barra de apoio

Barra de apoio – Segurança em primeiro lugar aos idosos

Publicado por

Ao envelhecermos é bom contar com mais segurança, principalmente na nossa própria casa. Isso é necessário, porque com o passar do tempo vamos perdendo um pouco de agilidade e força física. Assim, a barra de apoio tem papel essencial em certos casos.

Comumente encontramos essas barras em banheiros públicos para cadeirantes. Isso não é sem fundamento. Pois, é importante que elas estejam ali para dar segurança e sustentação à quem que for utilizar o banheiro.

Neste post veremos um pouco a respeito de como utilizar as barras. Vamos começa falando sobrea importância delas para o dia a dia dos idosos. 

Qual é a importância da barra de apoio?

As barras de apoio podem ser fixadas em diferentes partes da casa. Porém, elas devem ser colocadas, principalmente, nos cômodos onde é preciso fazer movimentos diferentes do que só andar. Elas dão sustentação e apoio para que os idosos possam se levantar, sentar ou apenas se segurar enquanto caminham. 

Em alguns casos, não ter as barras de apoio dificulta muito o dia a dia dos idosos. Isso é mais comum para aqueles que já não têm tanta força para agachar e levantar ou que têm alguma doença que complica a locomoção.

Sendo assim, elas são essenciais. Porém, é preciso saber como escolher as barras. Pois é necessário que elas sejam fortes o bastante para oferecer segurança para quem for utilizar.

Como instalar barra de apoio para as pessoas idosas?

Quando observamos as construções públicas, podemos notar que em todas há sempre um banheiro para cadeirantes ou idosos em que há as barras. Isso acontece porque há uma norma que exige isso. 

Segundo a NBR 9050, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as barras de apoio instaladas em sanitários e vestiários precisam resistir a um esforço mínimo de 150 kg, no sentido de utilização da barra, sem apresentar fissuras ou deformações permanentes.

Além disso, elas precisam estar fixadas a uma distância mínima de 40 mm da sua base até a parte interna da barra. Sem contar que, quando elas forem fabricadas com material metálico, este precisa ser resistente à corrosão, assim como os elementos de apoio e fixação.

A NBR 9050 ainda fala sobre onde devem estar localizadas as barras de apoio e qual o tamanho de cada uma delas. Por exemplo, junto à bacia sanitária devem estar fixadas três barras de apoio. Uma de 80 cm de comprimento fica na lateral, no sentido horizontal e fixada a 0,75 m de altura. Outra de, no mínimo 0,70 m, deve estar fixada verticalmente a 0,10 m acima da barra horizontal e a 0,30 m da borda frontal da bacia sanitária.

Por último, na parede do fundo, atrás da bacia sanitária, deve ser fixada uma barra de, no mínimo, 0,80 m na horizontal e a 0,75 m de altura do piso. Todas essas medidas e tamanhos devem ser seguidos quando estamos falando de uma construção coletiva. Porém, podemos nos guiar com elas para fixar as barras na nossa casa.

Isso porque, todas as medidas foram pensadas e definidas para que ajudassem, da melhor forma, os idosos ou cadeirantes que fossem utilizar a bacia sanitária. Aliás, além das especificações para esse móvel, há para a pia do banheiro, chuveiro, banheira e mictório.

Como modificar a casa para atender aos idosos?

A questão é que em casa, não é só o banheiro que necessita de barra de apoio. Às vezes será preciso instalá-las no quarto, em escadas ou em rampas, por exemplo. Assim, é preciso analisar a melhor altura e o sentido da barra, se é vertical ou horizontal, antes de instalá-la. 

Além das barras, uma casa onde moram idosos deve ser adaptada e conter o mínimo de tapetes, para que se evite quedas. Outros objetos que possam atrapalhar a locomoção também devem ser retirados do espaço. Assim, é reduzido o risco de acidentes e melhora a qualidade de vida das pessoas que ali moram. 

Claro que tudo que for modificado deve ser comunicado aos idosos, principalmente quando eles moram sozinhos na casa. É importante que eles participem dessas mudanças e estejam de acordo. 

Aliás, conheça alguns modelos de barra de apoio em nossa loja. Há barras para fixar ao lado da bacia sanitária, no chuveiro e na pia do banheiro. Assim, sua casa ou a casa dos seus pais e avós estarão mais segura para eles.

Deixe uma resposta