prato saudável

Como montar um prato saudável e rico em nutrientes para deixar sua vida mais longeva

Publicado por

A alimentação é uma das necessidades mais básicas do ser humano. É por meio dela que nosso organismo recebe os nutrientes necessários para se manter em pleno funcionamento. Por isso, é preciso saber como montar um prato saudável e que seja rico em substâncias benéficas para o corpo.

Aliás, isso se torna uma prioridade quando atingimos a maturidade. Pois depois dos 50 ou 60 anos nosso organismo já não é mais o mesmo de quando éramos jovens. Assim, é preciso dar mais atenção ainda ao que comemos. 

Quais nutrientes devem compor um prato saudável?

Alguns nutrientes são essenciais para a saúde, como os carboidratos, proteínas e vitaminas e minerais presentes nos vegetais. Por isso, alimentos que contêm essas substâncias devem fazer parte da rotina de alimentação saudável. Porém, é preciso manter uma certa proporção de cada um em seu prato:

  • 50% de vegetais, sejam eles crus, assados ou refogados;
  • 25% de carboidratos;
  • 25% de proteína. 

Dessa forma, perceba que seu prato deve ser bem colorido, com pelo menos três tipos de salada. O melhor é que duas delas sejam cruas. Isso porque, quando cozinhamos os alimentos, eles tendem a perder seus nutrientes. 

Outro ponto é que os carboidratos sejam, preferencialmente, integrais. Dessa forma, eles contêm mais nutrientes que os refinados. Ou, prefira os que são naturais, como batata-doce, mandioca, batata-salsa e inhame. Mas você também pode comer arroz e massa integral, por exemplo.

Já em relação à proteína, ela pode ser de origem vegetal ou animal. Para quem é vegetariano ou vegano, tem como opção o feijão, a soja, a ervilha, o grão-de-bico e a lentilha. Porém, para quem come proteína animal, pode comer, além dos grãos, frango, peixe e carne vermelha. 

Com relação ao preparo das proteínas de origem animal, é mais saudável consumi-las assadas, ensopadas, cozidas ou grelhadas. Sendo assim, nada de frituras, pois a gordura é prejudicial à saúde, podendo elevar os níveis de colesterol. Outro ponto é que você deve preferir as carnes magras, como lagarto e patinho.

Quantas refeições são necessárias ao dia?

É importante que se consuma, no mínimo, três refeições ao dia, sendo elas: café da manhã, almoço e jantar. Essas são as mais importantes e as quais devemos dar mais atenção. Por isso, sempre pense no que você está consumindo em cada refeição, pois é preciso conter proteína, carboidrato e vegetais. 

Para o almoço e para a janta você deve comer o que foi indicado no tópico anterior. Porém, para o café da manhã, os alimentos mudam um pouco, mas no fim, eles devem oferecer os mesmo nutrientes do almoço.

Sendo assim, um sanduíche de pão integral, com alface e um ovo cozido, por exemplo, já oferecem carboidrato, proteína e os nutrientes dos vegetais. Então, mantenha o foco em quais nutrientes você está consumindo por refeição e tente diversificá-los.

Por que carboidrato, proteína e vegetais são importantes?

Essas substâncias são essenciais em todas as refeições, pois elas são indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. Os carboidratos, por exemplo, são a principal fonte de energia. Além disso, eles fornecem glicose para o organismo.

Já os vegetais são responsáveis por fornecerem diversos nutrientes como vitaminas, minerais e fibras. Sendo assim, eles são essenciais para o corpo, por isso é importante variar nas cores dos vegetais. Afinal, cada vegetal com coloração diferente apresenta vitaminas e minerais diferentes.

Por último, temos as proteínas. Elas são responsáveis pela construção de novos tecidos, atuam no transporte de substâncias, fortalecem o sistema imunológico e atuam na regulação hormonal. 

Portanto, quando for almoçar, jantar ou mesmo tomar seu café da manhã, observe cada alimento e veja se ele fornece o que você precisa. Aliás, um ótimo exemplo de prato saudável é preencher a metade dele com, pelo menos três vegetais (rúcula, tomate e cenoura), 1/4 com arroz integral e o outro 1/4 com peixe grelhado. 

Ao fazer refeições que fornecem diversos nutrientes você estará ajudando seu corpo a se manter forte e saudável. Além disso, a outra recomendação é praticar esportes ou alguma outra atividade física que mantenha seu corpo em movimento. 

Aliar a alimentação saudável com a atividade física irá beneficiar seu corpo e seu cérebro a continuarem funcionando de forma saudável. 

Aliás, se você não tem tempo de cozinhar seu prato saudável todos os dias, pode acessar nosso marketplace e pedir seu prato que o entregamos na sua casa.

Deixe uma resposta