quebra-cabeça

Quebra-cabeça: muito mais do que um jogo!

Publicado por

Jogos são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo e físico, dependendo de quais funções eles estimulam. O quebra-cabeça, por exemplo, é um ótimo jogo para pessoas maduras, pois além de ser um passatempo, ele também ajuda a trabalhar a capacidade cognitiva.

O quebra-cabeça pode ser composto por poucas peças ou até 1000 peças, independente do número, ele proporciona benefícios para todas as idades, desde uma criança até uma pessoa mais madura. 

Benefícios do quebra-cabeça para pessoas maduras

A seguir, confira todos os benefícios desse jogo para as pessoas maduras:

Estimula a capacidade cognitiva

O quebra-cabeça consiste em agrupar as peças a fim de que elas formem uma imagem completa. Essa atividade de escolher as peças certas para se encaixarem estimula o cérebro. 

Ao jogar, os idosos, precisam resolver problemas, que é justamente colocar as peças nos devidos lugares, e isso aumenta o raciocínio lógico e outras habilidades relacionadas a ele. Esse estímulo é muito importante para as pessoas maduras, principalmente aquelas que não trabalham mais e têm uma vida mais tranquila. 

Afinal, se o cérebro não é utilizado ele começa a perder sua capacidade de realizar conexões e isso dificulta a formulação de ideias e a capacidade de entender assuntos que não são comuns do dia a dia, por exemplo.

Estimula a memória

Além do raciocínio lógico, o jogo estimula a memória, principalmente a de curto prazo, pois é preciso lembrar quais cores devem ter as peças que você está procurando para montar a imagem ou qual o formato que precisa de peça. 

Por conta disso, o quebra-cabeça é indicado para pessoas que desenvolveram o mal de Alzheimer, que afeta a memória de curto prazo. Dessa forma, o jogo estimula essa memória, podendo contribuir na prevenção ou redução dos danos causados pela doença.

Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora

O movimento de pegar uma peça e encaixá-la ou desencaixá-la de outra pode ser simples para quem tem uma ótima coordenação motora. Porém, para quem teve algum problema motor, como Parkinson ou sofreu algum acidente e teve os movimentos das mãos e braços prejudicados, montar um quebra-cabeça é um bom exercício físico.

Encaixar uma peça na outra é um grande estímulo motor, que contribui num melhor controle dos braços, mãos e também dos olhos. A dica é começar por quebra-cabeças com peças maiores para que seja mais simples de encaixar.

Mas se você está com a coordenação motora em pleno estado, pode escolher os jogos com peças menores. Quanto menores forem as peças maior é o nível de dificuldade. Assim, como quanto mais peças tiver maior será o nível de dificuldade.

Proporciona interação social

Na fase madura, muitas pessoas ou casais passam a viver sozinhos, porque os filhos cresceram e se mudaram. Para reverter essa situação, é possível utilizar o quebra-cabeça como forma de interagir com mais pessoas.

Compre um quebra-cabeça e chame os amigos para a sua casa para montá-lo. Essa reunião faz com que haja troca de experiência e também com que as pessoas idosas se sintam menos solitárias.

Faça essa experiência e veja como vai ser um dia divertido, na companhia dos amigos. Se quiser, também dá jogar com os netos ou com os filhos para interagir mais com eles e aproximar a família. 

Você não tem um quebra-cabeça? Não se preocupe. No nosso shopping online tem diversas opções de quebra-cabeças que você pode escolher e comprar. Eles são constituídos de peças maiores para facilitar a montagem e contam com diversas imagens coloridas para estimular a memória e a capacidade cognitiva.

Acesse agora e confira todos os quebra-cabeças disponíveis. Depois de comprar é só esperar que ele chegará na sua casa.

Deixe uma resposta