esportes

A importância da prática de esportes na terceira idade

Publicado por

Praticar esportes não é apenas para jovens e adultos, as pessoas maduras também precisam sair do sedentarismo e praticar atividades físicas. Aliás, engana-se quem pensa que por ter mais de 60 anos, as pessoas não consigam mais ser tão ativas e fortes do que uma pessoa de 30 ou 40 anos.

A questão de tudo está em começar a treinar. Por exemplo, Samir Zanotto, de 62 anos, faz academia e pratica natação três vezes por semana. Com essa intensidade de atividade física, ele já participou de provas de duathlon, triathlon e travessias. 

Outro exemplo é de Sebastião Guimarães dos Santos que, com 95 anos, coleciona 33 medalhas de ouro em natação. E engana-se quem pensa que essas medalhas foram conquistadas quando ele era jovem.

Seus treinos na piscina e musculação com foco para participar de competições de natação começaram em 2014. Ou seja, só depois dos 90 anos é que ele começou a se dedicar para esse esporte e já ganhou muitas medalhas.

Os benefícios dos esportes para a terceira idade

A prática de exercícios é indicada para todas as idades, por conta dos seus benefícios para a saúde física e mental. Ao praticar exercícios físicos proporcionamos maior resistência física para o nosso organismo. 

Além disso, prevenimos várias doenças, como derrames, diabetes, hipertensão, varizes e retardamos o declínio funcional. Sem contar que evitamos a obesidade, que é um estado físico que pode gerar outras doenças, como problemas no coração.

Ao praticar um esporte alongamos nosso corpo, proporcionando mais flexibilidade. Além disso, fortalecemos os músculos e, assim, aumentamos a nossa capacidade de se movimentar e o condicionamento físico. 

Esses são apenas os benefícios físicos. Há também benefícios para a nossa mente e para o nosso emocional. Ao praticar esportes interagimos com outras pessoas. Isso evita o isolamento, ainda mais na terceira idade que costuma ser mais comum.

Outro benefício está relacionado com a produção de alguns hormônios, como a endorfina que é responsável pela sensação de bem-estar. A memória também é beneficiada pela prática de esportes, assim como a concentração, a ansiedade, o estresse e o sistema imunológico.

Como se pode ver, fazer esportes só tem a contribuir para a saúde. Sendo assim, a seguir confira alguns esportes que podem ser praticados pela terceira idade. Lembrando, que o mais importante é escolher aquele que dá mais prazer a você ao praticá-lo.

Esportes para serem praticados na terceira idade

Natação

A natação é ideal para o fortalecimento dos músculos, na melhoria no sistema respiratório e no condicionamento físico. Por ser feito dentro da água, este é um esporte que gera pouco impacto, assim protege as articulações, auxilia na circulação sanguínea e no tratamento de osteoporose e artrite.

Além do mais, com o tempo de prática, você pode começar a se inscrever em competições. Assim, pode fazer como o Sebastião Guimarães dos Santos e colecionar medalhas. 

Dança

A dança trabalha o condicionamento físico, a coordenação motora e é ótima para socializar com outras pessoas. Assim, tanto a saúde do seu corpo como a da sua mente são beneficiadas por essa prática.

Além do mais, há uma infinidade de modalidades de dança, como a flamenca, de salão, do ventre, tango, ballet e rodas de dança, por exemplo. Dessa forma, escolha aquela que mais gostar das músicas e dos passos para que você possa dar início nessa linda caminhada pela dança.

Yoga

Apesar de o Yoga ser visto mais como uma atividade que proporciona alongamento e equilíbrio, ele vai muito além disso. O Yoga auxilia na cura de doenças físicas e mentais. Ele proporciona um encontro consigo mesmo. 

Por meio do Yoga também é possível interagir com mais pessoas, evitando o isolamento. Assim, você também faz novos amigos enquanto pratica seu exercício.

Musculação

A musculação é ótima para fortalecer os músculos e o condicionamento físico. Ela também proporciona maior resistência aos ossos e melhora a respiração. Nessa prática, os exercícios são voltados para a repetição. Então, se você não tem problema algum com um exercício mais monótono, a musculação é para você.

Bicicleta

Andar de bicicleta é uma prática aeróbica que proporciona perda de peso, resistência física, melhora na respiração e fortalece os músculos das pernas e do quadril. Você pode se juntar em uma ou mais pessoas e sair para pedalar no parque, ou no interior da sua cidade. Assim, além de se exercitar, você conhece novos lugares e interage com a natureza, que é ótima para o bem-estar. 

Esses são apenas alguns dos esportes que as pessoas da terceira idade podem praticar. Então, comece a testar e escolha aquele que mais gostar para sair do sedentarismo e conhecer novas pessoas.

Porém, saiba que para a maioria esportes é importante ter um profissional de educação física acompanhando para indicar a quantidade de tempo e o máximo de esforço que você pode fazer. Uma forma de fazer isso é ter um personal trainer a sua disposição. 

Aproveite e confira em nosso marketplace o pacote mensal de aulas com um personal trainer que vai até a sua casa para auxiliar você em suas práticas esportivas.

Deixe uma resposta