e estudar como funcionam as empresas atuais.

A geração 50+ vai se manter ativa no mercado, pelo menos, pelos próximos 20 ou 30 anos. Então, é necessário que tanto ela quando as empresas saibam lidar com as diferenças. Assim, essas pessoas podem oferecer experiência para lidar com as situações do dia a dia que ocorrem em um negócio.

Deixe uma resposta