colesterol

Saiba o que é o colesterol e como controlar seus níveis

Publicado por

O colesterol é uma substância presente em nosso organismo que tem funções importantes para a manutenção da saúde. Porém, em níveis altos pode ser prejudicial, já que ele está relacionado com as doenças cardíacas. 

Sendo assim, é importante saber o que é o colesterol e como controlar os seus níveis. A seguir, responderemos exatamente a essas questões. Então, acompanhe a leitura.

O que é o colesterol?

O corpo é composto por alguns tipos de gordura, como o triglicérides, que é formado por ácidos graxos. O colesterol não é uma gordura, porém ele precisa da gordura para se locomover pelo nosso corpo.

O fígado é o órgão responsável pela fabricação de 70 a 80% do colesterol de um indivíduo. O restante provém da alimentação. Sendo assim, os tipos de alimentos que consumimos têm papel fundamental na quantidade de colesterol presente no nosso corpo.

Há, basicamente, dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL. O LDL é a sigla para a expressão inglesa “Low Density Lipoprotein”, ou lipoproteína de baixa densidade. Isso quer dizer que as partículas colesterol são carregadas por essa lipoproteína do fígado para as artérias. 

Sendo assim, quando as lipoproteínas estão excesso, elas podem começar a se acumular nos vasos sanguíneos, podendo entupi-los.

Já o HDL é a sigla para o termo em inglês “High Density Lopoprotein”, ou lipoproteína de alta densidade. Nesse caso, o colesterol é transportado nas lipoproteínas das artérias para o fígado. Isso impede o seu acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos.

Por esse motivo é que o LDL é considerado ruim e o HDL é o bom. Já que o primeiro, em excesso pode se acumular nas artérias e o outro é levado para o fígado, a fim de ser processado. 

Quais são as suas principais funções no organismo?

Vimos que há dois tipos de colesterol e ele é uma partícula que, para circular pelo corpo, precisa ser transportado por uma lipoproteína. Mas quais são suas as funções para o organismo?

Essa partícula é fundamental na produção de hormônios sexuais e cortisol, por exemplo. Além disso, ela participa da produção de sais biliares e da vitamina D. Por fim, ela também faz parte das estruturas das células do corpo. 

Sendo assim, o colesterol é muito importante para a saúde, porém é preciso que ele se mantenha nos níveis ideiais. Assim, com o equilíbrio tudo funciona da maneira que precisa e evita-se o entupimento das veias. 

O que fazer para manter um equilíbrio dos níveis do colesterol?

A alimentação é o principal fator que faz com que haja um desequilíbrio nos níveis de colesterol. Sendo assim, se você está com o LDL acima do indicado, o ideal é diminuir os alimentos que são muito gordurosos e os industrializados. Dentre esses alimentos estão as carnes, os laticínios, frutos do mar, manteiga, sorvete e banha de porco. 

Aliás, há alimentos que ajudam a reduzir o colesterol LDL, são eles:

  • aveia;
  • soja;
  • semente de girassol;
  • chocolate amargo;
  • óleos vegetais.

Dessa forma, é preciso fazer uma reeducação alimentar e começar a se alimentar de forma mais saudável. Substituir o pãozinho por pão integral, carnes com gordura por frango grelhado, diminuir a quantidade de leite e derivados, consumir sorvetes naturais feitos a partir de frutas e maneirar nos alimentos fritos.

A questão, muitas vezes, não é cortar alimentos, mas sim diminuir seu consumo e incluir outros alimentos para ter uma alimentação mais saudável. Isso proporciona uma diminuição nos níveis de colesterol e aumenta a saúde do seu organismo.

Então, a sugestão é que você faça exames regulares para acompanhar os níveis de colesterol. Além disso, comece a se alimentar de forma mais saudável, sem tanta gordura e industrializados.

Acesse nosso marketplace e confira os suplementos alimentares.

Deixe uma resposta