livros e jogos

Livros e jogos para pessoas da terceira idade

Publicado por

É comum falarmos que crianças e adolescentes precisam ser incentivados a ler e jogar. Porém, esquecemos de recomendar isso a outros grupos de pessoas, como o da terceira idade. Livros e jogos são importantes nessa fase da vida.

Ler e jogar são atividades que estimulam várias áreas do cérebro, como as responsáveis pela memória, pelas emoções e pela cognição. Sendo assim, é essencial que os idosos sejam incentivados a praticá-las.

De acordo com o IBGE, em 2017 o Brasil tinha 28 milhões de idosos. Isso corresponde a cerca de 13,5% do total da população. E esse número só tende a aumentar, visto que a qualidade de vida das pessoas e o acesso a serviços básicos melhoraram. 

Sendo assim, vamos conferir a seguir, qual é a importância dos livros e jogos para a terceira idade. Confira!

Qual é a importância de livros e jogos para a terceira idade?

Os livros são ótimas fontes de conhecimento. Além disso, eles estimulam o cérebro, pois enquanto lemos precisamos imaginar, gravar informações e interpretar. Sendo assim, ler é uma ótima atividade para estimular as funções cerebrais.

Por outro lado, os jogos proporcionam efeitos semelhantes ao aguçar a imaginação, estratégia e memória, por exemplo. Além disso, dependendo do tipo de jogo, pode estimular até os músculos do restante do corpo. 

Sendo assim, essas duas atividades podem melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. E não é só isso! Elas ajudam a retardar certas condições mentais e físicas que aparecem com a idade, como o Mal de Alzheimer

A leitura ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro e a manter a cognição. Além disso, para os idosos que gostam de ler, esta pode ser uma atividade que os fará se sentirem menos deprimidos e mais motivados com a vida. 

Já os jogos, sejam eles xadrez, tênis de mesa, truco, voleibol ou até dança, vão auxiliar as pessoas da terceira idade e manterem seu raciocínio em dia e, em alguns casos, o físico também. Porém, com jogos que necessitam de esforço físico, como voleibol, é preciso contar com o acompanhamento de um profissional. 

A seguir, vamos indicar alguns livros e jogos para as pessoas da terceira idade. Esperamos que goste das indicações!

Quais são os livros e jogos mais indicados?

Sobre livros, são muitos os temas que podem ser lidos, desde romances até livros mais técnicos. Para passar o tempo e relaxar, recomendamos romances e dramas policiais. Livros que contam histórias são mais empolgantes e nos prendem mais ao contexto. Além disso, podemos nos identificar com algum personagem.

A Cidade do Sol – Khaled Hosseini

Neste romance, vemos a história de duas mulheres que moram no Afeganistão. Enquanto uma, ainda jovem, é dada pelo pai de casamento para um viúvo de 45 anos, a outra sonha em um futuro grandioso, sem casamento e filhos. Porém, a vida das duas toma rumos diferentes.

O livro mostra como é a vida das mulheres no Afeganistão das últimas décadas. Em que elas são mandadas por seus maridos ou pais, não tem muitas oportunidades de estudo e são tratadas como inferiores aos homens. 

Aliás, Khaled, assim como em outros livros seus, transmite muito sentimento no decorrer da história e nos proporciona uma viagem até outro país com ensinamentos diferentes dos nossos. Ao lermos podemos sentir que situações como aquelas do livro também acontecem na vida real.

As aventuras de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle

Este é um livro para quem gosta de investigação e desvendar casos policiais. Sherlock Holmes é um detetive que desvenda diversos mistérios com a ajuda de seu companheiro Watson.

Em “As aventuras de Sherlock Holmes”, estão os doze primeiros contos de Holmes. Entre eles temos: A Banda Malhada e A Liga dos Cabeças Vermelhas”.

Assim como os livros, é importante que você jogue os jogos que mais gosta, podendo ser de estratégia, que envolva o físico ou que necessite de uma boa memória. Sendo assim, confira duas indicações a seguir:

Xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro que envolve muita estratégia. Ele consiste em matar o rei do seu adversário. Sendo assim, é preciso saber movimentar as suas peças e tomar cuidado com as jogadas do seu oponente.

Jogo de Memória

O jogo de memória é muito utilizado por crianças, mas ele é uma ótima ferramenta para estimular a memória das pessoas idosas. Você pode convidar um amigo para jogar ou fazer isso sozinho.

Há diversos jogos de memória com diferentes números de peças. Então, adquira aquele que mais gostar e com a quantidade de peças que desafie sua memória.

Apresentamos dois exemplos distintos de livros e jogos. Agora é com você! Procure por clubes de leitura ou por amigos que gostam de jogar e comece a exercitar seu cérebro para evitar doenças e retardar o envelhecimento. E não se esqueça de se divertir e rir muito com seus amigos!

Deixe uma resposta