hidratação

A hidratação também é necessária na maturidade?

Publicado por

É sabido que é importante tomarmos 1,5 ou 2 litros de água por dia para manter a hidratação do organismo. Porém, nem sempre seguimos essa recomendação. Há pessoas que só ingerem líquidos por meio de sucos ou cafés. E isso se torna mais grave na fase madura, em que as pessoas perdem líquido mais rápido e utilizam de desculpas para não se hidratarem.

A hidratação é essencial em qualquer fase da vida, porém, na maturidade ela passa a ser essencial, pois interfere no funcionamento de órgãos internos e pode até levar a óbito. Sendo assim, veremos a seguir qual é a real importância da hidratação na fase madura e como incentivar as pessoas a ingerirem mais líquidos.

Por que é importante se hidratar na fase madura?

Com a chegada do verão a campanha de conscientização sobre o consumo adequado de líquidos aumenta. Isso porque, é nessa estação do ano em que liberamos mais água do corpo por meio do suor e da urina. 

Porém, mesmo assim, muitas pessoas maduras continuam com uma baixa ingestão de líquidos por dia. Eles costumam justificar essa atitude por medo da incontinência urinária, pela redução no apetite, pela falta de sede e pelo difícil acesso a banheiros públicos quando estão na rua. 

Porém, a desidratação pode causar vários problemas para o organismo, como infecções no trato urinário, insuficiência renal, perda da função cognitiva, constipação, distúrbios broncopulmonares e doenças dentais. Ou seja, não é só uma questão de ingerir mais líquidos, mas sim de manter o organismo, como um todo, saudável.

Sendo assim, se você tem uma pessoa da família que está na fase madura, confira como está a ingestão de líquidos dela. Essa ingestão não se trata apenas de consumo de água, pois cafés, sucos e outras fontes de líquido também devem ser consideradas. 

Porém, o ideal é que aumente o consumo de água em vez de aumentar de café e suco, por exemplo, pois estes dois últimos também contam com cafeína e açúcar, respectivamente, que podem alterar alguma função do organismo se consumidos em excesso.

Dicas de como de como incentivar a hidratação em pessoas maduras

As pessoas maduras e os idosos perdem mais líquidos do que pessoas mais jovens. Além disso, eles costumam ser mais resistentes a ingerir mais líquidos. Sendo assim, a seguir, veremos dicas de como mantê-los com um consumo ideal de líquidos.

  • Em vez de oferecer copos grandes com água para as pessoas maduras, prefira os copos menores. Assim, é só aumentar a frequência do consumo por dia.
  • Incentive a ingestão de líquidos durante o dia ao seu familiar. Isso pode ser feito na hora de tomar o remédio, antes e depois da higiene pessoal, antes de dormir, ao acordar, após o almoço e em outras horas que achar oportuno.
  • Converse com seu familiar e descubra quais bebidas ele mais gosta. Assim, tenha sempre em casa essas bebidas. Porém, se for suco, prefira o natural.
  • Utilize copos que não quebram, que são leves e fáceis de segurar. Dessa forma, o próprio idoso consegue se hidratar e, assim, se sente mais independente.
  • Além de água e sucos, ofereça alimentos ricos em líquidos, como melancia, uva, laranja, sopas, sorvete, entre outros.

Porém, se você não mora com o seu familiar, sempre verifique se ele está consumindo uma quantidade ideal de líquidos por dia. Uma das formas de descobrir essa quantidade ideal é levá-lo a um nutricionista. Assim, o profissional vai ter conhecimento para indicar um plano nutricional que aumente a hidratação diária, mesmo que seu familiar não goste muito de tomar água. 

Por falar nisso, confira o serviço de nutricionista domiciliar que temos em nosso shopping online. Você pode agendar uma visita com o profissional em sua casa para que ele possa verificar como está a alimentação do seu familiar e, assim, indicar um plano alimentar para suprir os nutrientes e para aumentar a ingestão de líquidos.

Deixe uma resposta