histórias de família

A importância de contar histórias aos nossos familiares

Publicado por

Se alguém perguntasse a você sobre a história da sua família, você saberia contá-la? Conhecer as nossas raízes é saber um pouco sobre nós mesmos e sobre nossa família. Saber como foi a vida dos nossos avós, dos nossos pais é entender porque eles são quem são. O ato de contar histórias dos familiares é uma experiência muito importante.

Muitos brasileiros estão conhecendo a história de suas famílias hoje em dia porque estão em busca de sua cidadania italiana, polonesa ou portuguesa, por exemplo. Mas alguns ainda buscam conhecer a história dos seus antepassados porque consideram isso de extrema relevância. E, afinal, é realmente importante sabermos de onde viemos.

Por que devemos saber sobre a história de nossa família?

Toda família tem sua história, de onde vieram, como foi a infância e quais motivos a levaram a estar onde se encontra hoje. Porém, muita informação se perdeu com o tempo, por conta da falta do hábito de contar histórias e por não ter sido registrada. 

O que muitas pessoas têm hoje são fotos antigas, alguns documentos e uma história ou outra que se desencontram. Porém, é importante resgatar a história e começar a registrá-la, para que possamos criar esse elo com nossos antepassados e tentar entender como eles viviam, quais eram suas brincadeiras favoritas e quais eram os princípios norteadores da sociedade naquela época. 

O ato de contar histórias também faz com que nos reunamos em família para ouvir o que o outro tem a dizer e, assim, nos aproximamos mais. Essa experiência faz com que nossos laços familiares sejam reforçados

Por onde começar a montar as histórias da nossa família?

Se não sabemos nada a respeito da história da nossa família, está na hora ouvir o que nossos pais, avós e bisavós tem a nos contar sobre a história deles. Pergunte sobre como foi a infância e a fase adulta, pergunte se eles têm fotos ou outras lembranças. 

Vá juntando toda a informação que conseguir. Às vezes você vai descobrir fatos que nem imaginava, como seu bisavô ter tido uma filha antes do casamento com outra mulher e não a ter assumido ou que seus trisavós moravam em outra cidade e tinham profissões bem diferentes das que você imaginava.

Incentive seus familiares a escreverem sobre suas histórias

Aliás, esta é uma boa oportunidade para começar a escrever sobre a história da sua família ou pedir para que seus pais, avós ou bisavós anotarem o que sabem. Para isso, você pode utilizar o livro “Me conta a sua história?”. Presenteie seus avós e pais com o livro e peça para que eles preencham tudo o que se lembrarem. Nesse livro também é possível colar fotos e outras lembranças que marcaram as suas vidas.

Assim, ao final de sua pesquisa sobre a história da sua família, você terá muita informação e poderá conhecer histórias muito interessantes. Depois, reúna sua família para contar as histórias da família para os seus parentes. 

Essa reunião é um ótimo evento para reunir toda a família e resgatar as lembranças. Quem sabe vocês possam começar a fazer um encontro da família todo ano para que os laços familiares se mantenham.

Então, convidamos você a conhecer os nossos livros “Me conta a sua história?”. Eles podem ser dados de presente para o pai, a mãe, o vô e a vó. Assim, cada um que receber o livro responderá a perguntas sobre sua vida, como “Quais foram suas maiores realizações?, “Quem foi seu primeiro amor?” e “Quais eram os seus sonhos?”. 

Assim, quando seus familiares terminarem de preencher o livro eles devem devolvê-los para você. Dessa forma, você vai reunir todas as histórias da sua família e depois poder compartilhar ela com o restante dos familiares.

Deixe uma resposta