Dia dos Avós comemoração

Dia dos Avós – Uma data para a família comemorar!

Publicado por

No Brasil, o dia 26 de julho foi escolhido para homenagear os avós. Assim, tanto aqui como em Portugal, nessa data é comemorado o Dia dos Avós, que são pessoas especiais que compõem a nossa família. 

Esse dia foi escolhido porque, segundo a tradição católica, é a mesma data em que é comemorado o Dia de Sant’Ana e de São Joaquim, os pais de Maria e, portanto, avós de Jesus. Sendo assim, essa é uma data para homenagear e comemorar junto dos nossos familiares.

Qual é a importância dos avós na vida dos netos?

Os netos que têm a oportunidade de conviver com seus avós passam por experiências enriquecedoras para as suas vidas. Você, por exemplo, se lembra como era ficar na casa dos avós ou passar o domingo com eles? Ou então, se lembra dos avós do seu amigo e de como era passar as tardes na casa deles brincando.

Provavelmente há alguma memória ligada à comida, ao carinho ou à diversão. Porque é isso, ir para a casa dos avós é poder ter liberdade de se divertir. E eles, geralmente, costumam deixar os netos se divertirem sem muitas regras ou imposições. 

Nessa relação, aprende-se sobre cumplicidade, pois os avós não vão dedurar o neto aos pais por comer um doce a mais. Assim, essa relação cresce forte.

Além disso, os netos aprendem sobre suas raízes, seja por meio das histórias que eles contam ou sobre o simples fato de conviverem com alguém mais velho que seus pais e que fazem parte da família. Isso os auxilia nas questões morais e de princípios. 

Aliás, é importante para a criança conviver com pessoas de diferentes idades, assim ela sabe como se comunicar e conviver com elas.

A sensação de se sentir útil

A maioria dos avós são pessoas idosas e nessa fase da vida, geralmente, costuma-se ficar mais em casa, vendo TV, lendo um livro ou fazendo alguma outra atividade. Porém, é comum acontecer deles ficarem com os netos enquanto os pais trabalham. 

Essa atividade de cuidar dos netos proporciona um sentimento de ser útil para a sociedade e, principalmente, para os seus filhos. Dessa forma, eles podem se divertir com os netos e auxiliar na educação.

Contudo, a criança também precisa conhecer limites nessa relação, pois é muito comum que quando há a convivência dos netos com os avós, que os pais passem a ser os vilões que impõem regras. 

Nesse ponto, é preciso que os pais conversem com seus pais para que haja certos limites. Isso é importante também para que os próprios netos tenham respeito pelos avós.

O novo perfil de avós 

Falamos até agora dos avós que costumam ficar em casa, onde há sempre doces, biscoitos e brincadeiras. Porém, como a expectativa de vida no Brasil aumentou nas últimas décadas, os avós de hoje não têm o mesmo perfil de algumas décadas atrás. 

Muitos deles já são mais ativos, praticam esportes e têm negócios próprios, por exemplo. Dessa forma, a convivência dos netos com eles também muda. Isso faz com que vejamos mais netos com seus avós no parque ou em alguma atividade física, por exemplo.

É provável que eles nem tenham tempo de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham, pois eles também trabalham. Esse é um cenário que veremos com mais frequência nos próximos anos, pois os idosos estão se tornando mais ativos.

E sabe qual é a parte boa? É que não tem nada de ruim nisso. A questão é que, mesmo com essas mudanças no estilo de vida, os netos e avós continuem mantendo uma convivência. Isso vai ser saudável para ambos.

Sendo assim, nesse Dia dos Avós, comemore junto deles. Aproveite e compre um presente para agradecê-los por todos os momentos bons que já tiveram. 

Deixe uma resposta