viagem com 50 anos

Dia mundial do turismo: Passo a passo de como planejar sua próxima viagem com 50 anos de idade ou mais

Publicado por

Viajar é uma forma de explorar o mundo e conhecer novas culturas. Isso possibilita um crescimento pessoal expressivo e modifica a nossa visão de mundo. Visto isso, não há porque não viajar, mesmo quando temos mais de 50 anos. Realizar uma viagem com 50 anos de idade ou mais só tem a acrescentar na nossa vida.

Segundo dados do IBGE, a população brasileira com mais de 50 anos está crescendo. Estima-se que 1 a cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060. Aliado a isso temos o aumento da expectativa de vida que está aumentando, chegando em 72 anos para homens e 79 anos para as mulheres, em 2016. 

Esses dados nos mostra que no futuro veremos mais pessoas viajando, afinal, quem tem 50 anos hoje tem muita disposição e está numa ótima época da vida para aproveitar o tempo. Pois, muitas pessoas nessa idade ou estão aposentadas, ou estão prestes a se aposentarem. Isso significa tempo livre para explorar o mundo.

Porém, nesse momento pode surgir a dúvida sobre como se planejar para realizar uma viagem. Aproveitando que dia 27 de setembro é considerado o Dia Mundial do Turismo, a seguir confira tudo o que você precisa fazer para ter uma viagem com 50 anos tranquila e feliz.

1. Defina o destino da viagem com 50 anos

A primeira coisa a ser definida quando se começa a pensar em viajar é decidir o destino. Então, escolha um local que tenha um clima agradável. Evite os extremos, como muito calor ou muito frio. 

Porém, caso o lugar que você for faça um pouquinho de frio, leve roupas apropriadas e hidratante corporal. Porém, se for um pouco quente, leve protetor solar, chapéu e se hidrate bastante com água.

Nesse momento, você também já deve comprar as passagens aéreas, se for viajar de avião, ou já comprar as passagens do ônibus, se for utilizar esse meio de transporte.

2. Planeje um roteiro

Após a escolha do destino é hora de planejar o roteiro. Escolha os pontos turísticos que quer conhecer e defina em qual dia e hora irá visitá-los. Prefira escolher pontos próximos para fazer em um mesmo dia. Assim, não será preciso se locomover muito.

Além disso, defina horas para descanso e para lanchar. Afinal, é necessário ter pausas durante o dia para retomar o fôlego, principalmente quando o roteiro inclui idas a museus e parques, em que é necessário ficar de pé e caminhar durante algumas horas.

No momento em que estiver definindo o roteiro, verifique se é necessário agendar a visita ou se eles cobram ingressos para acessar os lugares. Se cobrarem, é possível que você consiga um desconto por ter mais de 50 anos. 

Aliás, quem é idoso pode pedir sua carteira de idoso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade em que mora. Com esse documento, você pode comprovar que tem direito ao desconto, tanto em eventos como em passagens (menos passagem de avião).

3. Escolha o hotel da viagem com 50 anos

Com o roteiro em mãos, chegou o momento de escolher o hotel em que irá se hospedar. A dica aqui é escolher um que fique próximo dos pontos turísticos que irá visitar. Assim, economizará com locomoção.

Além disso, verifique se o hotel conta com elevador, se o local é bem limpo, se os quartos são bem equipados e se é bem seguro ou fica localizado numa região segura. Após analisar esses itens, compre sua hospedagem para a viagem com 50 anos ou mais.

4. Consulte um médico

Antes de viajar é sempre bom verificar se a saúde está em dia para não ter nenhum imprevisto durante a viagem. Sendo assim, consulte seu médico para ver se está tudo certo

Além disso, se for viajar para o exterior e ficar mais do que uma semana, é bom pedir receitas dos remédios que você utiliza traduzidas para a língua do país de destino. Assim, se faltar a medicação, terá como comprá-la no exterior. 

Aliás, não esqueça de levar seus remédios. Se for em grande quantidade é bom levar a receita junto. Coloque os que utiliza diariamente na sua bagagem de mão para poder tomá-los durante a viagem. 

5. Organize as malas

O último passo antes da viagem é organizar as malas. Leve roupas adequadas para o lugar em que for viajar. Por exemplo, se for para um lugar quente, leve roupas mais leves e frescas, mas se for para um lugar frio, leve roupas térmicas e casacos.

Além disso, cuide para a mala não passar do limite de peso permitido pelas companhias aéreas, caso for viajar de avião. Pois, caso o limite seja ultrapassado é cobrado uma taxa extra.

6. Cuide de sua alimentação e remédios

Por fim, mas não menos importante, cuide da sua alimentação durante a viagem e não esqueça seus remédios. Tente ter uma alimentação saudável com ingestão de alimentos variados para repor os nutrientes. Além disso, hidrate-se!

Com essas dicas de como planejar a sua próxima viagem com 50 anos ou mais, com certeza você fará um ótimo passeio. Então, organize-se e evite imprevistos.

Aliás, se você está planejando em conhecer as belas praias catarinenses, confira a nossa dica de hospedagem: o Palmas Hotel & Spa.

Deixe uma resposta