informática para idosos

A importância da informática em nossas vidas

Publicado por

O Dia da Informática é comemorado no dia 15 de agosto, porque nessa data foi apresentado o primeiro computador. O ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, em português Computador Integrador Numérico Eletrônico, foi um pedido do exército dos Estados Unidos, em 1943, para ser utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Ele tinha capacidade para processar 5 mil operações por segundo e ocupava uma sala inteira. Sim, esse computador era do tamanho de uma sala de 180 m² e pesava 30 toneladas. Bem diferente de um computador de hoje em dia, que cabe na mochila ou ocupa, no máximo, uma mesa.

Apesar de o pedido para a fabricação do computador ter sido feito em 1943, ele ficou pronto apenas em 1946. E foi utilizado pela primeira vez em 1947. Ou seja, ele ficou pronto após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Contudo, os pesquisadores e programadores seguiram aperfeiçoando ele até obter um computador mais compacto, como os que temos hoje. Aliás, com o computador surgiu outras inovações, como a internet, os programas (Word e Photoshop, por exemplo) e até os celulares.

A importância da informática na vida das pessoas

Hoje vivemos em uma época muito informatizada. Os computadores e celulares estão presentes na casa da maioria das pessoas. Às vezes, há até mais de um celular por pessoa dentro de uma mesma residência.

Esses dois dispositivos nos proporcionam benefícios que não imaginávamos antes deles existirem, como conversar com uma pessoa do outro lado do mundo por meio de uma tela ou fazer pesquisas e obter vários resultados em segundos.

Tudo isso veio para facilitar o nosso dia a dia. Aliás, não é só em casa que o computador proporciona benefícios. Quando vamos ao supermercado não vemos mais aquelas caixas registradoras, o que vemos é um computador fazendo todo o cálculo de quanto deu as compras, além de já emitir o cupom fiscal.

Ao irmos ao banco, também utilizamos o computador, principalmente quando sacamos o dinheiro diretamente do caixa eletrônico. Afinal, ele nada mais é do que um computador. Ao olharmos à nossa volta vemos várias coisas que existem por conta da tecnologia que evoluiu daquela utilizada para criar o ENIAC.

Aliás, a tecnologia ainda está evoluindo. Isso significa que logo menos teremos mais inovações. Além disso, novos formatos de computadores podem ser criados, além de novas formas de interação podem surgir. Por isso, é preciso estar preparado se quiser acompanhar a evolução.

Todos têm direito ao acesso da tecnologia

Apesar de que a maioria das pessoas que utilizam o computador, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico serem as mais jovens, todos têm direito ao acesso da tecnologia. É claro que, como os jovens de hoje cresceram junto com a tecnologia, eles têm mais facilidade em utilizá-la.

Porém, as pessoas adultas ou idosos também devem ter acesso não só a tecnologia, como a aulas sobre como utilizar o computador ou celular. Isso porque, eles não cresceram com acesso a esses dispositivos. Além disso, para muitos é um mistério como o smartphone bate fotos ou envia mensagens para outras pessoas.

Por isso, se você é idoso ou mesmo adulto e não sabe bem ao certo como utilizar o celular e o computador, procure aprender. Hoje algumas instituições de ensino disponibilizam aulas de informática para adultos e para a terceira idade.

Além disso, há a opção de ter aulas de informática em casa. Por exemplo, no marketplace da Inonni, há disponível a opção de aula em casa sobre como utilizar o tablet e o smartphone. Assim, o longevo não precisa nem sair de casa para aprender.

Quanto antes você aprender a utilizar o smartphone, por exemplo, mais ele vai ajudar em sua rotina. Pois ele pode ser utilizado como despertador, tanto para acordar como para se lembrar de tomar os remédios. Além disso, pode ser utilizado para enviar mensagem via WhatsApp para seus familiares ou para escutar as músicas que você gosta. 

São infinitas as possibilidades que a tecnologia oferece. Basta aprender a utilizar e desfrutar dos benefícios.

Deixe uma resposta