antioxidantes

Você sabe o que são os antioxidantes e onde encontrá-los?

Publicado por

Nosso corpo está em constante mudança todos os dias, porém, só percebemos essas mudanças ao longo do tempo quando vemos nossa pele envelhecer ou cabelos mudarem de cor. Os antioxidantes são substâncias importantes para que essas mudanças aconteçam num ritmo menor.

Nosso corpo vai envelhecer, isso é um fato. Porém, os antioxidantes são substâncias importantes que retardam ou inibem esse envelhecimento. Quer saber mais sobre eles? Então, confira o que são os antioxidantes e como eles atuam no corpo.

O que são os antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias produzidas naturalmente em nosso organismo. Eles têm como função retardar ou inibir o envelhecimento das células, que é provocado pelos radicais livres. Assim, eles contribuem para uma pele saudável por mais tempo, por exemplo.

Por sua vez, os radicais livres são substâncias instáveis que ao interagir com as células do nosso organismo, tendem a oxidá-las, ou seja, fazem com que elas envelheçam. 

A questão é que o corpo humano produz naturalmente radicais livres e antioxidantes, afinal, com o passar dos anos é natural que nosso corpo envelheça. O problema está em que quando uma pessoa não segue uma vida saudável, o corpo tende a produzir muito mais radicais livres, fazendo com que seu nível fique acima do que o recomendado e do que os antioxidantes conseguem combater. 

Nessa situação, o recomendado é suplementar ou consumir alimentos mais ricos em antioxidantes. Além disso, é preciso mudar o estilo de vida para que o corpo comece a produzir menos radicais livres.

Entre as razões que fazem com que o corpo produza mais radicais livres estão: 

  • estresse;
  • poluição ambiental;
  • tabagismo;
  • pesticidas;
  • consumo de álcool;
  • radiação ultravioleta;
  • radiação infravermelha.

Sendo assim, com a globalização e modernização, estamos provocando um envelhecimento mais rápido do nosso corpo. Isso porque, estamos mais estressados, inalando a poluição ambiental que nós mesmos causamos e consumindo pesticidas ao nos alimentarmos com alimentos não-orgânicos. 

Além disso, quem costuma se expor ao sol sem protetor solar, também contribui para o aumento de radicais livres e, por consequência, do envelhecimento da pele. Por isso, é preciso repensar o seu estilo de vida e começar a consumir alimentos orgânicos que sejam ricos em antioxidantes. 

Quais são os principais problemas dos radicais livres?

Sabemos que os radicais livres provocam o envelhecimento das células do nosso corpo, mas o que isso implica na nossa saúde? É certo que o nosso corpo tende a envelhecer naturalmente, porém quando o nível de radicais livres está alto, essa taxa de envelhecimento acelera.

Assim, mais cedo rugas vão aparecer em nosso rosto, por exemplo. Além dos danos à pele, os radicais livres estão associados a doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, aterosclerose e diabetes, e a doenças degenerativas, como câncer, Parkinson e Alzheimer.

Por isso, é tão importante equilibramos os níveis de radicais livres do nosso organismo. Para isso, precisamos consumir mais alimentos ricos antioxidantes e reduzir os níveis de radicais livres.

Onde podemos encontrar os antioxidantes?

Os antioxidantes estão mais presentes em alimentos ricos em vitamina A, C e E, catequina, flavonoides, isoflavona, licopeno, selênio e zinco. Sendo assim, ao consumir mais cenoura, abóbora, frutas cítricas, vegetais verde-escuros, morango, uva, chá-verde, tomate, castanha-do-pará, milho, amêndoas e nozes, por exemplo, você estará aumentando o nível de antioxidantes do seu organismo.

Além da ingestão de alimentos é preciso repensar o estilo de vida e começar a praticar mais esportes, fazer atividades relaxantes, usar protetor solar ao se expor aos raios solares, evitar o consumo de álcool e não fumar.

Além das opções naturais de ingestão de antioxidantes, é possível tomar suplementos que também são ricos em substâncias benéficas para a saúde, como a coenzima q10.

O que é a coenzima q10?

A coenzima q10 é uma substância que retarda o envelhecimento, estimula a produção de anticorpos, melhora o desempenho do corpo, aumenta a produção de energia pelas células, é neuroprotetora e melhora o índice de glicemia. Além disso, ela contribui com a melhora da saúde do coração em pessoas com problemas cardiovasculares.

O nosso corpo produz a coenzima q10, porém com o avanço da idade e o uso de hipolipemiantes essa produção diminui. Por isso, é interessante repor essa substância em nosso organismo.

Nós, da Inonni, temos um suplemento em nosso marketplace que é indicado para repor antioxidantes que é composto pela coenzima q10, além de conter também vitaminas A, E, D e K. Acesse nosso marketplace e confira.

Deixe uma resposta