Dia Internacional do Idoso

Dia Internacional do Idoso – A humildade da maturidade

Publicado por

As datas comemorativas são importantes para nos lembrar de temas que necessitam de atenção e que precisam ser debatidos ou comemorados. O dia 01 de outubro é considerado o Dia Internacional do Idoso, por exemplo.

Sendo assim, falaremos sobre por que foi escolhida essa data e como a maturidade pode deixar as pessoas mais humildes e sábias. Além disso, veremos um pouco sobre qual é o papel do idoso na sociedade.

Qual é a história por trás do Dia Internacional do Idoso?

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 01 de outubro. Essa data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1991. Ela foi definida durante a aprovação da Resolução 46/91, com o objetivo de tratar dos direitos do idoso e criar espaço para debater a questão do respeito que devemos ter a essas pessoas.

Já no Brasil, até o ano de 2006, o Dia do Idoso era comemorado em 27 de setembro. Porém, nesse mesmo ano foi assinada a Lei 11.433 que determinou a mudança da data para a mesma data da ONU. Assim, desde 2006 o Brasil também comemora o Dia Internacional do Idoso em 01 de outubro. 

É muito importante estabelecer uma data comemorativa para os longevos, pois a expectativa de vida das pessoas está aumentando e o número de pessoas maduras e idosos também vem crescendo. Estima-se que em 2050, nos países mais avançados, o número de pessoas com mais de 65 anos seja maior que as com menos de 15. 

Sendo assim, é importante haver a conscientização e o debate sobre o papel do idoso na sociedade. Afinal, hoje, uma pessoa com 60 anos está na ativa, trabalhando e, segundo a expectativa de vida no Brasil, ela tem mais 20 anos pela frente para continuar exercendo seu papel.

Os diferentes papéis assumidos pelos idosos na sociedade

Falando sobre o papel do idoso na sociedade, ele mudou ao longo do tempo. Anos atrás, a expectativa de vida era menor, isso fazia com que quem chegasse aos 60 anos já estivesse no fim da vida. 

Porém, hoje, uma pessoa com 60 anos está em pleno exercício. Aliás, uma pesquisa realizada pela Senior Concierge mostra que 49% dos idosos se preocupam em não ser um peso para as suas famílias. Eles querem poder ser donos das suas vidas e não depender dos filhos e outros familiares para fazer suas atividades.

Porém, nem sempre isso é possível, visto que uma pesquisa do IBGE, realizada em 2015, mostra que 17,3% das pessoas com mais de 60 anos dependem dos familiares para realizarem atividades, como administrar seu próprio dinheiro, fazer compras, sair ou organizar os remédios.

Porém, para quem está ativo, que corresponde à maior parte da população com mais de 60 anos, desempenha diversos papéis na sociedade, como pai, mãe, avô, avó, irmão e amigo, por exemplo. 

Estes papéis foram surgindo durante a vida e fizeram com que fossem adquiridos novos aprendizados. Por isso, que sempre é bom escutar os conselhos de vida de uma pessoa mais madura, principalmente quando o objetivo de vida dela se assemelha ao seu. Pois ela passou por diferentes experiências e tem muito a falar sobre cada uma.

Quais são os aprendizados adquiridos pelos longevos no decorrer da vida?

Uma pessoa madura já viveu, ao menos, 50 anos. Durante todo esse tempo ela passou por diversas experiências e situações. Isso a fez adquirir conhecimento sobre o que passou e sobre a vida em si

Sendo assim, uma pessoa que passou pela experiência de ter uma empresa vai saber todos os pontos positivos e negativos de ter um negócio próprio. Além disso, se aprende muito sobre a humildade. Uma vez que, mesmo tendo vivido por mais de 50, 60 ou 70 anos, sempre há algo novo a ser aprendido.

Então, conversar com uma pessoa idosa, ouvir suas histórias e prestar atenção ao que ela aprendeu da vida é uma forma de aprender e trocar conhecimento. É um aprendizado de mão dupla, em que ambos estão aprendendo. 

Por isso, também é importante que os longevos convivam com os netos e outras pessoas jovens. Assim, eles estão sempre em contato com ideias e conhecimentos novos. 

Aliás, a internet é algo novo para as pessoas maduras. Nela elas podem ter acesso à informação sobre diversos assuntos, desde cursos até filmes. Sendo assim, convidamos você a acessar o markeplace da Inonni, um shopping online com tudo para os 50+, para encontrar o que procura, desde alimentação até aulas de música.

Deixe uma resposta