vitaminas

Saiba onde encontrar as vitaminas e por que são importantes

Publicado por

As vitaminas são micronutrientes que têm função essencial no organismo humano. Elas desempenham diversas funções no metabolismo e desenvolvimento do organismo. Sem elas nosso corpo sofreria com doenças ou deficiências.

A seguir, falaremos mais sobre a importância das vitaminas e quais os seus benefícios. Além disso, falaremos um pouco sobre suplementação.

Qual é a importância das vitaminas?

Como já dito, as vitaminas são essenciais ao organismo por desempenharem diversas funções. Porém, nosso corpo não produz a maioria das vitaminas. As vitaminas D e K são algumas das poucas que são produzidas. As outras precisam ser ingeridas por meio de alimentos.

Sendo assim, consumir frutas, vegetais, legumes e grãos integrais é essencial para ingerir uma boa quantidade de vitaminas. Ter uma alimentação balanceada é o ponto chave de toda a nossa saúde. Somos o que comemos, sendo assim, para nos manter em equilíbrio precisamos ter uma alimentação rica em nutrientes.

Caso haja deficiência de alguma vitamina, algum órgão ou parte do nosso corpo vai expressar as consequências:

  • problemas de visão: deficiência em vitamina A;
  • escorbuto: deficiência em vitamina C;
  • problemas de coagulação sanguínea: deficiência em vitamina K;
  • anemia: deficiência de vitamina B6, B9 e B12;
  • deformações ósseas: deficiência de vitamina D.

Quando ocorre uma deficiência de alguma vitamina, é importante procurar um nutricionista para que ele possa indicar o melhor suplemento. Pois ao se automedicar podem fazer com que você trate o que não é para ser tratado e a deficiência continue a existir.

Contudo, é preciso salientar que apenas suplementar não é o suficiente. É preciso que a alimentação seja balanceada. Pois sem uma alimentação rica em nutrientes, há grandes chances de a deficiência em certas vitaminas continuar existindo.

Quais alimentos contêm vitaminas?

Os principais alimentos em que as vitaminas são encontradas são as frutas, as hortaliças, os legumes, os grãos e também as carnes. Por isso, sempre que um nutricionista fala para colocar muita cor no prato, significa que você deve comer alimentos diversos para que diferentes vitaminas e outro nutrientes sejam absorvidos pelo seu organismo.

Abaixo, confira onde encontrar algumas vitaminas:

  • vitamina C: encontrada em frutas cítricas, como limão, laranja, acerola, maracujá e também no brócolis;
  • vitamina A: encontrada em hortaliças de coloração verde-escura, em vegetais da cor laranja e em ovos, fígado, leite e derivados;
  • vitamina D: encontrada em peixes, gemas de ovos e leite e derivados. Mas também é produzida por nosso corpo ao ficar exposto ao sol;
  • vitamina B2: encontrada em vegetais folhosos, ovos, grãos, carnes e nozes;
  • vitamina K: encontrada em hortaliças verdes, mas também é produzida por bactérias do nosso intestino;
  • vitamina B1: encontrada em cogumelos, grãos integrais, carnes, legumes e vegetais folhosos.

Quais são os seus benefícios?

As vitaminas desempenham papel importante no organismo humano. Pois, elas são responsáveis por um bom funcionamento do sistema nervoso, circulatório, imunológico, no equilíbrio emocional e até no bom funcionamento do cérebro. A seguir, confira algumas vitaminas e seus benefícios para o organismo:

  • vitamina B7: tem papel importante na redução de níveis de glicose no sangue e na produção de ácidos graxos;
  • vitamina B12: atua no equilíbrio emocional e nas células nervosas;
  • vitamina B3: é importante para o funcionamento do sistema nervoso e imunológico e reduz os níveis de triglicérides e colesterol;
  • vitamina C: atua como antioxidante e na síntese de colágeno.

As vitaminas são essenciais para um organismo saudável, pois elas atuam em suas funções e equilibram o todo. Sendo assim, é importante fazer exames periódicos para verificar se há deficiência em alguma vitamina. Assim, é possível suplementá-la, para que o organismo não sofra as consequências da sua deficiência.

Deixe uma resposta