Outubro Rosa

O que é o Outubro Rosa e qual é a sua importância?

Publicado por

O mês de outubro é conhecido como o mês da prevenção do câncer de mama. Aliás, há um movimento para isso, o Outubro Rosa. Nesta época do ano vemos a cor rosa iluminar as cidades, em lacinhos presos aos uniformes da empresa e mais notícias sobre conscientização a respeito do câncer de mama.

A seguir, confira o que é o Outubro Rosa, qual é a importância desse movimento e como realizar o autoexame de mama

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Ela iniciou em 1990 em um evento que se chamava “Corrida pela Cura”. Ele aconteceu em Nova Iorque, com o objetivo de arrecadar fundos para pesquisas que eram realizadas na instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

No início, nenhuma empresa privada ou instituição pública apoiou o movimento. Porém, ele cresceu e começou a ser escolhido o mês de outubro, como mês para conscientização do câncer de mama. Assim, o movimento se espalhou primeiro pelos Estados Unidos e depois pelo resto do mundo.

No Brasil, a primeira ação que foi feita a favor do movimento foi em 2002, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Porém, só a partir de 2008 é que o Outubro Rosa ganhou mais evidência no Brasil e começou a ser apoiado por empresas privadas e públicas.

Qual é a importância da campanha Outubro Rosa?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, exceto pelos tumores de pele não melanoma. Em 2019, por exemplo, foram estimados 59.700 casos novos. A região Norte do país é a única em que o câncer de mama não é o mais comum, pois lá o câncer de colo de útero é o que mais acomete mulheres.

Já em âmbito internacional, uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) mostra que o câncer de mama é um dos três que mais atinge as mulheres ao redor do mundo. Os outros dois são o de pulmão e o de colorretal.

Visto isso, a campanha Outubro Rosa é essencial para conscientizar as mulheres de que elas precisam se prevenir para que não sejam incluídas nos dados dessas pesquisas como mais uma pessoa que desenvolveu câncer de mama. 

Por conta disso, durante a campanha são trabalhados três pilares estratégicos: a prevenção, o diagnóstico precoce e a mamografia. Assim, é atingido todas as mulheres, desde as que não desenvolveram a doença até as que já estão em idade de começar a fazer a mamografia de forma preventiva.

Aliás, em 95% dos casos de câncer de mama identificados precocemente tem chances de cura. Por isso é tão importante fazer os exames preventivos, principalmente o autoexame. Aliás, a seguir, confira como você pode fazer o autoexame.

Como fazer o autoexame?

O autoexame pode ser feito em frente ao espelho ou em pé durante o banho. Sendo assim, vamos falar das duas maneiras:

Em frente ao espelho 

Fique de frente para o espelho, sem camiseta e sem sutiã. Observe os dois seios enquanto os seus braços estão caídos. Depois coloque as mãos na cintura, fazendo um pouco de força. Agora, coloque os braços atrás da cabeça e observe os seios, o seu tamanho, posição e forma do mamilo. Por fim, pressione o mamilo levemente para ver se sai alguma secreção.

Em pé durante o banho

Durante o seu banho, coloque a mão direita atrás da cabeça. Com a mão esquerda examine a mama direita. Vá massageando com a polpa dos dedos cada região do seio. Depois repita o mesmo procedimento com a outra mama.

Caso você encontre qualquer nódulo, mudança na textura ou tamanho da mama procure um ginecologista. Assim ele fará o exame clínico e poderá solicitar uma mamografia. Quando antes o câncer for detectado maior são as chances de cura.

Então, aproveite o Outubro Rosa e faça o autoexame. Além disso, incentive outras mulheres da sua família ou do seu grupo de amigas para que também façam o autoexame. E se estiver com mais de 35 (se já teve câncer de mama na família) ou de 40 anos, comece a fazer a mamografia anualmente. A prevenção é a melhor solução.

Acesse o site do INCA e encontre tudo o que você precisa sobre o câncer de mama.

Deixe uma resposta