trabalho voluntário

Trabalho voluntário: Entenda a sua importância

Publicado por

O trabalho voluntário é uma forma de ajudar o próximo utilizando apenas nosso conhecimento ou nossa força física. Ele normalmente costuma ser mais divulgado nas mídias quando algum desastre ambiental acontece e pessoas precisam de abrigo e alimentos. 

Nesses momentos, muitas pessoas se voluntariam para ajudar as outras. Porém, sempre é hora de realizar um trabalho voluntário e ajudar o outro. 

Quando é o dia do voluntário?

Aliás, há até um dia do ano para comemorar quem é voluntário: 28 de agosto. Esse dia foi instituído no Brasil em 1985 e é considerado como o Dia Nacional do Voluntariado. Assim, se comemora o quanto essas pessoas têm ajudado as outras e como isso é benéfico para ambas as partes.

Afinal, são é só quem é ajudado que se beneficia, pois ser voluntário é dar ajuda e receber amor em troca. Assim, se tem uma troca mútua.

Qual é a importância do trabalho voluntário?

No Brasil ainda há vários problemas sociais. Mesmo com o trabalho que os representantes políticos fazem será preciso muitos anos e empenho para que todas as pessoas tenham acesso à educação, à cultura, à moradia, à segurança e a várias outras necessidades básicas. 

Sendo assim, qualquer pessoa que queira ajudar a outra de alguma forma pode se voluntariar. Aliás, não é preciso se vincular em nenhuma instituição ou ONG, você pode até fazer voluntariado sozinho. 

Trabalhar como voluntário é levar oportunidades, serviços básicos ou assistência de forma gratuita para quem não tem acesso. É ajudar o próximo sem querer nada em troca. É se disponibilizar para o bem do próximo.

Em troca você pode ganhar coisas que não tem tanto valor material, mas que reconfortam o coração, como o amor, carinho e gratidão do outro. Assim, ser voluntário é levar amor e esperanças para quem não as têm

Como ser um voluntário?

Como dito acima, você pode tanto entrar em uma ONG ou projeto social e, assim, prestar serviços gratuitos como oferecer-se para realizar qualquer atividade de forma voluntária sem vínculos com nenhuma instituição. Mas outra forma é fazer isso sozinho ao oferecer seus próprios serviços de forma gratuita para pessoas que não teriam condições de pagar por eles.

Por exemplo, digamos que você é aromaterapeuta. Você pode oferecer atendimentos de forma gratuita para quem comprovar é que de baixa renda. Assim, está trabalhando como voluntário prestando um serviço que normalmente já o faz.

Outra forma de participar é doar valores em dinheiro ou mesmo comida e roupa. Por exemplo, nós da Inonni iniciamos em julho de 2019 a campanha “Adote um Vovô”. Nessa campanha, as pessoas são convidadas a comprar kits de roupa para o inverno, contendo 2 pares de meia, 1 touca, 1 cachecol e 1 sacola, que são oferecidos por nós mesmos. 

Assim, cada kit comprado é entregue para um idoso de um lar beneficiente. Esses kits são vendidos a preço de custo, pois a nossa ideia é ajudar idosos que precisem de roupas de frio ou de outros itens. 

A nossa primeira ação aconteceu em julho deste ano no Abrigo Bezerra de Menezes, em São Paulo. Além dos kits serem entregues, foi proporcionado um dia cheio de atividades e diversão para aos idosos.

A ideia é que façamos mais vezes essa ação, para que mais idosos possam se sentir acolhidos e para que tenham um dia prazeroso e diferente. Para que você possa ficar sabendo das próximas ações e possa participar como voluntário siga a Inonni no Instagram

Lá você também encontra, nos destaques, os stories que fizemos da nossa primeira ação “Adote um Vovô”, como os kits prontos e um pouco do que aconteceu durante o dia.

Deixe uma resposta