comemore o dia do amigo

Dia do Amigo – Por que é importante manter amizades?

Publicado por

Historicamente o ser humano sempre necessitou de alguém ou um grupo de pessoas para viver, seja por sobrevivência ou por companheirismo. Somos seres sociáveis e viver de forma isolada não é nosso forte. Tanto é que comemoramos o Dia do Amigo no dia 20 de julho.

Quando se analisa uma amizade de forma científica, ela é compreendida como uma fonte importante de bem-estar e felicidade. Afinal, os amigos são as pessoas que nos escutam e com os quais compartilhamos experiências, memórias, emoções e interesses.

Amizade é feita de histórias compartilhadas

Você com certeza tem um amigo com o qual compartilhou momentos da sua vida. Esse amigo pode ser recente ou do tempo em que você era criança. No entanto, o que importa é que quando se encontram sentem que têm algo em comum e realmente tiveram.

Dividir experiências com alguém é muito importante, seja para se reconfortarem, rirem dos episódios ou terem uma história para contar. Além disso, ter uma amizade é importante para trocar ideias, pedir um conselho, dividir um sonho e não se sentir sozinho nesse mundo. 

Ter o acolhimento de outra pessoa faz com que nossos problemas se tornem menores e aumenta a nossa força para vencermos os obstáculos. Reflita um pouco: você teve amigos quando criança? Essa amizade existe até hoje? Quais são os amigos atuais? Quais são os momentos em que eles mais ajudaram você?

É importante fazer esse exercício de reflexão para compreendermos como é importante ter um amigo. Muitas pessoas não têm a oportunidade ou sorte de cultivar uma amizade por muitos anos, por exemplo, principalmente porque elas precisaram se mudar de casa ou trabalho. Porém, ela sempre vai encontrar uma pessoa ou outra em que possa contar durante determinado momento da sua vida.

Dia do Amigo – Conselhos para manter uma amizade

Manter uma amizade requer algumas atitudes que partem de você. Confira algumas delas abaixo:

Mantenha o contato

É normal termos uma convivência muito grande com um amigo durante um momento da vida, mas por conta de mudança ou trabalho, nos afastamos um pouco. Porém, manter o contato e se encontrar de vez em quando é bom para manter viva a amizade

Falando nisso, aproveite o Dia do Amigo para convidar aquele amigo que você não vê há algum tempo ou seu amigo que você vê de vez em quando para ir em um lugar que é marcante para vocês, ou para ir em sua casa e conversarem. 

Seja atencioso

Em certos momentos nossos amigos, assim como nós, passam por situações complicadas. Por isso, seja atencioso nessas horas e converse com seu amigo. Demonstre empatia e tente ajudá-lo, nem que seja apenas o escutando.

Seja autêntico

Uma amizade não é feita de falsidade. Ser autêntico é imprescindível para construir uma relação duradoura. Por isso, deixe de lado a mentira e a fofoca e seja íntegro com seu amigo. 

Se precisar dizer algo difícil, diga. Porém, faça isso com ternura e sem perder o tato. Assim, ele saberá que poderá contar com você, pois há sinceridade na relação.

Tenha respeito

Ser amigo não significa que vocês dois têm as mesmas crenças, gostos e pensamentos. Sempre haverá diferenças entre duas pessoas, por mais parecidas que elas sejam.

Por isso, quando falarem em assuntos que ambos pensam de forma diferente, procure manter o respeito. E, se for o caso, evitem certos assuntos para não haver discussões. 

Mantenha a confiança

Além de ser autêntico e manter o respeito, a confiança é outro pilar da amizade. Saber que seu amigo não vai contar para ninguém o que você compartilha com ele e vice-versa é muito importante. 

Quando temos confiança podemos nos abrir mais e, assim, conseguimos ficar mais à vontade em uma amizade. Por isso, mantenha a confiança com seu amigo.

Esperamos que nesse Dia do Amigo, você possa comemorar com alguém especial ou, pelo menos, relembrar memórias de amigos que teve no passado e que foram muito importantes.

Aliás, esse é um bom momento para agradecê-los também. Então, que tal conseguir o contato de algum amigo e fazer esse gesto? Ou melhor, compre um presente para ele!

Deixe uma resposta