diabetes

Diabetes – Conscientize-se a respeito dessa doença!

Publicado por

No Brasil, o dia 26 de junho é considerado o Dia Nacional da Diabetes. Além disso, o dia 14 de novembro é dito como o Dia do Combate a Diabetes. Essas datas são importantes para que possamos nos conscientizar que essa doença pode ser prevenida e que tem tratamento.

Nossa alimentação é um dos principais fatores para o aumento do nível de açúcar no sangue. Antigamente, nossa alimentação era mais saudável, com frutas, legumes e integrais. Porém, os alimentos têm se tornado cada vez mais industrializados e cheios de açúcar.

Como forma de ajudar nessa conscientização, vamos conferir a seguir o que é a diabetes, como preveni-la e como é o seu tratamento. Acompanhe!

O que é a diabetes?

A diabetes é caracterizada pelo aumento do açúcar no sangue. Isso se dá porque há pouca produção de insulina pelo pâncreas ou porque esse hormônio não está realizando sua função da forma correta. 

Quando comemos, ingerimos muitos nutrientes, além do açúcar. Mas é o açúcar e os carboidratos que nos fornecem energia. Assim que nos alimentamos, o pâncreas recebe um sinal para produzir insulina. Essa insulina tem o trabalho de levar o açúcar para dentro das células. 

Sendo assim, quando não há insulina o suficiente, há um acúmulo de açúcar no sangue. Assim, células não conseguem absorvê-lo da forma correta para transformá-lo em energia. 

Como falado anteriormente há dois motivos pelos quais há um deficit na produção de insulina. É justamente por isso que temos dois tipos de diabetes:

  • Tipo 1 – o pâncreas para de produzir insulina por conta de um ataque do próprio organismo contra as células produtoras.
  • Tipo 2 – o organismo apresenta resistência à insulina, fazendo com que o açúcar não seja transportado para o interior das células. Este é mais comum que o anterior.

Além desses dois tipos, há a diabetes gestacional, que ocorre apenas na gestação, podendo ou não persistir após esse período. Ela provoca a diminuição da tolerância à glicose. 

Outros fatores para o surgimento da diabetes estão relacionados à genética, uso de medicamentos e alimentação. Além disso, é bom ressaltar que esta doença é mais comum em idosos. Por isso, é importante se prevenir e sempre fazer exames para ver como está a saúde.

Quais são os sintomas e tratamento?

Os sintomas variam dependendo o tipo da diabetes. Se for o tipo 1, é comum que a pessoa tenha fome com frequência, vontade de urinar muitas vezes, perda de peso e mudanças de humor, por exemplo.

Já para o tipo 2, é comum aparecer infecções com frequência, ter alteração visual, formigamento nos pés e dificuldade para cicatrizar feridas. Sendo assim, diante de sintomas parecidos com esses é importante ir ao médico.

O tratamento da diabetes se dá por meio do controle da glicemia, ou seja, da taxa de açúcar no sangue. Para isso, em alguns casos é preciso que o paciente faça a aplicação de insulina. Muitas vezes isso é feito em casa, basta ter os equipamentos certos, como agulha e medidor de glicose.

Quais cuidados os diabéticos precisam ter?

Durante o tratamento, os diabéticos precisam ter alguns cuidados relacionados à alimentação e à prática de atividade física. Doces e açúcar refinado devem ser evitados, pois aumenta a glicemia. 

Além dos doces, é necessário ter cuidado com algumas frutas que têm muito açúcar natural. Por isso, é interessante consumir em poucas quantidades. A regra também vale para o suco natural.

Por último, é necessário ter uma vida ativa para que a saúde se mantenha em dia. Por isso, é recomendada a prática de exercícios físicos

Como se prevenir da diabetes?

A prevenção da diabetes se dá também por meio da alimentação e da prática de exercícios físicos. Sendo assim, evite alimentos com alta taxa de carboidratos, açúcares e gordura saturada. Prefira os alimentos integrais, vegetais, frutas e proteínas. 

Sobre a atividade física, é recomendado fazer 30 minutos por dia de exercícios aeróbicos, como caminhar ou correr. Isso vai manter todos os órgãos do corpo em perfeito funcionamento.

Esteja consciente sobre sua alimentação e conscientize mais pessoas sobre a importância dela para o combate a diabetes. Assim, nós podemos evitar que essa doença surja e, assim, envelheceremos com mais saúde.

Deixe uma resposta